Sou Fortaleza
Vojvoda completa um ano de fortaleza
Vojvoda completa um ano de fortaleza

Um ano de Vojvoda! Veja números do treinador no comando técnico do Fortaleza

Assim que foi anunciado pelo Fortaleza neste mesmo dia em 2021, Juan Pablo Vojvoda chegava com uma trajetória curta como treinador e sem nenhum título. Mesmo assim, o Tricolor resolveu confiar no argentino para comandar a equipe nos últimos jogos do campeonato cearense e no Brasileirão.

Vojvoda Vojvoda completa um ano de Fortaleza
Vojvoda completa um ano de Fortaleza

Em apenas um ano de trabalho, o técnico platense conseguiu fazer com que o clube conquistasse três títulos de maneira invicta. Além disso, foi um dos grandes responsáveis pela equipe ter feito a sua melhor campanha da história do time na Série A, garantindo uma vaga direta para a fase de grupos da Copa Libertadores deste ano. Com estes feitos no intervalo de um ano, Juan Pablo Vojvoda, já é, para muitos, um dos maiores treinadores que o clube já teve em seus 104 anos de história..

No começo do todo este trabalho, a torcida tinha algumas dúvidas. A primeira: como pronunciar o nome do treinador? Voivôda, Vôioda, Vôivoda? Já a segunda: por que mudar tanto a equipe titular? Para aumentar a curiosidade, tiveram também de esperar para ver como funcionaria o esquema com três zagueiros, sendo que, o lateral-direito Tinga era um dos que compunha a linha defensiva. Apesar destas dúvidas que começaram a surgir, a nação tricolor cearense teve a resposta para todas estas perguntas em menos de um mês. Isso porque, o Fortaleza venceu o tricampeonato consecutivo em cima do Ceará.

Intensidad desde o início

Após vídeo de preleção vazar na internet, o treinador ficou famoso por pedir “intensidad” constantemente aos seus comandados. Por isso, tal palavra passou a ser sua marca registrada até então. Além de mexer com a função e o posicionamento de seus atletas em campo, mostra muita confiança em cada jogador do plantel. Demonstra apoio incondicional à cada atleta independente da fase que cada um esteja passando. Outra característica positiva do argentino é que ele não tem o costume do jogar a culpa no seu plantel.

Sabendo que seria necessário se comunicar de maneira clara com seus comandados, o treinador tratou de melhorar o seu português. Já na primeira coletiva como comandante de Leão, Vojvoda tentou falar tudo no idioma local, mostrando à todos aqueles que a língua da sua “pátria mãe” poderiam afastá-lo da torcida. Porém , a junção da conquista de resultados positivos e seu carisma fizeram com o argentino se aproximasse da nação.

Números de Vojvoda como técnico do Leão:
2021: 51 jogos, 25 vitórias, 10 empates, 16 derrotas
2022: 25 jogos, 14 vitórias, 6 empates, 5 derrotas

Apesar do jogo do seu primeiro encontro com a torcida ter sido marcado por uma derrota pelo placar de 3 a 0 para o Atlético-GO e a equipe ter sido vaiada depois do apito final, Vojvoda conquistou o carinho da torcida na sequência da temporada com vitórias e goleadas em cima de gigantes do futebol brasileiro

Como resultado, Vojvoda levou o Leão a histórica campanha de G-4, que levou o Fortaleza a inédita participação na Libertadores deste ano. Além disso, o Tricolor ainda recebeu R$ 17 milhões por semifinal chegar à semifinal da Copa do Brasil, algo que também nunca havia acontecido na história tricolor. Dá até para dizer que estas façanhas elevaram o patamar do Leão do Pici.

Neste ano, já ganhou dois títulos. Um deles, foi o título cearense, o segundo tetracampeonato seguinte da história do clube, novamente de maneira invicta. O mesmo aconteceu na Copa do Nordeste. Apesar das três derrotas no Brasileirão, Vojvoda ainda tem moral com a torcida. Será que o argentino conseguirá ainda vai levar o Fortaleza a mais feitos históricos em 2022?