O Fortaleza iniciou o planejamento de 2023 com o maior orçamento de sua história em mãos. Ainda assim, manteve a estratégia de gestão sustentável e realizou apenas contratações pontuais, sempre com o objetivo de não gerar dívidas ao clube. Entre os reforços que chegaram ao Pici na última temporada por meio de empréstimo, Caio Alexandre se tornou titular absoluto e um dos homens de confiança do técnico Vojvoda, que não escondeu seu desejo em contar com o futebol do volante por ainda mais tempo. Diante disso, o Presidente do Tricolor de Aço, Marcelo Paz, tratou de encaminhar o futuro do camisa 8 antes mesmo do fim de seu contrato atual.
O mandatário do Fortaleza concedeu entrevista exclusiva ao “Craque” Neto, apresentador do programa Os Donos da Bola, da Band, e quando questionado sobre o futuro de Caio Alexandre no Leão, não hesitou: “Está tudo certo, é muito bom jogador”. O volante está apenas emprestado pelo Vancouver Whitecaps, do Canadá, até o fim da temporada, mas a cláusula com opção de compra fixada será exercida com prioridade, independente da concorrência de outros clubes.
Avaliado pelo Transfermarkt, especialista em números e dados referentes ao futebol mundial, por cerca de R$13 milhões, Caio Alexandre chegou ao Pici no mercado de meio de temporada, ainda em 2022, e foi fundamental para a recuperação histórica do Fortaleza no returno da Série A, que garantiu a classificação para a Libertadores. No final do ano passado, o meio-campista renovou seu contrato de empréstimo com o Tricolor até dezembro de 2023, mas, desta vez, a cláusula de compra definitiva foi inserida ao final de seu vínculo com a equipe canadense. Entre todos os volantes da elite do Brasileirão, o camisa 8 do Fortaleza é o atleta com maior número de participações em gols.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO LEÃO
O Fortaleza entra em campo na noite desta quarta-feira, 17, às 19h (horário de Brasília) pelo primeiro jogo do duelo de 180 minutos contra o Palmeiras de Abel Ferreira, válido pelas oitavas de final da Copa do Brasil 2023. Fora de casa, no Allianz Parque, o Tricolor de Aço busca conquistar um resultado positivo para levar a grande decisão para a volta, na Arena Castelão.
Após empatar pelo terceiro jogo consecutivo na Série A do Campeonato Brasileiro, o Fortaleza volta a focar na principal competição em formato de mata-mata do futebol nacional. O Leão de Juan Pablo Vojvoda irá encarar um dos principais times da América do Sul: o Palmeiras de Abel Ferreira. Para o jogo de ida, o Tricolor de Aço terá que lidar não apenas com a pressão do torcedor do Verdão, mas também com desfalques de peso e um setor defensivo limitado.
O Palmeiras, por sua vez, deve entrar em campo com força máxima em buscar de assegurar o que seria uma grande vantagem sobre um adversário que não sabe o que é perder desde o início de abril. Raphael Veiga e Dudu devem comandar as forças alviverdes com o objetivo de conquistar a vitória no Allianz Parque.
TRANSMISSÃO
O confronto entre Palmeiras e Fortaleza pela Copa do Brasil 2023 não contará com nenhuma transmissão em TV aberta. A SporTV, por assinatura, e o serviço streaming Prime Video, irão exibir o jogo de ida do Tricolor de Aço pelas oitavas de final da competição.
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
Fortaleza: João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi e Bruno Pacheco; Caio Alexandre, Lucas Sasha, Hércules e Calebe; Romarinho (Moisés) e Lucero.
Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Desfalques: Marcelo Benevenuto, Moisés (dúvida), Galhardo (dúvida) e Pedro Rocha.
Palmeiras: Weverton; Mayke, Luan, Gustavo Gómez e Piquerez; Zé Rafael, Gabriel Menino e Raphael Veiga; Dudu, Rony e Endrick
Técnico: Abel Ferreira.
Desfalques: Atuesta, Marcos Rocha e Murilo.
ARBITRAGEM
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
Assistente 1: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa (RJ)
Assistente 2: Luiz Cláudio Regazone (RJ)
Quarto Árbitro: Vinícius Gonçalves Dias Araújo (SP)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)
VOCÊ VIU? Dois únicos invictos na Série A, Fortaleza e Palmeiras duelam por vaga nas quartas da Copa do Brasil
Após ter empatado por 0 a 0 com a equipe do Grêmio de Renato Gaúcho, fora de casa, no Rio Grande do Sul, o Fortaleza volta sua atenção para as oitavas de final da Copa do Brasil. Diante do Palmeiras, na noite desta quarta-feira, 17, e sob o comando do técnico Juan Pablo Vojvoda, o Leão irá visitar a equipe de Abel Ferreira, no Allianz Parque, em busca retomar o caminho das vitórias na temporada e encaminhar a classificação para as quartas de final da competição nacional.
Em toda a história, Fortaleza e Palmeiras se enfrentaram em 19 partidas oficiais. Em um confronto marcado por bastante equilíbrio entre os clubes, o Verdão é o maior vencedor: são oito vitórias sobre o Tricolor de Aço. O Leão, por sua vez, não fica muito atrás: venceu seu adversário das oitavas de final da Copa do Brasil em seis oportunidades e entrará em campo com o objetivo de diminuir cada vez mais essa diferença.
Os dois clubes também acumulam quatro empates na história do confronto. A atual edição da Copa do Brasil marca a 12ª participação do Fortaleza na fase de oitavas de final da principal competição em formato mata-mata do futebol nacional. O Tricolor de Aço inicia o duelo de 180 minutos contra o clube paulista na noite desta quarta-feira, 17, e deve adotar uma postura mais reativa para levar um resultado positivo para a grande decisão, disputada na Arena Castelão.
CONFIRA O RETROSPECTO RECENTE DOS CONFRONTOS ENTRE FORTALEZA E PALMEIRAS
Palmeiras 4 x 0 Fortaleza (Campeonato Brasileiro 2022)
Fortaleza 0 x 0 Palmeiras (Campeonato Brasileiro 2022)
Fortaleza 1 x 0 Palmeiras (Campeonato Brasileiro 2021)
Palmeiras 2 x 3 Fortaleza (Campeonato Brasileiro 2021)
Palmeiras 3 x 0 Fortaleza (Campeonato Brasileiro 2020)
Veja mais notícias do Fortaleza, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Fortaleza Esporte Clube.