Sou Fortaleza

Craque do Fortaleza contra o Grêmio, João Ricardo revela bastidores de retorno à equipe titular: “Pouco tempo…”

fortaleza-joao-ricardo
Foto: Mateus Lotif.

O Fortaleza entrou em campo na noite desta quinta-feira, 11, pela quinta rodada da Série A do Campeonato Brasileiro 2023. Fora de casa, na Arena do Grêmio, o Leão de Juan Pablo Vojvoda empatou com o Imortal pelo placar de 0 a 0 em um confronto marcado por uma grande atuação do goleiro João Ricardo, o craque do jogo. Após o apito final, o jogador de 34 anos concedeu entrevista e revelou os bastidores de seu retorno à equipe titular tricolor.

“Treinei pouco tempo e ter uma oportunidade assim num jogo fora de casa, contra uma equipe grande… Fico muito feliz pela minha atuação. Acho que eu tenho só a evoluir, cada dia mais. Pegando sequência, pegando ritmo de jogo, pegando tudo”, declarou o camisa 1 do Fortaleza.

Mesmo com a presença do atacante uruguaio Luís Suárez em campo pelo Grêmio na tarde do último domingo, 14, o grande destaque do confronto entre Tricolores foi um jogador do Fortaleza. Após retornar de lesão que o afastou da equipe titular por meses, o goleiro João Ricardo teve uma de suas melhores atuações desde que assinou com o clube do Pici e acabou se tornou o grande responsável pelo ponto conquistado no Rio Grande do Sul. Diante da confirmação da contusão de Fernando Miguel, a expectativa é que o ex-arqueiro do rival assuma a titularidade absoluta da posição.

fortaleza-gremio
João Ricardo foi o principal responsável pelo empate sem gols entre Fortaleza e Grêmio. Foto: Matheus Amorim.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO LEÃO

O Fortaleza segue se destacando na Série A do Campeonato Brasileiro como uma das principais forças da primeira divisão. Além de possuir o melhor ataque do país, a equipe comandada pelo técnico Juan Pablo Vojvoda também se tornou um dos três únicos times que ainda estão invictos na principal competição do futebol nacional. Mesmo com esse “DNA ofensivo”, outro setor tem sido destaque na atual temporada: a defesa tricolor.

Criticado tantas vezes pela torcida tricolor, o Fortaleza possui um dos melhores setores defensivos do país. Ao lado do São Paulo de Dorival Júnior, o Leão ostenta a melhor defesa entre todos os clubes da primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Os Tricolores concederam apenas quatro gols neste fase inicial da competição, a menor quantidade da elite do futebol nacional até o momento, com uma média de 0,67 tentos sofridos por partida.


Os atletas de “El JefeVojvoda saíram de campo sem sofrer gols em três das seis partidas disputadas pela Série A. A vitória por 3 a 0 sobre o Coritiba, no Couto Pereira, e os empates por 0 a 0 contra São Paulo e Grêmio, nas duas últimas rodadas, são exemplos de grandes atuações dos defensores que vestem a camisa vermelha, azul e branca.

A última derrota sofrida pelo Fortaleza em 2023, entre todas as competições, ocorreu no dia 29 de março, quando a equipe de “El Jefe” foi derrotada pelo rival, Ceará, por 3 a 2, na semifinal da Copa do Nordeste 2023. Desde então, 13 jogos foram disputados, com oito vitórias e cinco empates. O Palmeiras é a única outra equipe que ainda está invicta na Série A e o time de Abel Ferreira será o próximo oponente do Tricolor nas oitavas de final da Copa do Brasil.

titi-fortaleza
Apesar das críticas, a defesa do Fortaleza segue surpreendendo o futebol brasileiro com um desempenho consistente. Foto: Lucas Emanuel/AGIF.

VOCÊ VIU? Após empate com Grêmio, Vojvoda abre o jogo no Fortaleza e revela estratégia para “anular” Suárez: “Conhecido no mundo inteiro…”

Na tarde do último domingo, 14, o Fortaleza visitou a equipe do Grêmio de Renato Gaúcho, no Rio Grande do Sul, em confronto válido pela sexta rodada da Série A do Campeonato Brasileiro 2023. Em um jogo duro, com sucessivas disputas pela bola e por espaço, os dois Tricolores empataram pelo placar de 0 a 0 e seguem na briga por uma vaga na zona de classificação para a Copa Libertadores da América 2024. Após o apito final, o técnico Juan Pablo Vojvoda analisou a partida e revelou bastidores de sua estratégia para “anular” um dos melhores jogadores da última década: Luís Suárez.

“São jogadores muito bons tecnicamente, onde o jogo deles é mais de apoio, de tabelas. Então, mostramos imagens, trabalhamos o que podíamos trabalhar. E com as características desses jogadores, nós tratamos de ocupar o meio-campo, porque eles têm essa característica, e atenção na área. Suárez é um jogador conhecido pelo mundo inteiro por sua presença de área. Ele clarifica tudo e com um toque. Não somente temos que estar com atenção a Suárez, mas também ao que ele pode deixar aos seus parceiros”, revelou o treinador argentino do Fortaleza.

O próximo compromisso do Fortaleza na temporada promete testar o elenco tricolor no mais alto nível técnico e de intensidade. Na próxima quarta-feira, 17, às 19h (horário de Brasília) o Leão irá visitar o Palmeiras de Abel Ferreira no Allianz Parque pelos primeiros 90 minutos do confronto válido pelas oitavas de final da Copa do Brasil. O comandante técnico do clube do Pici fez um balanço geral do desempenho deu sua equipe na Arena do Grêmio.

“No primeiro tempo, acho que o Grêmio pressionou mais a gente. Nós, cada vez que recuperávamos a bola, fazíamos um jogo muito curto. Jogávamos bem com a bola, em espaços reduzidos, mas não era o nosso DNA com a bola. No segundo tempo, o time explorou melhor os espaços e teve mais forças para finalizações. Acho que, no segundo tempo, nossa força ofensiva foi maior que no primeiro”, analisou Vojvoda, o segundo treinador com maior número de partidas à frente do Fortaleza em toda a história.

Luís Suárez passou em branco no empate por 0 a 0 entre Fortaleza e Grêmio. Foto: Lucas Uebel.