Depois de muita especulação, polêmica e até mesmo ameaças, o Fortaleza pôde prestigiar a estreia de seu novo camisa 9 para a próxima temporada, Juan Martín Lucero. Durante as negociações pelo atleta, o clube acabou se envolvendo em enorme polêmica com um dos gigantes do futebol sul-americano, o Colo-Colo. A equipe chilena alegou irregularidades na abordagem do Leão e ameaçou ir à justiça contra o Tricolor de Aço.
O presidente do Fortaleza, Marcelo Paz, concedeu entrevista ao Globo Esporte CE nos últimos dias e comentou sobre a regularização do atacante de 31 anos, garantindo que o foco agora deve ser somente no desempenho do atleta dentro de campo, como uma forma de deixar de lado quaisquer desentendimentos entre Leão e Colo-Colo.
“Está tudo certo, se está no BID, está legal. Temos que nos ater à questão esportiva do Fortaleza. O Lucero está no BID e está apto para jogar. A gente conta com ele pelos próximos três anos, porque é um contrato de três anos com o Fortaleza. Temos que nos ater a isso, Lucero entrar dentro de campo e fazer o que a gente espera dele”, declarou o principal Executivo do Fortaleza.
O presidente do clube do Chile, Alfredo Stöhwing, revelou anteriormente estar surpreendido com a postura adotada pelo Fortaleza após a relação firmada durante a Copa Libertadores da América de 2022, quando as duas equipes disputaram vaga nas oitavas de final. O presidente do Colo-Colo afirmava que o contrato de Lucero não possuía cláusula de saída “em nenhum momento”, e prometeu o comportamento “mais duro possível” para tratar da questão.
“Consideramos uma violação grave do contrato e que prejudica, com certeza, o patrimônio tanto financeiro como esportivo do clube. Vamos ter o comportamento mais duro possível nessa situação”, declarou o principal Executivo do Colo-Colo. No entanto, tudo indica que o Fortaleza não deve receber nenhum tipo de multa, prejuízo ou punição em mais uma das grandes contratações da gestão de Marcelo Paz no Tricolor de Aço.
O Tricolor de Aço anunciou Juan Martín Lucero no dia 13 de janeiro e “El Gato” assinou contrato com o Fortaleza por três temporadas. O clube fez a aquisição de 100% dos direitos econômicos do atacante e estava preparado para enfrentar quaisquer multas ou punições resultantes das negociações, mesmo agindo dentro da normalidade jurídica desde o início. A diretoria do Colo-Colo não descarta insistir no processo nos próximos anos.
MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO LEÃO
O Fortaleza segue trabalhando para definir o melhor elenco de jogadores possível à disposição de “El Jefe” Juan Pablo Vojvoda na primeira parte da temporada. Para isso, o Leão terá que definir as situações de alguns jogadores que não fazem parte do planejamento para 2023. O atacante Gustavo Coutinho, que passou por um período de avaliações desde a reapresentação do clube, está cada vez mais próximo de ser anunciado como o novo atacante da Ponte Preta.
Por meio de entrevista coletiva, o técnico da Ponte Preta, Hélio dos Anjos, declarou que um “camisa 9” deve ser a última das contratações do clube paulista para a atual temporada. Globo Esporte e outros veículos de informação nacionais confirmaram que a Macaca tem negociações avançadas com o Fortaleza por Gustavo Coutinho.
O interesse é antigo, o jogador do Fortaleza já havia sido procurado em temporadas anteriores, mas as prioridades eram outras. O anúncio oficial deve ocorrer nos próximos dias e a saída do atleta do Leão ficará evidente caso não entre em campo no duelo desta quarta-feira, 1, pelo Campeonato Cearense.
O atacante de 24 anos também despertou o interesse do Sport, mas as tratativas não avançaram. Na atual temporada, Coutinho sequer entrou em campo pelo Fortaleza. Era esperado que o jogador recebesse algumas oportunidades no início da temporada mesmo diante da punição recebida em competições da CBF, mas o jogador não entrou em campo quando foi relacionado para os jogos do Campeonato Cearense. A concorrência de Lucero, Thiago Galhardo e Romero pode ter sido mais dura do que o antecipado pelo jovem “camisa 9”.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO FORTALEZA
O Fortaleza foi comunicado oficialmente dos valores milionários que pode faturar em sua participação na Copa do Brasil 2023. A edição da atual temporada contará, mais uma vez, com premiação recorde. A CBF decidiu aumentar os valores dos prêmio em todas as fases e pretende distribuir o total de R$ 420 milhões ao longo da disputa.
Diferente do modelo adotado anteriormente, o critério para a distribuição de cotas nas duas primeiras fases não será mais realizado por meio do ranking nacional de clubes, mas pelas divisões de cada uma das equipes no Campeonato Brasileiro. A partir da terceira fase, o valor das cotas será igual para todos: R$ 2,1 milhões. Nessa etapa, entram os 20 clubes classificados das etapas anteriores, além daqueles que vierem da Libertadores, como Atlético-MG, Fortaleza, Flamengo, Palmeiras, Athletico-PR, Internacional, Corinthians e Fluminense.
A Copa do Brasil 2023 está prevista para começar no dia 22 de fevereiro e o Fortaleza entrará em campo com o objetivo de chegar o mais longe possível na competição de clubes de futebol mais rentável da CBF. Em sua melhor campanha na história do torneio, o Leão de Vojvoda, em 2021, sua temporada de estreia, chegou às semifinais mas acabou sendo derrotado pelo Atlético-MG, o campeão brasileiro daquele ano.
Veja mais notícias do Fortaleza, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Fortaleza Esporte Clube.