Sou Fortaleza
paz-fortaleza
Foto: Matheus Amorim/FEC.

Paz surpreende, abre o jogo sobre temporada do Fortaleza e dispara: “Eu vi coisas esse ano que não esperava ver”

Marcelo Paz, CEO do Fortaleza e um dos principais dirigentes do clube nas últimas decadas, concedeu entrevista para o Diário do Nordeste e revelou bastidores inéditos da “turbulenta” temporada do Tricolor do Pici em 2025. Segundo o mandatário, para além dos erros cometidos pela diretoria, houve uma espécie de “autossabotagem” interna após o sucesso alcançado nos últimos anos. A declaração repercutiu significativamente nas redes sociais.

Marcelo Paz fala em “autoboicote” ao analisar a temporada atual do Fortaleza

Marcelo Paz
Foto: Mateus Lotif/FEC.

Eu vi coisas esse ano que não esperava ver partindo de pessoas que se dizem tricolores. Isso, para mim, foi um grande aprendizado. Ver a maldade, a inveja, jogar contra, torcer contra. Fazer mal com a imagem das pessoas, inclusive a minha“, declarou Marcelo Paz.

Atualmente, a equipe comandada pelo técnico Martín Palermo possui 24 pontos somados em 26 jogos e está a quatro do Santos, o primeiro time fora do Z-4 da Série A. O Fortaleza tem seis vitórias, seis empates e 14 derrotas em sua campanha atual no Campeonato Brasileiro.

Nem sempre quem está ao seu lado quer o seu bem. Esse ano especificamente, nós tivemos um ambiente conturbado também fora de campo, proposital, para atrapalhar a gestão. E isso influencia. Acho que houve um pouco de autoboicote. As pessoas, mesmo torcendo para o Fortaleza, não aceitavam o sucesso do Fortaleza, o sucesso dessa diretoria e desse time. Começaram a criar dificuldades desnecessárias, um autoboicote mesmo“, afirmou Paz.

De acordo com o o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Fortaleza possui 71,5% de chance de ser rebaixado no Brasileirão 2025 após o fim da 27ª rodada do certame. Antes da vitória sobre o Juventude, no entanto, os números indicavam 83,4% de probabilidade de uma possível permanência.

A nível de gestão, algumas decisões que poderíamos ter tomado diferente, alguns caminhos que a gente poderia ter seguido diferentes. Perceber que a rota tinha que ser mudada antes. O sucesso de 2024, o 4º lugar, meio que nos inebriou. De repente, deveríamos ter feito mudanças na virada do ano, mesmo com o sucesso“, completou o CEO do Fortaleza.

Em 2025, o Fortaleza alcançou apenas um único objetivo traçado ao início da temporada: chegar ao mata-mata da Libertadores. Todos as demais metas estabelecidas pela gestão de Marcelo Paz foram frustradas por erros e um desempenho esportivo questionável do Leão nas competições que disputou, sejam com Vojvoda ou Renato Paiva no comando técnico.