A vitória do Fortaleza sobre o Santos por 2 a 0, na tarde do último domingo (13), em plena Vila Belmiro, decretou a classificação para a próxima Libertadores e encerrou a temporada do Campeonato Brasileiro. A temporada do Leão teve altos e baixos, mas alguns fatores foram determinantes para o sucesso ao final da competição. O goleiro tricolor Fernando Miguel foi um dos destaques de 2022, não apenas por suas defesas importantes, mas pela constância e segurança que o jogador ofereceu ao time.
De acordo com uma das principais fontes de estatísticas do futebol brasileiro, SofaScore, Fernando Miguel terminou a Série A 2022 com a maior avaliação média entre todos os jogadores do Fortaleza na competição, 7,24. Foram 20 jogos disputados, 15 gols sofridos (com média de 0,7 por jogo), 76 defesas (com média de 3,8 por partida), dez defesas difíceis, 83% de finalizações defendidas e 60% dos jogos sem sofrer nenhum gol.
O arqueiro de 37 anos do Leão foi peça fundamental na arrancada do segundo turno do Brasileirão. Fernando Miguel começou a temporada como titular, mas chegou a perder o posto para Max Walef e Marcelo Boeck, além da lesão que o afastou dos gramados por grande parte do primeiro turno. Depois que retomou a titularidade, contribuiu para o crescimento do Fortaleza no campeonato junto dos reforços que chegaram em meio de temporada, como Thiago Galhardo, Lucas Sasha e o zagueiro Emanuel Brítez.
O Fortaleza já anunciou a renovação de contrato do goleiro nos últimos dias, o novo acordo é válido até o final de 2023. Além disso, há opção de renovação por mais um ano. Com a camisa do Leão, Fernando Miguel conquistou, de forma invicta, o Campeonato Cearense e a Copa do Nordeste de 2022. Disputou, também, a Copa do Brasil e participou da Libertadores.
Confira algumas das principais defesas de Fernando Miguel na temporada
Veja mais notícias do Fortaleza, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Fortaleza Esporte Clube.