Sou Fortaleza

Relembre jogadores que vestiram a camisa do Fortaleza e da Seleção Brasileira

Foto: Divulgação

A Seleção Brasileira faz seu primeiro jogo pela Copa do Mundo de 2022 nesta quinta-feira, 24, no estádio Lusail, no Qatar. Em clima de Copa, o Sou Fortaleza preparou uma lista com alguns jogadores que tiveram passagens pelo Leão e vestiram a “amarelinha” da Seleção. É preciso ressaltar que os atletas aqui mencionados entraram em campo somente pela Seleção Brasileira principal.

Ado (Goleiro)
Revelado pelo Londrina-PR, o goleiro Ado chegou ao Corinthians em 1968. No clube paulista, foi convocado para a Copa do Mundo de 1970 como reserva de Félix e se consagrou campeão com o grupo. Esteve no Fortaleza em 1979, após vestir a camisa do Ferroviário. Em sua passagem pela Seleção, foram cinco partidas disputadas.

Baldocchi (Zagueiro)
As atuações seguras do zagueiro fizeram com que Baldocchi fosse convocado para a Copa do Mundo de 1970. Vestindo a camisa 14, foi reserva de Brito e Piazza. Pela Seleção foram três partidas disputadas. O zagueiro multicampeão no futebol nacional se aposentou pelo Fortaleza em 1976.

César Belli (Zagueiro)
César Belli chegou à Seleção Principal em 1998. Foi convocado para a Copa Ouro, mas era reserva de Júnior Baiano e Gonçalves. O zagueiro esteve nos elencos do título da Copa América e vice da Copa das Confederações em 1999 e jogou oito partidas até sua última aparição com a camisa do Brasil. O jogador chegou ao Fortaleza em 2007 e conquistou um Campeonato Cearense.

Dudu Cearense (Volante)
Em 2003, Dudu Cearense conseguiu sua primeira convocação para a Seleção. No entanto, só foi estrear no ano seguinte, pela Copa América de 2004, na vitória por 1 a 0 sobre o Chile. Vestiu a “amarelinha” em 11 oportunidade, despedindo-se em Março de 2007 em um amistoso contra Gana. Dudu foi campeão cearense em sua passagem pelo Fortaleza.

Marcelinho Paraíba (Meia)
Marcelinho passou por diversos clubes até chegar no São Paulo, em 1997. Com boas apresentações, foi contratado pelo Hertha Berlin, da Alemanha, em 2000 e em 2001 estreou pela Seleção. Em cinco partidas pelo Brasil, o jogador marcou um gol. Em sua passagem pelo Leão, em 2014, teve bom início, mas não obteve o tão sonhado acesso para a Série B.

Marinho Chagas (Lateral-esquerdo)
Marinho se destacou atuando pelo Botafogo em seu ano de estreia no clube, e na temporada seguinte foi convocado pela Seleção Brasileira. O lateral-esquerdo somou 36 partidas com a Seleção, anotou quatro gols e chegou ao Tricolor do Pici já no fim de sua carreira, em 1984.

Mirandinha (Atacante)
Revelado pelo Ferroviário, em 1978, foi apenas em sua segunda passagem pelo Palmeiras que veio sua primeira convocação para a Seleção Brasileira. Pela seleção de seu país, fez quatro jogos e anotou um gol. No Fortaleza, em 1991, foi campeão cearense, voltando mais algumas vezes até sua aposentadoria no Leão, em 1995. Voltou ao clube cearense como treinador e conquistou um campeonato cearense em 2009.

Nado (Atacante)
Nado obteve bastante destaque em sua carreira atuando pelo Náutico. Suas apresentações fizeram com que o atacante fosse convocado para a Seleção Brasileira em 1966. Vestiu a camisa do Brasil em três jogos, mas não marcou nenhum gol. Em 1971, chegou ao Fortaleza e foi vice-campeão cearense pelo Leão.

Osvaldo (Atacante)
Primeiro jogador a ser revelado no Fortaleza a jogar na Seleção Brasileira, Osvaldo passou por alguns clubes antes de chegar ao São Paulo e conquistar a Copa Sul-Americana. Seu destaque o levou à convocação para a Seleção Brasileira. Foram dois jogos contra Bolívia e Chile, sua participação na Copa das Confederações de 2013 até foi cogitada, mas uma queda de rendimento o fez perder espaço no Brasil.

Richarlyson (Volante/Lateral-Esquerdo)
Richarlyson chegou no Fortaleza em 2003. Ainda desconhecido, o jogador foi um dos poucos destaques do time que foi rebaixado da Série A. No auge de sua carreira, pelo São Paulo, Richarlyson foi campeão mundial e três vezes campeão brasileiro. Foi convocado para a Seleção Brasileira em 2008. Amistosos contra Irlanda e Suécia, com vitórias por 1×0, marcaram sua breve passagem pela seleção pentacampeã mundial.

Everton (Atacante)

Natural de Maracanaú, é um dos atletas cearenses com maior expressão na Seleção Brasileira. Revelado pelo Fortaleza, se tornou profissional no Grêmio e agora defende o Flamengo. Com a camisa canarinha, seu grande momento foi a artilharia da Copa América de 2019, com três gols anotados.

Créditos: Luca Laprovitera/Bora Leão.