Sou Fortaleza
Foto: FEC/Reprodução e Opinião CE/Reprodução/Redes sociais.

Saiba quem é Renato Paiva, substituto de Vojvoda e novo “mister” do Fortaleza

Após o fim da passagem de Juan Pablo Vojvoda pelo Fortaleza, o clube nordestino agiu rápido nos bastidores para definir um novo treinador para a sequência decisiva da temporada. Apesar de ainda não ter sido oficializado pelo Leão, Renato Paiva está prestes a assumir o cargo deixado pelo argentino e tem uma verdadeira missão pela frente.

Fortaleza encaminha acerto com Renato Paiva

Renato Paiva Fortaleza
Foto: Reuters/Caean Couto/Reprodução.

Aos 55 anos, Renato Paiva tem a missão de fazer com que o Fortaleza deixe a zona de rebaixamento da Série A e retomar a competitividade que marcou as campanhas anteriores do clube na elite do futebol nacional. O treinador português acumula passagens de altos e baixos pelo Brasil e no exterior.

Renato Paiva iniciou a sua trajetória nas categorias de base do Benfica, onde permaneceu por mais de uma década, mas nunca chegou a assumir o time principal. A sua primeira experiência profissional, no entanto, foi um sucesso. No comando do Independiente del Valle, do Equador, o futuro treinador do Fortaleza conquistou o primeiro título nacional da história do El Negriazul.

Em seguida, o Renato Paiva partiu para o México, em 2022, para assumir o comando técnico do León, mas acabou tendo uma passagem “turbulenta” no clube, marcada por problemas com a diretoria e o seu pedido de demissão depois de apenas 18 jogos.

Após deixar o futebol mexicano, Renato Paiva voltou ao Brasil para se tornar o novo técnico do Bahia, onde se consagrou campeão estadual, mas acabou demitido pelo desempenho ruim do Esquadrão na Copa do Nordeste e Série A. Com o português no comando da equipe, o Tricolor chegou a ser goleado por 6 a 0 pelo Sport.

Em baixa após a sua passagem pelo clube baiano, Renato Paiva retornou ao México, mas também não vingou ao assumir o comando do Toluca, onde permaneceu por apenas uma temporada antes de chegar ao Botafogo, o seu trabalho mais recente.

Renato Paiva esteve à frente do Glorioso em 2025 até a eliminação para o Palmeiras, nas oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes. No clube carioca, o treinador disputou 23 partidas e ficou marcado pela histórica vitória por 1 a 0 sobre o PSG, atual campeão da Champions League. A sua saída do Botafogo dividiu opiniões entre a torcida.

O Fortaleza encaminhou a contratação de Renato Paiva como o seu novo treinador para a sequência da temporada. Todos os detalhes já foram acertados entre o Leão e o português e a ideia do clube é já contar com “mister” neste sábado, 19, em clássico regional contra o Bahia, válido pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Foto: Vitor Silva/Botafogo.