Sou Fortaleza

Alvo do Fortaleza e mais 20 clubes, defensor surpreende e define o futuro de sua carreira

Fortaleza x Colo-Colo
Foto: Kid Júnior

O Fortaleza segue trabalhando para qualificar ao máximo o elenco de jogadores que irão integrar o planejamento da comissão técnica de Juan Pablo Vojvoda em 2023. O lateral-esquerdo do Colo-Colo, Gabriel Suazo, teve seu nome bastante vinculado ao clube do Pici, mas a concorrência era tamanha que o jogador acabou adiando sua decisão, o que fez com que o Leão optasse por alternativas como Bruno Pacheco e Lucas Esteves.

O antigo alvo do Fortaleza e Cruzeiro ficou livre no mercado de transferências desde o dia 31 de dezembro de 2022. Suazo negociava sua transferência para o futebol brasileiro, mas o acerto acabou não se concretizando, pois as prioridades eram outras. O atleta da Seleção do Chile acertou sua transferência para o Toulouse, da França, e irá jogar em um dos cinco maiores campeonatos do mundo.

Anteriormente, o representante do atleta, Alan Silberman, concedeu entrevista ao Las Últimas Noticias, veículo de informação chileno, e declarou que Suazo tinha cerca de 20 a 25 clubes interessados em contar com o lateral-esquerdo para a temporada de 2023. No entanto, enfatizou que o jogador tinha o desejo de atuar no futebol europeu.

“Várias equipes demonstraram interesse. Pelo menos eu diria que 20 a 25 clubes demonstraram interesse. A maioria é da Europa. Procuramos um (clube) sério, com um projeto esportivo importante. O seu objetivo, desejo, sonho, é jogar na Europa. Até agora nada de concreto foi dado, mas sim, há muito interesse”, detalhou Silberman.

Em 2022, Suazo disputou 38 partidas pelo Colo-Colo, anotou três gols e serviu cinco assistências. Seu desempenho nos confrontos contra o Fortaleza no início do ano atraíram o interesse do departamento de futebol do clube cearense. Para além da lealdade do jogador ao time que o lançou no futebol profissional, o lateral-esquerdo soma convocações pela seleção principal do Chile.

Fortaleza x Colo-Colo
Suazo é o novo reforço do clube francês. Foto: ASCOM Toulouse.
Lucas Esteves veio diretamente da MLS para reforçar o Tricolor de Aço. Foto: Mateus Lotif.
Bruno Pacheco é o novo lateral-esquerdo do Leão. Foto: Bruno Oliveira.

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO FORTALEZA

Após o Fortaleza ter concretizado a renovação contratual de seu comandante técnico, Juan Pablo Vojvoda, foi estabelecido por ambas as partes que o argentino passaria a ter uma influência maior no mercado de transferências do Leão. Apesar de ter algumas propostas prontamente recusadas ainda em 2022, o atacante Valentín Depietri foi definido como prioridade do Talleres, da Argentina, que intensificou o interesse e está muito próximo de oficializar a contratação do atleta de 22 anos.

De acordo com informações do jornalista César Luis Merlo, da TyC Sports, o jovem atacante do Fortaleza será o novo reforço do Talleres para a próxima temporada. O clube argentino exerceu a compra de Depietri de forma definitiva e, em breve, serão realizados os exames médicos, o contrato deve ser fechado por três ou quatro temporadas.

Ainda não há detalhes sobre os valores, mas Valentín Depietri é avaliado em R$ 3,3 milhões segundo o portal de dados e estatísticas referentes ao futebol mundial Transkermarkt. Entretanto, ao que tudo indica, o Leão estaria disposto a receber valores menores.

O jovem atacante do Fortaleza gostaria de receber mais minutos em campo, algo que não será possível diante da forte concorrência de jogadores mais experientes na posição, como Silvio RomeroThiago Galhardo e Juan Martín Lucero, o novo camisa 9 do clube. O Leão do Pici chegou a recusar outras ofertas por Depietri, mas o Talleres parece ter definido o atleta como prioridade e uma boa proposta não deve ser ignorada.

OUTRAS NOTÍCIAS DO LEÃO

Defendendo o título de campeão, o Fortaleza entrou em campo contra a equipe do Iguatu neste sábado, 14, às 16h, em partida válida pela primeira rodada do Campeonato Cearense de 2023. O confronto, realizado no Estádio Presidente Vargas, marcou a estreia do Tricolor do Pici no “Manjadinho” em busca do inédito pentacampeonato estadual.

O Fortaleza, sob o comando do técnico Juan Pablo Vojvoda, confirmou seu favoritismo diante de um time bastante organizado e disciplinado taticamente. O Iguatu de Washington Luiz conseguiu manter a posse de bola em diversas situações do jogo e chegou a construir jogadas de perigo ao gol de Fernando Miguel, apesar de não ter exigido grandes defesas do arqueiro do Leão. O Tricolor do Pici abriu o placar com Yago Pikachu e Pedro Rocha decretou a vitória e os três pontos para o clube.

O capitão do Fortaleza, Tinga, Caio Alexandre e Yago Pikachu foram os principais destaques de um time que ainda trabalha pela melhor forma física e ritmo de jogo. Muitos dos atletas do Leão demonstraram em campo como a primeira partida da temporada é complicada, pois os jogadores ainda estão se readaptando às exigências de um confronto em alto nível. A primeira partida do Leão também ficou marcada pela estreia de Lucas Esteves, emprestado pelo Palmeiras.

Como destaques para além do desempenho dentro de campo, o Fortaleza prestou homenagem ao Rei Pelé no minuto 10 da partida. O árbitro interrompeu o jogo para que o público presente e os jogadores aplaudissem a carreira do maior jogador de futebol de todos os tempos. Além disso, Juan Lucero e Tomás Pochettino foram apresentados à torcida pela primeira vez durante o intervalo.

O Campeonato Cearense de 2023, vulgo “Manjadinho”, promete ser uma das edições mais disputadas da história. O Fortaleza entrará em campo não apenas para defender o título de campeão, mas para adicionar à sua história o tão sonhado pentacampeonato estadual, feito que o rival, Ceará, pretende impedir de todas as formas possíveis.