Sou Fortaleza

Mundo da Bola: 7 sul-americanos que podem desembarcar no Brasil em 2022

Foto: Divulgação Mercado da Bola
Foto: Divulgação Mercado da Bola

Com a idade chegando, muitos jogadores sul-americanos que estão na Europa, começam a olhar outras oportunidades no mercado da bola para seguirem atuando em alto nível, já que em sua maioria, os atletas começam a perder espaço para os mais jovens no futebol europeu.

Segundo levantamento feito pelo Blog do Rafael Reis, o portal Soufortaleza trouxe sete sul-americanos veteranos que ainda estão na Europa, mas podem desembarcar no Brasil na próxima janela do mercado da bola.

Sete sul-americanos que podem agitar o mercado da bola brasileiro

ARTURO VIDAL
Meia
34 anos
Chileno
Inter de Milão (ITA)

Não é de hoje que um dos líderes da geração chilena que tanto fez sucesso no futebol internacional na década passada fala que gostaria de jogar no Flamengo. O interesse de Vidal pelo clube brasileiro é conhecido há tempos e constantemente reproduzido pelo meio-campista. E agora talvez seja o timing perfeito para essa transferência agitar o mercado da bola. Depois de passagens expressivas por Bayern de Munique e Barcelona, o chileno está no último semestre de contrato com a Inter de Milão, que não parece disposta a lhe oferecer uma proposta convincente de renovação.

Foto: Divulgação Mercado da Bola
Foto: Divulgação Mercado da Bola

LUIS SUÁREZ
Atacante
35 anos
Uruguaio
Atlético de Madri (ESP)

É até difícil de imaginar um atacante do porte de Luisito defendendo as cores de um clube brasileiro. O cara conseguiu ser artilheiro do Campeonato Espanhol em plena “era Cristiano Ronaldo e Messi” e até conseguiu uma Chuteira de Ouro por ter sido o goleador máximo da Europa em uma temporada. Mas o tempo passa para todo mundo, até mesmo para o astro uruguaio.

Relegado à reserva do Atlético de Madri, Suárez não terá o contato renovado pelo clube de Diego Simeone e terá de buscar uma nova casa para o segundo semestre. Algumas equipes da Turquia já se ofereceram para recebê-lo. Só que o Corinthians e o Botafogo também estão bem afim de entrar nessa briga.

Foto: Divulgação Mercado da Bola
Foto: Divulgação Mercado da Bola

EDINSON CAVANI
Atacante
35 anos
Uruguaio
Manchester United (ING)

O eterno companheiro de ataque de Suárez na seleção uruguaia vive uma situação bem parecida com a do velho parceiro. Cavani também quase não joga em seu clube na Europa, o Manchester United, e fica sem contrato no meio do ano e tem no retorno ao futebol sul-americano uma das possibilidades mais fortes para o próximo passo da sua carreira. Os primeiros rumores de que Cavani poderia vir para o Brasil no mercado da bola já fizeram aniversário de um ano.

Foto: Divulgação Mercado da Bola
Foto: Divulgação Mercado da Bola

ÁNGEL DI MARÍA
Meia
34 anos
Argentino
Paris Saint-Germain (FRA)

De todos os integrantes dessa lista, o companheiro de Messi, Neymar e Mbappé talvez seja aquele que possua menos chances de pintar no futebol brasileiro no segundo semestre. Di María realmente não vai permanecer no PSG na próxima temporada. No entanto, ainda tem um mercado da bola forte na Europa e, apesar do interesse de Atlético-MG e Flamengo em trazê-lo de volta para a América do Sul, o meia deve seguir no velho continente.

Foto: Divulgação Mercado da Bola
Foto: Divulgação Mercado da Bola

CHARLES ARÁNGUIZ
Meia
33 anos
Chileno
Bayer Leverkusen (CHI)

Um dos jogadores estrangeiros mais bem sucedidos que passaram pelo futebol brasileiro na década passada, o chileno é cada vez mais candidato a vestir novamente a camisa do Internacional. Aránguiz perdeu o posto de titular absoluto do Bayer Leverkusen, time que defende desde 2015 e que, de acordo com o site alemão “Neunzig Plus”, não faz nenhuma questão de contar com o jogador na próxima temporada. Segundo a publicação, o meio-campista pode ser liberado pelo Leverkusen para voltar a jogar na América do Sul depois das férias do verão europeu, apesar de ainda ter mais um ano de contrato com o clube.

Foto: Divulgação Mercado da Bola
Foto: Divulgação Mercado da Bola

JAVIER PASTORE
Meia
32 anos
Argentino
Elche (ESP)

Quando mais novo, o meia chegou a ser um dos jogadores mais importantes do Paris Saint-Germain, disputou mais de 30 partidas da Liga dos Campeões e era figurinha carimbada nas convocações da seleção argentina. Mas Pastore envelheceu mal. Na Roma, não chegou a disputar nem 40 partidas na soma de três temporadas. Em setembro, transferiu-se para o Elche acreditando que, jogando em um elenco mais modesto, seu talento acabaria se sobressaindo. Mais uma vez, deu errado. Pastore foi para o banco e não começa jogando uma partida desde janeiro.

Foto: Divulgação Mercado da Bola
Foto: Divulgação Mercado da Bola

RADAMEL FALCAO GARCÍA
Atacante
36 anos
Colombiano
Rayo Vallecano (ESP)

Maior artilheiro da história da seleção colombiana, o veterano centroavante de 36 anos está provavelmente queimando seu último cartucho na Europa ao jogar pelo modesto Rayo Vallecano, da Espanha. Falcão até teve início promissor pelo clube e anotou cinco gols nas primeiras 13 rodadas da atual temporada da La Liga. Depois, passou a enfrentar um problema físico atrás do outro, foi para o banco de reservas e não voltou mais a balançar as redes.