Sou Fortaleza

SAF NO LEÃO? Fortaleza pode adotar novo modelo de negócios para 2023, ‘crava’ jornalista

Fortaleza
Foto: Fábio Marques/Fortaleza EC

Apesar de não ser o caso do Fortaleza até o final de 2022, nos últimos anos, tornou-se comum o termo “SAF” no futebol brasileiro. Para alguns grandes clubes do futebol nacional, a adoção deste modelo de gestão baseado em investimentos de Sociedade Anônima do Futebol (SAF) surgiu como uma forma de arcar com dívidas e, além disso, impulsionar seus orçamentos.

Entretanto, de acordo com apuração do jornalista Alexandre Mota, a equipe de gestão do Fortaleza planeja elaborar uma SAF para 2023, mas em um formato diferente: mantendo o controle do clube. O projeto consiste numa possível venda de, no máximo, 15% das ações do clube e surgiria como uma proposta moderna e inovadora.

Os responsáveis pelas negociações nos mercados nacional e internacional passariam a ser um grupo de investimento profissional e especializado neste tipo de modelo. Apesar da participação, as principais decisões e o controle do Fortaleza ainda seriam da atual gestão.

No Fortaleza, a SAF seria diferente dos projetos de Bahia, Vasco e Cruzeiro, que passaram a ter ‘donos’, ou sócios majoritários com oferta de orçamentos maiores ou quitação de dívidas. Contudo, para ser implementado, é preciso de uma decisão unânime em votação realizada entre sócios do clube. Até então, este modelo é apenas uma possibilidade a ser avaliada pela Diretoria Executiva do Tricolor de Aço.

Fortaleza pode adotar novo modelo de negócios para 2023
Tricolor do Pici na conquista do tetracampeonato cearense. Foto: Brenno Rebouças/O POVO.


De acordo com declaração do próprio Marcelo Paz nas últimas semanas, a consolidação da cultura auto-sustentável no clube levou à grande ascensão do Fortaleza no cenário do futebol brasileiro. O principal dirigente do clube afirmou que o momento atual do clube cearense é diferente dos outros times que se tornaram SAF e afastou as possibilidades num futuro próximo.

“Os principais clubes que fizeram SAF estavam em situação totalmente diferente da que o Fortaleza se encontra hoje. Eram clubes que estavam com dívidas. Era quase que uma salvação. E acho que eles fizeram certo. O Fortaleza tem que pensar num caminho diferente. Entrar dinheiro é importante, mas não sei se é o momento do Fortaleza perder o controle do clube”, declarou Marcelo Paz.

Em 2022, mesmo sem integrar o modelo de SAF, o Fortaleza levantou as taças do Campeonato Cearense e Copa do Nordeste. Além disso, conseguiu uma oitava posição na Série A do Campeonato Brasileiro e, assim, classificou-se às oitavas da Libertadores pelo segundo ano consecutivo.

Para 2023, o Fortaleza busca qualificar o elenco comandado por Juan Pablo Vojvoda que irá disputar as cinco grandes competições da temporada: Campeonato Cearense, Copa do Brasil, Copa do Nordeste, Série A do Campeonato Brasileiro e Copa Libertadores da América. A expectativa é para que novas histórias grandiosas sejam escritas pelo Leão.

Fortaleza pode adotar novo modelo de negócios para 2023
Leão teve um ano de 2022 vitorioso. Foto: Mateus Lotif.