Sou Fortaleza

Prestes a fazer história no comando do Fortaleza, Vojvoda expõe relação com Ceni: “Meu reconhecimento…”

fortaleza-vojvoda-ceni
Foto: Bruno Oliveira.

Há pouco mais de dois anos atrás, “El Jefe” chegava ao Fortaleza sob olhares de desconfiança da grande maioria de sua torcida, que não conhecia o trabalho do treinador no futebol sul-americano. Desde então, iniciou-se a chamada “Era Vojvoda”: um dos períodos mais vitoriosos de toda a existência do clube. Na próxima partida à frente do Leão, o argentino irá alcançar a marca de 153 partidas, o mesmo número de Rogério Ceni. Juan Pablo revelou bastidores da relação entre dois dos maiores ídolos da história Tricolor de Aço.

“Tenho o maior respeito por ele. Tenho falado com ele e foi um aprendizado do que foi o Fortaleza. Ele conseguiu algo importante como elevar o patamar e construir as bases no Pici quanto à organização. Ele trazia uma ideia. Ele foi um jogador importante no São Paulo, trouxe conhecimentos importantes para o clube. Meu reconhecimento a ele por ter conseguido um acesso para a Série A, marcou um caminho. Isso para mim é importante”, revelou o treinador argentino do Fortaleza.

Após a vitória sobre o Águia de Marabá, pela Copa do Brasil, Vojvoda se tornou, oficialmente, o terceiro técnico com maior número de jogos no comando do Fortaleza. O treinador alcançou a marca de 150 partidas à frente do Leão e superou Francisco Barbosa Gomes, o “Caiçara“. Agora, o argentino irá fazer história ao igualar Rogério Ceni, com 153, no próximo compromisso da temporada. Agora, as expectativas estão todas voltadas para que “El Jefe” supere Moésio Gomes, com 229, e se torne um dos maiores ídolos de todos os tempos.

fortaleza-vojvoda
Até o final da temporada de 2023, Vojvoda irá se isolar como o segundo treinador com mais jogos no comando do Leão. Foto: Lucas Emanuel.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO LEÃO

Apesar da última janela de transferências já ter chegado ao seu fim, o Fortaleza buscou mais contratação nos bastidores do mercado. Conforme noticiado anteriormente, o Leão de Juan Pablo Vojvoda já havia intensificado o seu interesse em Kauan, destaque do Goiás neste início de temporada. Na tarde da última quarta-feira, 3, o Tricolor de Aço acertou a transferência do meio-campista de 18 anos e os valores da negociação surpreenderam torcedores e a imprensa cearense.

De acordo com a apuração do Jornal O POVO, o Fortaleza desembolsou cerca de R$ 2,4 milhões para adquirir 90% dos direitos econômicos de Kauan junto ao Goiás. O atleta de 18 anos assinou com o Leão por cinco temporadas e se tornou a oitava contratação mais cara de toda a história do clube do Pici. Apesar de ser avaliado como uma das maiores promessas do futebol goiano, os valores impressionam por conta da pouca idade do meio-campista, que deve ser integrado ao sub-20 até a abertura da próxima janela de transferências.

Kauan deve desembarcar na capital cearense na próxima semana para realizar os exames médicos, conhecer os novos companheiros e as instalações do Fortaleza. O valor inicial da multa rescisória do jogador estava fixado em R$ 2,6 milhões e o Leão estava disposto a realizar a compra de 100% de seus direitos econômicos, porém, o Goiás expressou o desejo de manter 10% visando uma futura venda. A transferência para o Tricolor de Aço foi um desejo pessoal do jovem meio-campista.

Para além do bom futebol, o novo atleta do Fortaleza vinha acumulando gols e assistências com a camisa do clube goiano neste início de temporada. No entanto, após não aceitar a proposta de renovação oferecida pelo clube goiano, foi afastado dos treinamentos com o elenco principal e passou a realizar as atividades práticas e preparatórias com a equipe sub-20 do Esmeraldino.

fortaleza-kauan
Kauan está fechado com o Leão até 2028. Foto: Rosiron Rodrigues.

VOCÊ VIU? Após marcar pelo Fortaleza na Copa Sul-Americana, Zé Welison desabafa: “Maturidade e cautela…”

O Fortaleza entrou em campo na noite da última quinta-feira, 4, pela terceira rodada da Copa Sul-Americana 2023 e apresentou um verdadeiro espetáculo diante de sua torcida na Arena Castelão. O Tricolor de Aço não tomou conhecimento de seu adversário, o Estudiantes de Mérida, da Venezuela, e aplicou uma goleada por 6 a 1, mantendo 100% de aproveitamento e praticamente encaminhando a sua classificação para as oitavas de final da competição da CONMEBOL. O volante Zé Welison, autor do segundo gol do jogo, comentou sobre a oportunidade entre os titulares e a boa fase do Leão.

“Conseguimos fazer o que o professor tem pedido e estamos conseguindo resultados, que é o mais importante. Temos um elenco qualificado, felizes com o que tem acontecido no clube e buscado evoluir sempre. O professor faz parte dessa crescente e temos convicção do que vem sendo feito. Vamos seguir trabalhando com humildade para evoluir e respeitar nossos adversários. Estamos tendo maturidade e cautela, assim temos êxito”, afirmou o camisa 17 do Fortaleza.

Sem tantas oportunidades para apresentar seu futebol na equipe titular de Juan Pablo Vojvoda, Zé Welison vinha trabalhando para retomar o bom desempenho apresentado na última temporada. Apesar de ter sido útil à proposta de jogo do treinador argentino em 2022, o meio-campista tem recebido menos minutos em campo diante da forte concorrência de Caio Alexandre, Hércules e Lucas Sasha. Não é por acaso que seu gol contra o clube venezuelano foi tão celebrado.

“Todo gol é importante, é importante estar fazendo gols independente da partida. Fico feliz por poder jogar e ajudar a equipe. Estou sempre trabalhando para aproveitar a oportunidade quando ela aparece. Nosso grupo vem fazendo isso e quem entra dá resultado, isso é importante para o professor, vai passando confiança para ele poder fazer as trocas nas partidas”, afirmou o meio-campista de 28 anos.

fortaleza-estudiantes
Zé Welison fez a sua melhor partida da temporada contra o Estudiantes de Mérida. Foto: Mateus Lotif.