Sou Fortaleza

Depois de Robson, Fortaleza encaminha nova saída de seu elenco para 2023

Fortaleza em 2023
Foto: Mateus Lotif

Após a estreia do Fortaleza na temporada de 2023, o Departamento de Futebol do clube do Pici vem intensificando o processo de saídas e chegadas de jogadores com base no planejamento do técnico Juan Pablo Vojvoda. Na tarde desta quarta-feira, 18, o Leão anunciou mais uma saída para 2023: o meio-campista Luiz Henrique.

Por meio de nota oficial, o Fortaleza comunicou um novo empréstimo para o jogador de 23 anos, que não faz parte do grupo de jogadores que irão disputar as cinco importantes competições do Leão na temporada: Campeonato Cearense, Copa do Nordeste, Série A do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. Luiz Henrique irá vestir a camisa do Botafogo-SP até o final de 2023, quando seu vínculo com o Tricolor de Aço chegará ao fim, o que significa que o atleta não deve mais defender a camisa vermelha, azul e branca.

Luiz Henrique chegou ao Pici ainda na temporada 2020, quando encaminhou sua saída do Flamengo, clube que o lançou ao futebol profissional após grande desempenho nas categorias de base do Rubro-Negro. O meio-campista possui 30 jogos pelo Fortaleza, com três gols marcados e seis assistências concedidas. Em 2021 e 2022 ele foi emprestado ao Botafogo e ao Vasco da Gama, respectivamente.

Luiz Henrique não deve voltar a vestir a camisa do Leão. Foto: Leonardo Moreira.

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO FORTALEZA

Em busca da qualificação do grupo que será treinado por Juan Pablo Vojvoda em 2023, o Fortaleza segue movimentando o mercado de transferências no início da temporada. Apesar de ter propostas recusadas ainda em 2022, o atacante Valentín Depietri foi definido como prioridade do Talleres, da Argentina, que intensificou o interesse e concretizou a compra do jogador de 22 anos.

Por meio de nota oficial, o Fortaleza comunicou a saída do atacante Valentín Depietri para o Club Atlético Talleres. O Tricolor de Aço encaminhou a venda de 25% do direitos econômicos do atleta por cerca de R$ 2,2 milhões de reais (US$ 450 mil dólares). Nas tratativas, o clube cearense ainda manteve 20% dos direitos econômicos e lucrará com uma eventual venda.

O jovem atacante do Fortaleza gostaria de receber mais minutos em campo, algo que não será possível diante da forte concorrência de jogadores mais experientes na posição, como Silvio RomeroThiago Galhardo e Juan Martín Lucero, o novo camisa 9 do clube. Depietri tinha contrato válido com o Leão do Pici até julho de 2024 e ficou marcado pelo gol contra o Juventude que levou o Tricolor a disputar, pela primeira vez, a Copa Libertadores da América, em 2022.

Fortaleza
Depietri deixa o Leão após passagem sem muito destaque. Imagem: ASCOM FEC.

OUTRAS NOTÍCIAS DO LEÃO

Durante as negociações pela nova contratação do Fortaleza para 2023, Juan Martín Lucero, o clube acabou se envolvendo em enorme polêmica envolvendo um dos gigantes do futebol sul-americano, o Colo-Colo, do Chile. A equipe chilena alegou irregularidades na abordagem do Leão e ameaçou ir à justiça contra o Tricolor de Aço. Marcelo Paz, presidente do time do Pici, enfim, declarou o posicionamento do clube diante da situação.

“Não tememos porque a gente fez um negócio juridicamente seguro. Não iríamos embarcar o Fortaleza em uma aventura jurídica. O Colo-Colo está no papel dele, perdeu o principal jogador”, afirmou o presidente do Fortaleza. O presidente do clube do Chile, Alfredo Stöhwing, deixou claro em entrevista que o Colo-Colo irá até as “últimas consequências” para defender os próprios direitos contra o Fortaleza.

Marcelo Paz, por sua vez, manteve tranquilidade e revelou que o próprio Lucero pagou a multa para quebrar o contrato com o Colo-Colo e acertar sua transferência para o Fortaleza. Somente depois disso o jogador ficou livre para acertar com o Tricolor de Aço, toda a operação foi analisada com cautela e dentro da legalidade.

“Entendemos que houve uma fragilidade contratual, o jogador exerceu essa fragilidade, pagou a multa e ficou livre. A gente vai acompanhar toda essa situação, estudamos essa situação para fechar com o jogador”, finalizou o principal dirigente do Fortaleza, que se posicionou pela primeira vez após o clube ter sido ameaçado publicamente.

O maior executivo do gigante do Chile revelou estar surpreendido com a postura adotada pelo Fortaleza após a relação firmada durante a Copa Libertadores da América de 2022, quando as duas equipes disputaram vaga nas oitavas de final. O presidente do Colo-Colo afirmou que o contrato de Lucero não possuía cláusula de saída “em nenhum momento”, e prometeu o comportamento “mais duro possível” para lidar com essa situação.

“O contrato não tem cláusula de saída em nenhum momento. Claro que vamos tomar medidas contra todas aquelas pessoas que resultam responsáveis nos termos legais. Consideramos uma violação grave do contrato e que prejudica, com certeza, o patrimônio tanto financeiro como esportivo do clube. Vamos ter o comportamento mais duro possível nessa situação”, declarou Alfredo Stöhwing, anteriormente. No entanto, tudo indica que o Fortaleza não deve receber nenhum tipo de multa, prejuízo ou punição em mais uma das grandes contratações da gestão de Marcelo Paz no Tricolor de Aço.

Lucero é o novo camisa 9 do Leão do Pici. Foto: Mateus Lotif.