Assim que foi anunciado pelo Fortaleza neste mesmo dia em 2021, Juan Pablo Vojvoda chegava com uma trajetória curta como treinador e sem nenhum título. Mesmo assim, o Tricolor resolveu confiar no argentino para comandar a equipe nos últimos jogos do campeonato cearense e no Brasileirão.

Em apenas um ano de trabalho, o técnico platense conseguiu fazer com que o clube conquistasse três títulos de maneira invicta. Além disso, foi um dos grandes responsáveis pela equipe ter feito a sua melhor campanha da história do time na Série A, garantindo uma vaga direta para a fase de grupos da Copa Libertadores deste ano. Com estes feitos no intervalo de um ano, Juan Pablo Vojvoda, já é, para muitos, um dos maiores treinadores que o clube já teve em seus 104 anos de história..
No começo do todo este trabalho, a torcida tinha algumas dúvidas. A primeira: como pronunciar o nome do treinador? Voivôda, Vôioda, Vôivoda? Já a segunda: por que mudar tanto a equipe titular? Para aumentar a curiosidade, tiveram também de esperar para ver como funcionaria o esquema com três zagueiros, sendo que, o lateral-direito Tinga era um dos que compunha a linha defensiva. Apesar destas dúvidas que começaram a surgir, a nação tricolor cearense teve a resposta para todas estas perguntas em menos de um mês. Isso porque, o Fortaleza venceu o tricampeonato consecutivo em cima do Ceará.
Intensidad desde o início
Após vídeo de preleção vazar na internet, o treinador ficou famoso por pedir “intensidad” constantemente aos seus comandados. Por isso, tal palavra passou a ser sua marca registrada até então. Além de mexer com a função e o posicionamento de seus atletas em campo, mostra muita confiança em cada jogador do plantel. Demonstra apoio incondicional à cada atleta independente da fase que cada um esteja passando. Outra característica positiva do argentino é que ele não tem o costume do jogar a culpa no seu plantel.
Sabendo que seria necessário se comunicar de maneira clara com seus comandados, o treinador tratou de melhorar o seu português. Já na primeira coletiva como comandante de Leão, Vojvoda tentou falar tudo no idioma local, mostrando à todos aqueles que a língua da sua “pátria mãe” poderiam afastá-lo da torcida. Porém , a junção da conquista de resultados positivos e seu carisma fizeram com o argentino se aproximasse da nação.
Números de Vojvoda como técnico do Leão:
2021: 51 jogos, 25 vitórias, 10 empates, 16 derrotas
2022: 25 jogos, 14 vitórias, 6 empates, 5 derrotas
Apesar do jogo do seu primeiro encontro com a torcida ter sido marcado por uma derrota pelo placar de 3 a 0 para o Atlético-GO e a equipe ter sido vaiada depois do apito final, Vojvoda conquistou o carinho da torcida na sequência da temporada com vitórias e goleadas em cima de gigantes do futebol brasileiro
Como resultado, Vojvoda levou o Leão a histórica campanha de G-4, que levou o Fortaleza a inédita participação na Libertadores deste ano. Além disso, o Tricolor ainda recebeu R$ 17 milhões por semifinal chegar à semifinal da Copa do Brasil, algo que também nunca havia acontecido na história tricolor. Dá até para dizer que estas façanhas elevaram o patamar do Leão do Pici.
Neste ano, já ganhou dois títulos. Um deles, foi o título cearense, o segundo tetracampeonato seguinte da história do clube, novamente de maneira invicta. O mesmo aconteceu na Copa do Nordeste. Apesar das três derrotas no Brasileirão, Vojvoda ainda tem moral com a torcida. Será que o argentino conseguirá ainda vai levar o Fortaleza a mais feitos históricos em 2022?
Veja mais notícias do Fortaleza, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Fortaleza Esporte Clube.