Sou Fortaleza

Aos 18 anos, joia do Fortaleza recebe oportunidade de Vojvoda e faz sua estreia em competições internacionais

fortaleza-vojvoda
Foto: Wagner Meier.

Alexsandro Amorim de Freitas Filho, popularmente conhecido apenas como Amorim, foi um dos principais destaques do Fortaleza de Leandro Zago na Copa São Paulo de Futebol Júnior 2023. O atleta disputou seis partidas, marcou dois gols e, após o fim da campanha do Leãozinho na competição, foi convocado pela comissão técnica para treinar junto com o elenco principal. Na derrota para o Estudiantes de Mérida, na Venezuela, a joia do Tricolor do Pici recebeu de Juan Pablo Vojvoda a oportunidade de entrar em campo na Sul-Americana e fazer sua estreia na segunda maior competição de clubes de futebol da América do Sul.

A promessa das categorias de base do Fortaleza estreou em competições internacionais ao entrar em campo no lugar de Calebe, aos 26 minutos do segundo tempo, no confronto disputado no Estádio Metropolitano de Mérida, na última terça-feira, 6. Apesar do último compromisso da temporada ter ficado marcado negativamente por uma das piores apresentações da equipe comandada por “El Jefe” em toda a temporada, o jogo ficará guardado para sempre na memória do jovem meio-campista, que promete brilhar em seu futuro vestindo a camisa vermelha, azul e branca, de acordo com o Presidente Marcelo Paz.

“Em breve, o Amorim vai estar brilhando pelo Fortaleza. Jovem da terra, talentoso e é um investimento do clube para manter aqui com mais tempo de contrato. Tem todo o perfil para dar resultados esportivos e ser mais um representante da nossa categoria de base. Então, a gente está tratando ele com muito cuidado, carinho, no tempo certo para que ele possa desenvolver com todo suporte de fisiologia, preparação física e psicológica”, afirmou o mandatário do Fortaleza no anúncio da renovação contratual de Amorim até 2027.

Amorim fez sua estreia em competições internacionais ao entrar em campo na Sul-Americana. Foto: Matheus Amorim.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO LEÃO

O Fortaleza entrou em campo na noite da última terça-feira, 6, pela quinta rodada da Copa Sul-Americana. Diante da equipe do Estudiantes de Mérida-VEN, o Leão fez uma de suas piores partidas de toda a temporada e acabou surpreendido na Venezuela por uma derrota de 1 a 0, encerrando sua sequência invicta na competição internacional e o 100% de aproveitamento que ostentava. O revés expôs uma das maiores dificuldades da equipe de Juan Pablo Vojvoda em 2023: o desempenho como visitante.

Com a derrota para o clube venezuelano, o Fortaleza chegou à sua quinta partida consecutiva sem vencer fora de casa. Ao total, já são três derrotas e dois empates, o que faz desta sequência longe do torcedor tricolor a pior de toda a temporada. A última vitória longe da Arena Castelão ocorreu no dia 26 de abril, quando o Tricolor de Aço superou a equipe do Águia de Marabá por 2 a 0, no Estádio Mangueirão, pela Copa do Brasil. A partir disso, o clube do Pici foi superado como visitante por Palmeiras, América-MG e o próprio Estudiantes de Mérida, além dos empates com Corinthians e Grêmio.

Para o próximo compromisso da temporada, o Fortaleza sabe da importância de “virar a chave” e voltar a focar em um dos maiores desafios do primeiro turno da Série A do Campeonato Brasileiro. Pela décima rodada do Brasileirão, o Tricolor de Aço irá entrar em campo contra o Botafogo, fora de casa, no estádio Nilton Santos, às 21h (horário de Brasília) do próximo sábado, 10, em busca de reconquistar a confiança com uma vitória sobre o líder da competição.

fortaleza-botafogo
Próximo compromisso do Fortaleza na temporada será diante do Botafogo, o líder da Série A. Foto: Jorge Rodrigues/AGIF.

VOCÊ VIU? São Paulo recua e Fortaleza assume a dianteira por camisa 10 com aval de Vojvoda

O Fortaleza segue intensificando os trabalhos nos bastidores para encaminhar a contratação de novos reforços que cheguem ao Pici na próxima janela de transferências para agregar ainda mais qualidade ao elenco de jogadores à disposição da comissão técnica de Juan Pablo Vojvoda. Nesse sentido, Jefferson Savarino, do Real Salt Lake, está de malas prontas para deixar a MLS e retornar ao futebol brasileiro após o Leão formalizar seu interesse no venezuelano.

De acordo com informações do renomado jornalista brasileiro Jorge Nicola, o Fortaleza teria que enfrentar a concorrência do São Paulo de Dorival Júnior pela contratação de Savarino na reabertura do próximo mercado da bola, porém, Carlos Belmonte, Diretor de Futebol do Soberano afirmou que o clube paulista não entrará na disputa pelo camisa 10 por meio de entrevista concedida na última terça-feira, 6, após o sorteio das quartas de final da Copa do Brasil 2023.

“Não temos nenhuma conversa com Savarino nesse momento, nada aberto. Não conversamos com os empresários do Savarino”, declarou o dirigente do Tricolor Paulista, mesmo após diferentes fontes apontarem que o São Paulo monitorava a situação do jogador.

O atacante venezuelano de 26 anos teve uma passagem vitoriosa pelo Atlético-MG entre 2020 e 2022, chegando a disputar quase 100 partidas pelo Galo e a conquistar três títulos estaduais, um Campeonato Brasileiro, uma Copa do Brasil e a Supercopa. Cada vez mais próximo do Fortaleza, Savarino chegaria ao Pici com o aval de “El Jefe” e se tornaria o substituto de Moisés, a maior venda da história do futebol nordestino.

fortaleza-savarino
Fortaleza é o destino mais provável para o camisa 10 venezuelano. Foto: Real Salt Lake.