Ranking internacional coloca Fortaleza entre os 15 melhores clubes do futebol sul-americano; confira lista

Foto: Mateus Lotif.

Desde o título da Série B do Brasileirão de 2018, o Fortaleza vem consolidando cada vez mais a sua imagem entre os protagonistas do futebol brasileiro. Para além do inédito pentacampeonato estadual, o Tricolor de Aço conquistou duas classificações consecutivas para a Copa Libertadores da América, algo nunca visto antes em toda a história do clube. Em uma de suas eras mais vitoriosas, o sucesso é consequência de uma gestão de alto nível desde que Marcelo Paz assumiu a presidência do Leão.

A Federação Internacional de Histórias e Estatísticas (IFFHS) promoveu um ranking com os 20 melhores clubes da América do Sul e o Fortaleza marcou presença com méritos ao apresentar toda a sua força temporada após temporada. De acordo com a nova atualização da lista, o Leão é a 12ª melhor equipe do continente.

Com 153 pontos em um dos principais rankings do futebol mundial, o Tricolor do Pici aparece na frente de gigantes do futebol sul-americano como Fluminense, Atlético-MG, Boca Juniors-ARG e Estudiantes-ARG. Como critério de analise, o IFFHS avalia o histórico recente dos clubes e a relevância das competições disputadas.

CONFIRA A LISTA DA IFFHS COM OS MELHORES TIMES DA AMÉRICA DO SUL EM 2023

1º: Flamengo: 288 pontos

2º: Independiente Del Valle (Equador): 208 pontos

3º: Palmeiras: 193 pontos

4º: São Paulo: 192 pontos

5º: Athletico-PR: 179 pontos

6º: Millonarios (Colômbia): 179 pontos

7º: Internacional: 165 pontos

8º: Independiente Medellín (Colômbia): 164 pontos

9º: Botafogo: 160 pontos

10º: Corinthians: 159 pontos

11º: Libertad (Paraguai): 157,5 pontos

12º: Fortaleza: 153 pontos

13º: Fluminense: 152 pontos

14º: Atlético-MG: 150,5 pontos

15º: Olímpia (Paraguai): 149,5 pontos

16º: Boca Juniors (Argentina): 144 pontos

17º: Atlético Nacional (Colômbia): 142 pontos

18º: Estudiantes (Argentina): 140,5 pontos

19º: Cerro Porteño (Paraguai): 139 pontos

20º: Nacional (Uruguai): 138,5 pontos

fortaleza-comemora
Tricolor de Aço segue em ascensão no cenário do futebol sul-americano. Foto: Mateus Lotif.

FORTALEZA NA COPA SUL-AMERICANA

Em mais uma noite memorável para a história do Fortaleza, a equipe comandada pelo técnico Juan Pablo Vojvoda recebeu o Libertad-PAR na Arena Castelão e não poupou esforços para conquistar a tão almejada classificação para as quartas de final da Copa Sul-Americana 2023. Com o apoio de mais de 50 mil torcedores, o Tricolor empatou em 1 a 1 com os Albinegros após gol decisivo de Marinho nos acréscimos do segundo tempo e avançou para a próxima fase da competição internacional com o placar agregado de 2 a 1.

Para além da histórica classificação sobre o clube paraguaio, o Fortaleza tem a oportunidade de faturar mais uma “bolada” milionária da CONMEBOL caso avance para as semifinais. Pelas quartas de final, o Leão entrará em campo diante da equipe do América-MG, comandada pelo técnico Fabián Bustos. Os primeiros 90 minutos da decisão entre os dois times serão disputados no estádio Independência, em Minas Gerais, enquanto a decisão está reservada para a Arena Castelão, com o apoio massivo da torcida tricolor. Caso o Tricolor supere o Coelho e avance para a próxima fase, irá faturar 800 mil dólares, aproximadamente R$ 4 milhões na cotação atual. O desafio promete ser dos maiores.

fortaleza-sul-americana
Leão encara o América-MG pelas quartas de final da Sul-Americana. Foto: Mateus Lotif.