Na primeira fase de 2001, o Fortaleza bateu o Sampaio Corrêa por 2 a 0, no Castelão, no dia 15 de março daquele ano. Assim, avançou à próxima fase sem necessidade do jogo da volta. Na segunda fase, o Leão venceu o Internacional por 1 a 0 no Presidente Vargas, no primeiro confronto, com gol de pênalti de Junior Amorim. Na partida de volta, a equipe conseguiu segurar os gauchos e empatou em 0 a 0 no Beira Rio.
Depois de despachar o inter na segunda fase, o Fortaleza enfrentaria o Bahia nas oitavas de final daquele ano. No embate entre tricolores, o cearense segurou o empate na casa do Esquadrão. Já na volta, no Presidente Vargas, o Leão conquistou um grande resultado e venceu os baianos por 3 a 0, com gols de Clodoaldo, Adriano e Claudinho Paulista.
O Fortaleza chegaria até as quartas daquela edição, onde acabou sendo eliminado pela Ponte Pronta. Na partida de ida, o Leão continuou imbatível no Presidente Vargas e venceu por 1 a 0, com gol marcado por Clodoaldo. Já em São Paulo, a Ponte Preta fez valer o mando de campo e dominou a partida, vencendo o tricolor por 5 a 2. Washington, o coração valente, foi decisivo para a classificação da equipe Paulista, fazendo 4 gols na vitória da macaca. O Leão ainda tentou reagir com Claudinho Paulista e Junior Amorim, porém acabou eliminado da competição. Na semifinal, o time de campinas foi eliminado pelo Corinthians.
- 1ª fase: Sampaio Corrêa 0x2 Fortaleza (jogo único)
- 2ª fase: Fortaleza 1×0 Internacional (ida) | Internacional 0x0 Fortaleza (volta)
- Oitavas: Bahia 0x0 Fortaleza (ida) | Fortaleza 3×0 Bahia (volta)
- Quartas: Fortaleza 1×0 Ponte Preta (ida) | Ponte Preta 5×2 Fortaleza (volta)
Veja mais notícias do Fortaleza, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Fortaleza Esporte Clube.








