Sou Fortaleza

De volta ao Fortaleza, artilheiro quebra silêncio e revela motivo de saída do futebol exterior: “Tudo ao contrário”

fortaleza-comemora
Foto: Mateus Lotif.

O Fortaleza vem trabalhando para qualificar ao máximo o elenco comandado pelo técnico Juan Pablo Vojvoda para obter desempenhos de alto nível em todas as competições que disputar em 2023. Para isso, o Leão foi ao mercado de transferências em busca de jogadores que cheguem ao clube para serem protagonistas. O primeiro reforço anunciado para a nova temporada, Yago Pikachu, concedeu entrevista nos últimos dias ao podcast CastFC e revelou bastidores de sua decisão de deixar o Japão e retornar ao Pici.

“Olha, lógico que a adaptação não foi como eu esperava. Eu queria ter esse desafio na minha carreira, desde quando estava no Vasco apareceram inúmeras oportunidades de jogar fora do país e infelizmente não consegui realizar lá. Quando cheguei aqui (no Fortaleza), estava num bom momento, a gente estava numa situação muito difícil (no Brasileirão) mas teve a oportunidade e conversando com o Marcelo e Alex, eles deixaram muito claro que não iam impedir que eu realizasse esse meu sonho e acabei indo para o Japão.”

Pikachu foi o grande destaque da partida de estreia do Fortaleza na atual temporada. O artilheiro do Leão em 2022 deixou o clube do Pici após a participação do time na Copa Libertadores para atuar no futebol japonês. No entanto, sua permanência no Shimizu S-Pulse era considerada incerta após o rebaixamento do clube para a segunda divisão. Com a camisa do Tricolor, soma 97 partidas, com 30 gols marcados e 17 assistências, Yago foi bicampeão cearense e da Copa do Nordeste e é considerado uma das principais estrelas do clube desde sua ascensão da Série C à elite do futebol nacional.

“Foi um período curto, de quatro meses, praticamente joguei 11 jogos lá nesse período. Então, o futebol é diferente, a cultura é diferente, o estilo de jogo é diferente, tudo ao contrário do Brasil, não só em termos esportivos, mas como cultura, um país totalmente independente dos outros. Não depende só de mim, eu tenho duas filhas e isso pesou muito na adaptação delas também, mas, como eu deixei claro na minha reapresentação aqui, não me arrependo de ter ido. Infelizmente, não foi como eu esperava”, afirmou Yago Pikachu, um dos principais jogadores do Fortaleza.

Pikachu Fortaleza
Yago Pikachu foi a grande atração do CastFC nos últimos dias. Foto: CastFC.

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO LEÃO

Após o anúncio da rescisão contratual do meio-campista Christian Bernardi devido a problemas de saúde, o tão esperado “camisa 10” do Fortaleza ainda está em processo de definição pelo Departamento de Futebol do clube, que vem trabalhando para procurar uma solução para a necessidade do elenco de Juan Pablo Vojvoda. Bruno Zapelli, meia do Belgrano, da Argentina, era o principal nome na mira do do Leão para 2023, mas o jogador deve permanecer em sua equipe atual.

De acordo com o jornalista César Luis Merlo, da TyC Sports, o meio-campista Bruno Zapelli irá seguir no Belgrano por mais seis meses. A decisão foi tomada pelo jogador, sua família e a diretoria do clube argentino, que o considera uma das maiores promessas do futebol do país dos últimos anos. Merlo revelou, ainda, que o camisa 10 se sente confortável no time da Argentina e que o atleta não forçaria uma saída.

Na última temporada pelo Belgrano, Zapelli disputou 37 partidas, marcou dois gols e concedeu três assistências. Os valores eram considerados altos e o modelo de investimento seria semelhante ao realizado na contratação de Valentín Depietri, que também veio da Primera B Nacional e possui potencial para evolução. O clube do Pici também enfrentava a concorrência do Vasco da Gama, que sondou o meio-campista recentemente.

Fortaleza x Belgrano
Bruno Zapelli era o principal alvo do Fortaleza para a posição de “camisa 10”. Foto: Belgrano

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO FORTALEZA

Apesar de ter conquistado as três primeiras vitórias de 2023 e se manter invicto na temporada, nem tudo é positivo para o Fortaleza no início do ano. Devido às reformas que estão sendo realizadas na Arena Castelão, o estádio Presidente Vargas se tornou a casa do Leão nas primeiras rodadas do Campeonato Cearense e Copa do Nordeste. No entanto, o clube do Pici vem enfrentando problemas causados pelas limitações de capacidade e ausência de torcedores após confirmação de check-in.

Diante da menor quantidade de lugares no Estádio Presidente Vargas, o Fortaleza pediu a colaboração de seus sócios-torcedores para realizem check-in somente aqueles que realmente tenham a intenção de ir à partida. A diretoria do Leão decidiu fazer o apelo devido ao PV comportar apenas 20.166 espectadores e o Tricolor de Aço possuir mais de 41 mil associados. Os ingressos tem se esgotado rapidamente e muitos torcedores acabam ficando sem chances de prestigiar o clube.

A Arena Castelão, principal estádio do futebol cearense, está em processo de manutenção em toda a sua estrutura. Melhorias serão realizadas nas arquibancadas, nos telões, que apresentam defeitos há muito tempo, nas subestações de energia, depois de apagões que quase interromperam o andamento de partidas durante o Brasileirão, e nas rampas de acesso ao estádio. As obras começaram em novembro de 2022 e a previsão de conclusão é entre o final de fevereiro e o início de março.

Fortaleza x Iguatu
Leão em sua partida de estreia na temporada de 2023. Foto: Jean Dantas