Sou Fortaleza

Leão de olho! Justiça toma decisão que muda os rumos da temporada 2023 do Futebol Cearense

O Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol do Ceará (TJDF-CE) decidiu a perca de 4 pontos do Icasa, por ter escalado um jogador irregular no empate contra o Iguatu. O atleta Leandro Mendes que fez 14 jogos pelo Verdão em 2022 não poderia ter entrado em campo contra o Iguatu, pois já tinha três cartões amarelos acumulados.

A punição prevista para esse tipo de caso é de multa em até 100 mil reais, perca da pontuação conquistada somada a pontuação máxima que pode ser obtida em caso de vitória, segundo o artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBDJ). O Icasa havia conquistado um ponto na partida que escalou um atleta irregularmente, com isso perdeu o ponto conquistado mais três que poderia conseguir, assim caiu de 16 para 12 pontos e a equipe recebeu multa de três mil reais. Com a perca de pontos a equipe foi ultrapassada pelo Atlético Cearense com 13. A decisão pode ser recorida no STJD no Rio de Janeiro e caso perca o time pode usar a última alternativa o Tribunal Arbitral do Esporte na Suiça.

E o Fortaleza:

Diferente do outro imbróglio judicial ainda nesse campeonato, quando o Crato foi excluído do campeonato por manipulação de resultados e quis anular o título cearense do Fortaleza, dessa vez o Tricolor será afetado só em que adversário poderá enfrentar no campeonato. As ligações que se pode fazer desse caso com Fortaleza é que Leandro o pivô do reibaxamento do Icasa, foi revelado pelo Fortaleza em 2009 e jogou no Leão até 2011 e do outro lado a maior esperança de reerger financeiramente o Atlético Cearense time salvo do rebaixamento é por meio de uma venda de Hércules que atua no Fortaleza, mas 50% dos seus dieitos ligados a Águia da Precabura.