Sou Fortaleza

“Demorei um pouco…”; Júnior Santos abre o jogo no Fortaleza após derrota na Libertadores

Júnior Santos Fortaleza.
Foto: Viktor Araújo.

Os primeiros 90 minutos da decisão entre Fortaleza e Cerro Porteño-PAR por uma vaga na fase de grupos da Copa do Libertadores da América de 2023 chegaram ao fim na noite da última quinta-feira, 9. O Leão de Vojvoda foi derrotado pelo clube paraguaio na Arena Castelão pelo placar de 1 a 0 na grande decisão das eliminatórias preliminares da principal competição da CONMEBOL. Após o apito final, Júnior Santos concedeu breve entrevista e comentou sobre sua atuação e expectativas para o confronto de volta.

“Eu entrei no momento em que o jogo estava muito difícil. Tentei ir para cima, fazer alguma coisa. Infelizmente não conseguimos o resultado. Mas é colocar a cabeça no lugar, treinar bastante essa semana para que a gente possa reverter esse resultado lá fora”, afirmou o atacante do Fortaleza.

Aos 28 anos, Júnior Santos retornou ao Pici para sua segunda passagem pelo Fortaleza em janeiro de 2023. O jogador foi contratado como uma solução imediata após a grave lesão de Moisés ter sido confirmada. O atacante acumula cinco jogos na atual temporada, mas nenhum como titular da equipe de Vojvoda, que ainda aguarda por seu primeiro gol.

“A cada dia eu melhoro. Não fiz a pré-temporada, então demorei um pouco para entrar no ritmo, mas agora estou me sentindo bem e espero contribuir toda vez que eu entrar em campo para ajudar a equipe do Fortaleza”, completou Júnior Santos.

O próximo compromisso do Fortaleza na temporada será no próximo domingo, 12, às 18h30, contra o Ferroviário, pelo jogo de ida da semifinal do Campeonato Cearense. Na próxima quinta-feira, 16, o Tricolor de Aço encara o Cerro Porteño, em Assunção, pela confronto decisivo da chamada “Pré-Libertadores“. Para alcançar a fase de grupos da principal competição da CONMEBOL, o Leão de Vojvoda precisa de uma vitória por dois gols de diferença.

Júnior Santos está entre as dez contratações mais caras da história do futebol cearense. Foto: Mateus Lotif.

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO LEÃO

Apesar de ter anunciado dez reforços na atual janela de transferências, o Fortaleza não deve encerrar seus movimentos no mercado da bola. O “camisa 10” argentino Bruno Zapelli, atualmente no Belgrano, a voltou a ter seu nome vinculado ao Tricolor do Pici após ter sido convocado para a Seleção Italiana sub-21. O atleta é muito bem avaliado pelo técnico Juan Pablo Vojvoda. Entretanto, o Leão enfrenta forte concorrência.

De acordo com informações do jornalista Fernando Genesoni e outros veículos de comunicação da Argentina, o Fortaleza segue interessado na contratação do meia Bruno Zapelli. A oferta anterior realizada pelo Leão foi mantida apesar da recente renovação contratual do meio-campista de 20 anos. A Roma, gigante do futebol italiano e o Vasco da Gama de Barbieri também estão monitorando a situação do talentoso jogador, mas é provável que ele deixe seu clube atual somente na próxima janela de transferências.

Na última temporada pelo Belgrano, Bruno Zapelli disputou 37 partidas, marcou dois gols e concedeu três assistências. Os valores de sua transferência são considerados altos e o modelo de investimento seria semelhante ao realizado na contratação de Valentín Depietri, que também veio da segunda divisão do Campeonato Argentino com potencial para evolução.

Fortaleza Bruno Zapelli
Bruno Zapelli é uma das principais promessas do futebol argentino. Foto: ASCOM Belgrano.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO FORTALEZA

O Fortaleza vem fazendo um bom início de temporada. Em 15 partidas disputadas até o presente momento de 2023, a equipe comandada pelo técnico Juan Pablo Vojvoda saiu de campo derrotada em apenas três ocasiões, além de um empate. Entretanto, os dois últimos jogos chamaram a atenção negativamente: o Tricolor de Aço voltou a passar dois jogos consecutivos sem balançar as redes adversárias após mais de sete meses.

A situação é incomum diante de uma proposta de jogo que valoriza intensidade e ofensividade, implementada pelo treinador argentino no Fortaleza. Na derrota por 1 a 0 para o Cerro Porteño-PAR, na Copa Libertadores da América, o Leão chegou a finalizar 19 vezes, mas não conseguiu marcar. O mesmo ocorreu quando o Tricolor foi superado pelo rival, Ceará, no Clássico-Rei realizado no último domingo, 5. A última vez que o clube do Pici permaneceu dois jogos seguidos sem balançar as redes foi no empate sem gols contra o Santos, pelo Brasileirão, e derrota para o Fluminense por 1 a 0, na Copa do Brasil, ainda em 2022.

O Fortaleza já marcou 27 gols em 15 partidas disputadas em 2023. A média de quase dois gols por jogo indica que o problema não está na criação de oportunidades para balançar as redes, mas, ao menos nos dois últimos confrontos do Leão, faltou efetividade. Grandes chances foram desperdiçadas, sobretudo, o pênalti batido pelo camisa 91 Thiago Galhardo.

O Fortaleza irá entrar em campo novamente na noite do próximo domingo, 12, às 18h30, contra o Ferroviário, pelo jogo de ida da semifinal do “Manjadinho“. Na próxima quinta-feira, 16, o Tricolor de Aço encara o Cerro Porteño, em Assunção, pela confronto decisivo da chamada “Pré-Libertadores“. Para alcançar a fase de grupos da principal competição da CONMEBOL, o Leão de Vojvoda precisa de uma vitória por dois gols de diferença.

Fortaleza x Ferroviário
Contra o Ferroviário, pelo Clássico das Cores do Campeonato Cearense, Leão precisa voltar a balançar as redes. Foto: NE45.