Sou Fortaleza
fortaleza-vojvoda
Foto: Kid Júnior/SVM.

Vojvoda pode levar o Fortaleza a disputar o título brasileiro em 2023?

O treinador Juan Pablo Vojvoda atualmente é um dos principais treinadores do futebol brasileiro. Sendo o mais longevo de toda a primeira divisão, o comandante do Tricolor do Pici já passou por diferentes fases no cargo, enfrentado dificuldades e dando glórias para o torcedor cearense.

E uma dessas principais conquistas, para além do tricampeonato estadual, é a manutenção do time na elite do futebol brasileiro, fazendo boas temporadas e consolidando-se entre os protagonistas. A partir daí fica a pergunta: será que o treinador já pode dar um passo a mais e brigar diretamente pelo título?

A ascenção do Fortaleza ao protagonismo do futebol brasileiro

A sequência de bons trabalhos na Série A, sobretudo com o quarto lugar de 2021, fincou o Fortaleza na elite do futebol brasileiro. Com isso, o clube ganhou mais espaço nas discussões de comentaristas e de torcedores, chegando em 2023 como um sério candidato a fazer mais uma boa campanha na primeira divisão.

Além dos especialistas, o mercado de apostas também começou a prestar mais atenção ao Fortaleza após as boas temporadas. Apesar de ter caído na pré-Libertadores em 2023, o time de Vojvoda promete bastante entrega, com um estilo de jogo forte e pegado para competir com os principais favoritos.

Nesse sentido, Flamengo e Palmeiras seguem como os mais cotados para as taças nacionais e internacionais. Ainda de acordo com os prognósticos de futebol na plataforma Midnite, Fluminense e Corinthians correm por fora na briga pela competição. O Fortaleza, por sua vez, chega como ‘azarão’, e terá que perseguir os rivais para sonhar com o topo.

A confiança em Pablo Vojvoda

Esse crescimento do Fortaleza na elite do futebol brasileiro passou por trabalhos bem seguros de treinadores que deram certo à frente do clube. Em 2018, Rogério Ceni levou o time de volta após 14 anos, conquistando também o título da Série B com um grande trabalho. No ano seguinte, o comandante protagonizou um momento delicado ao aceitar o Cruzeiro, mas voltou ao próprio Fortaleza e terminou o campeonato na nona colocação.

Após a saída definitiva de Rogério Ceni, já no final de 2020, os treinadores Marcelo Chamusca e Enderson Moreira passaram pouco tempo no clube sem sucesso. Porém, em maio de 2021, o Fortaleza vai ao mercado sul-americano e fecha com Juan Pablo Vojvoda, treinador argentino então com 46 anos de idade.

Com pouco tempo de comando, conseguiu ajeitar o time para o título cearense e fez a melhor campanha da história na primeira divisão, ficando com o quarto lugar e classificando-se para a Libertadores da América.

Em 2022, chegou às quartas de final do torneio continental, perdendo para o Estudiantes. O foco na Liberta impactou na campanha do Brasileirão, deixando o time próximo à zona do rebaixamento. Porém, sobretudo no segundo turno do campeonato nacional, Vojvoda encaixou novamente a equipe e conseguiu fazer uma campanha impressionante, não apenas se salvando do rebaixamento, mas ficando na oitava colocação.

Dessa maneira, o treinador Vojvoda é a grande força do Tricolor para a temporada. O comandante entendeu completamente as necessidades do time. Além disso, o argentino se destaca por conseguir compreender as características de seus jogadores e ajudá-los a entregar o melhor futebol dentro de campo.

A qualidade do elenco

Além do treinador Vojvoda, o time do Fortaleza conta com bons nomes de jogadores para dar trabalho na elite do futebol brasileiro. Nesse sentido, os veteranos Fernando Miguel, Bruno Pacheco, Yago Pikachu e Thiago Galhardo dão mais experiência à equipe para os jogos difíceis que enfrentará na temporada.

Outros nomes são muito importantes para o estilo de jogo de Vojvoda, como Marcelo Bevenuto, Hércules, Brayan Ceballos, Romarinho e Tomás Pochetino. Alguns jovens também correm por fora na busca por mais minutagem nas partidas, como Wesley Braga, Calebe, Hércules, Sammuel e Riquelme.

E quais as dificuldades do Fortaleza?

Novamente, o calendário vai ser um grande inimigo para o Fortaleza. A exemplo de 2022, o time segue na disputa da Copa do Brasil e, agora, da Copa Sul-Americana. Por isso, vai ter que se organizar para a maratona excessiva de jogos. Além do mais, a própria posição geográfica no nordeste do país obriga a equipe a viajar mais do que os concorrentes, o que diminui o tempo de descanso dos jogadores.

Portanto, apesar de já ter encaminhado mais de 10 contratações para a temporada de 2023, a carência de elenco para disputar três frentes diferentes pode pesar contra os cearenses. Nesse sentido, perante a forte concorrência de outras equipes como Flamengo e Palmeiras, o Tricolor do Pici pode priorizar a própria Sul-Americana, principal chance de título no ano.

Então, dá para brigar?

De fato, o Fortaleza já acumula ótimas valências para fazer frente aos principais candidatos à taça de campeão brasileiro. Porém, não vai ser nada fácil, já que estamos de frente à uma das maiores edições recentes do torneio! Resta ao torcedor lotar o estádio e vibrar com cada ponto ao longo da temporada.