Sou Fortaleza

OPINIÃO: Quais são os limites do Fortaleza Esporte Clube?

Foto: Lucas Emanuel/CBF

Por Jean Dantas

Nós, torcedores do Fortaleza, que amamos e acompanhamos este clube nos piores momentos, talvez não consigamos compreender, de fato, a dimensão do trabalho que foi feito nos últimos anos. Desde que o Sol nasceu sobre nós e, enfim, pudemos acordar de um pesadelo que durou oito anos, tivemos a oportunidade de sonharmos acordados e viver cada vez mais história a cada temporada que se encerra diante de nossos olhos.

Nunca foi fácil e todos nós sabemos disso. Contra tudo e contra todos, defendemos o vermelho, azul e branco e não poderia ser diferente. A vida nos fez Fortaleza e fizemos do Fortaleza a nossa vida. Como uma verdadeira religião, somos aqueles que nunca perdemos a fé em dias melhores, mesmo quando tudo parece estar difícil.

Cadeiras voando, confusões entre torcidas organizadas, engarrafamentos, eliminações… Este que vos escreve tem várias histórias para contar aos seus netos sobre um dos primeiros amores de sua vida. Mas, enquanto esse futuro não chega, sigo contemplando o presente e recebendo todos esses presentes que o Leão vem me entregando nos últimos anos. Desde o título da Série B à classificação histórica para a Copa Libertadores da América. Ah, e como esquecer aquele gol de Cassiano?

Enquanto vivencio tudo isso, não consigo evitar senão questionar até onde este clube pode chegar. Nos últimos anos, o futebol mostrou toda a sua graça ao apresentar ao mundo momentos como a conquista do título inédito da Premier League pelo Leicester City, em 2016. Em contexto mais próximo e humilde, pode-se destacar a ascensão do Athletico-PR no futebol brasileiro. Mesmo não fazendo parte do famigerado “Clube dos 13”, o clube paranaense se mostrou protagonista no cenário nacional.

Mas e para este clube, considerado um dos gigantes do Nordeste, é possível conquistar títulos nacionais? Para além disso, é possível levantar a taça de uma competição internacional? Nem mesmo a ciência consegue uma resposta concreta para tais perguntas e está tudo bem. Todos os torcedores deste time de futebol podem confirmar que, se não fosse difícil, não seria Fortaleza. Dizem que sonhar é de graça… Mas se foi possível chegar até aqui, o que impede o Tricolor de Aço de alcançar mais? Espero viver para ver isso.