Sou Fortaleza

126 JOGOS! No comando do Fortaleza, Vojvoda irá alcançar nova marca histórica ainda em janeiro

fortaleza-vojvoda
Foto: Thiago Gadelha.

Após o desfecho das negociações entre Fortaleza e Juan Pablo Vojvoda que definiram a sua permanência no clube, o treinador argentino se torno, oficialmente, um dos técnicos mais bem pagos da elite do futebol brasileiro. O investimento, no entanto, é consequência do trabalho vitorioso das duas últimas temporadas, que chegou, inclusive, a atrair a atenção de times gigantes do cenário nacional. Agora, um dos maiores treinadores da história do clube do Pici irá escrever ainda mais história no mês de janeiro.

Atualmente, Vojvoda acumula 124 partidas sob o comando do Fortaleza, uma a menos do que o técnico César Moraes. O argentino está apenas a duas partidas de se isolar como o quinto treinador com mais jogos pelo Tricolor de Aço. A marca histórica de Juan Pablo será alcançada no próximo domingo, 29, em duelo contra a equipe do Barbalha, pelo Campeonato Cearense 2023.

O Fortaleza conquistou a última vaga classificatória para a Copa Libertadores da América através do Brasileirão e irá disputar a competição pelo segundo ano consecutivo. Assim, o clube do Pici pode realizar maiores investimentos no Departamento de Futebol. Em relação aos salários de Juan Pablo Vojvoda e sua comissão técnica, não poderia ser diferente. Os novos valores superam a marca de R$ 9 milhões ao ano, o que expõe a valorização do grande trabalho das últimas temporadas.

Em 2023, o Fortaleza irá entrar em campo para a disputa de cinco grandes competições: Campeonato Cearense, Copa do Brasil, Copa do Nordeste, Série A do Campeonato Brasileiro e Copa Libertadores da América. A expectativa é que o padrão de qualidade apresentado por Vojvoda nas últimas temporadas se repita e o Leão tenha mais uma temporada de conquistas.

Fortaleza encaminha acerto com meio-campista do futebol exterior
Vojvoda segue escrevendo cada vez mais história no comando do Leão. Foto: Thiago Gadelha/SVM

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO LEÃO

Após a estreia do Fortaleza na temporada de 2023, a diretoria do clube busca intensificar os trabalhos para suprir as necessidades do elenco comandado por Juan Pablo Vojvoda antes do final da janela de transferências. Após a rescisão contratual de Christian Bernardi, o Leão deve contratar um novo meia e, diante disso, o nome de Luan, do Corinthians, foi bastante vinculado ao clube do Pici.

Nas últimas semanas, alguns veículos de comunicação de São Paulo relataram o interesse do Fortaleza na contratação de Luan, meia que brilhou com a camisa do Grêmio e está, atualmente, no Corinthians. Entretanto, o jornalista Jorge Nicola entrou em contato com o presidente do Fortaleza, Marcelo Paz, que afirmou que o Tricolor do Pici não tem interesse em sua contratação.

De acordo com Nicola, em participação no podcast Flow Sport Club nos últimos dias, os rumores de interesses de clubes como o Fortaleza, Goiás e Grêmio no meio-campista de 29 anos se intensificaram ao ponto do jornalista entrar diretamente em contato com os dirigentes dos clubes para confirmar as negociações. Porém, o retorno obtido foi motivo de risadas entre os apresentadores e o convidado após um dirigente do Esmeraldino ter respondido “Deus me livre” sobre o possível interesse do clube goiano no “camisa 10” do Corinthians. Ainda segundo Jorge, a diretoria do Tricolor do Pici teve a mesma reação.

Contratado pelo Santos no janela de transferências de meio de temporada, o empréstimo de Luan era válido somente até o final do Campeonato Brasileiro de 2022 e o Peixe não demonstrou interesse em prolongar seu vínculo com o jogador. A antiga estrela do Grêmio encerrou a temporada com oito partidas disputadas com a camisa do clube paulista, nas quais marcou um gol contra o próprio Fortaleza, e concedeu uma assistência.

Fortaleza negocia com jogador do Corinthians
Luan é alvo de bastante críticas da torcida do Corinthians. Foto: Rodrigo Coca.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO FORTALEZA

O Fortaleza estreou na temporada da melhor forma possível. O Leão de Juan Pablo Vojvoda venceu os três primeiros confrontos de 2023 e a comissão técnica segue realizando testes e análises a fim de qualificar ao máximo o elenco de jogadores que irá disputar Brasileirão, Campeonato Cearense, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Libertadores. Contudo, um dos atletas aproveitados pelo treinador argentino que ainda não teve a oportunidade de entrar em campo com a camisa vermelha, azul e branca é Gustavo Coutinho.

O atacante de 24 anos do Fortaleza foi punido pelo STJD pela expulsão no último jogo do Sport da Série B de 2022, quando ainda atuava pelo clube pernambucano. Coutinho recebeu quatro partidas de suspensão e uma multa de R$ 100. O clube do Pici fez uma consulta à CBF recentemente para saber se o jogador pode ser utilizado no Campeonato Cearense, mas segue no aguardo de uma resposta definitiva da entidade.

A Copa do Nordeste é organizada pela CBF, dessa forma, é muito provável que Coutinho não possa jogar a competição antes do fim de sua punição, que não deve ser reduzida. O atacante segue treinando normalmente com o elenco do Fortaleza e chegou a ser relacionado para a partida contra o Caucaia, na quarta-feira, 18, mas não entrou em campo.

Gustavo Coutinho tem futuro indefinido no Leão. Foto: Leonardo Moreira.