Sou Fortaleza

28 dias após reapresentação do Fortaleza para nova temporada, futuro de meio-campista segue indefinido

Artilheiro do Fortaleza em 2021 tem negociações para saída confirmadas por rival da Série A
Foto: Bruno Oliveira

O Fortaleza segue intensificando os trabalhos para definir as situações pendentes de jogadores que não devem estar no planejamento do clube para 2023. Quase um mês após a reapresentação do elenco visando a nova temporada, o clube do Pici ainda não resolveu a situação do volante Matheus Jussa, que segue com o futuro indefinido no Leão.

Nesta segunda-feira, 23, o novo contrato do volante do Fortaleza foi oficialmente publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), após o fim de empréstimo ao Qatar SC. A publicação gerou questionamentos por parte da torcida e imprensa cearense sobre a possibilidade do aproveitamento do meio-campista no elenco de Juan Pablo Vojvoda.

Apesar de ainda realizar algumas atividades no Centro de Treinamento do Fortaleza, Jussa não deve ser integrado ao elenco principal para a disputa das competições de 2023. Ainda no ano passado, o volante foi oferecido ao Sport durante as negociações entre os clubes nordestinos pelo atacante Edinho, porém, as conversas não avançaram.

Com passagens por clubes gigantes do futebol brasileiro como Vasco e Internacional, Matheus Jussa chegou a vestir a camisa do Fortaleza em 80 partidas. O volante conquistou três títulos em duas temporadas, sendo eles uma Copa do Nordeste e dois Campeonatos Cearenses. A tendência é que um novo empréstimo seja encaminhado pelo Tricolor do Pici.

Jussa não deve fazer parte dos planos de Vojvoda para 2023. Foto: Aurélio Alves

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO LEÃO

Após o anúncio da rescisão contratual do meio-campista Christian Bernardi devido a problemas de saúde, o tão esperado “camisa 10” do Fortaleza ainda está em processo de definição pelo Departamento de Futebol do clube, que vem trabalhando para procurar uma solução para a necessidade do elenco de Juan Pablo Vojvoda. Bruno Zapelli, meia do Belgrano, da Argentina, era o principal nome na mira do do Leão para 2023, mas o jogador deve permanecer em sua equipe atual.

De acordo com o jornalista César Luis Merlo, da TyC Sports, o meio-campista Bruno Zapelli irá seguir no Belgrano por mais seis meses. A decisão foi tomada pelo jogador, sua família e a diretoria do clube argentino, que o considera uma das maiores promessas do futebol do país dos últimos anos. Merlo revelou, ainda, que o camisa 10 se sente confortável no time da Argentina e que o atleta não forçaria uma saída.

Na última temporada pelo Belgrano, Zapelli disputou 37 partidas, marcou dois gols e concedeu três assistências. Os valores eram considerados altos e o modelo de investimento seria semelhante ao realizado na contratação de Valentín Depietri, que também veio da Primera B Nacional e possui potencial para evolução. O clube do Pici também enfrentava a concorrência do Vasco da Gama, que sondou o meio-campista recentemente.

Zapelli não deve atuar pelo Leão. Foto: Belgrano.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO FORTALEZA

O Fortaleza vem intensificando os trabalhos para a definição dos jogadores que irão compor o grupo treinado pela comissão técnica de Juan Pablo Vojvoda para 2023. Entre os novos reforços do Leão para a próxima temporada, o argentino Tomás Pochettino teve seus novo contrato publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e já está apto para estrear com a camisa vermelha, azul e branca.

O meio-campista foi anunciado como novo reforço do Fortaleza no dia 6 de janeiro. Apesar de ter sido revelado pelo Boca Juniors, a última equipe que o jogador defendeu foi o River Plate de Marcelo Gallardo. Pochettino tem apenas 26 anos, mas já cumula grande experiência no futebol argentino e irá reencontrar o técnico Juan Pablo Vojvoda pela terceira vez, após as passagens por Talleres e Defensa y Justicia.

O argentino chega ao Pici para qualificar ainda mais o meio-campo do Fortaleza. Entre seus principais atributos técnicos como jogador, pode-se destacar a infiltração na área adversária, bom rendimento em passes curtos e inversão de corredores e boa finalização de média e longa distância. Em 2022, entrou em campo pelos River Plate em 24 oportunidades, marcou um gol e serviu duas assistências.

O novo camisa 7 do Leão. Foto: Mateus Lotif.