Sou Fortaleza

FUNDAMENTAIS! Relembre o impacto das principais contratações do Fortaleza na arrancada do clube no Brasileirão 2022

Volante do Fortaleza
Foto: Felipe Cruz

O Fortaleza concluiu mais uma temporada histórica na elite do futebol brasileiro. 2022 ficou marcado pela superação e entrega dos jogadores do Leão, que conquistaram, pelo segundo ano consecutivo, seu objetivo máximo: a classificação para a Libertadores. Além disso, o clube levantou as taças do Campeonato Cearense e Copa do Nordeste e chegou às quartas de final da Copa do Brasil.

Na última temporada, o Fortaleza fez 18 contratações. Os primeiros reforços conseguiram um ótimo rendimento no início do ano, quando levantaram as taças do Campeonato Cearense e da Copa do Nordeste. Na primeira participação do clube cearense na Libertadores, o Leão avançou para uma inédita oitavas de final.

Entretanto, no que diz respeito ao Brasileirão, o grupo não conseguiu atingir o mesmo nível de competição, ao encerrar o primeiro turno como o último colocado da Série A, com apenas 15 pontos somados. Para o returno, a diretoria sentiu a necessidade de acrescentar novas opções ao elenco comandado por Juan Pablo Vojvoda. Os reforços do mercado de transferências de meio de temporada foram determinantes para a reação que levou o time à oitava posição do campeonato.

Fernando Miguel
Considerado por muitos como o melhor jogador do Fortaleza na temporada, Fernando Miguel não conseguiu se firmar na equipe titular no início do ano. Após a falha no Clássico-Rei da Copa do Nordeste, perdeu espaço para Max Walef e Marcelo Boeck. O arqueiro do Leão recuperou sua vaga no time somente no segundo turno do Brasileirão, com atuações em alto nível que salvaram o Fortaleza em diversos momentos.

Lucas Sasha
O volante chegou para a disputa do segundo turno do Campeonato Brasileiro e logo assumiu a vaga de titular no meio-campo do Fortaleza, recuperando a consistência do setor da equipe que, até então, vinha sendo bastante questionável. Mesmo não terminando o ano como titular absoluto, as performances entregues por Sasha foram importantes para o grupo adquirir solidez e confiança para o restante da competição.

Caio Alexandre
Emprestado pelo Vancouver Whitecaps, do Canadá, o atleta vestiu a camisa do Fortaleza em 12 partidas, com um gol marcado. O volante terminou a temporada como titular da equipe de Vojvoda, que parece ter depositado bastante confiança no jogador. O Leão ainda busca garantir a renovação de seu contrato para o próximo ano.

Juninho Capixaba
Capixaba chegou ao Tricolor no início da temporada e a expectativa de sua chegada era que servisse como reserva de Lucas Crispim, que terminou a temporada de 2021 como o titular da ala-esquerda. No entanto, o camisa 10 do Leão não conseguiu repetir o rendimento do ano anterior, portanto, Capixaba assumiu a titularidade da posição. Em 59 partidas, oscilou entre partidas muito boas e muito ruins, mas encerrou o Brasileirão em alta e com bons números. O jogador não deve permanecer para a próxima temporada.

Britez
O defensor argentino surgiu como uma contratação sem muitas expectativas, mas surpreendeu a todos ao assumir a titularidade absoluta e melhorar consideravelmente a defesa do Fortaleza quando o time mais precisou. Para além de seus recursos como zagueiro, o jogador também mostrou sua versatilidade à Vojvoda, atuando como lateral-direito e lateral-esquerdo, quando necessário. O argentino foi fundamental para que o Leão chegasse à oitava posição.

Zé Welison
Zé Welison chegou ao Fortaleza por empréstimo, no início da temporada. Em 2022, apresentou-se como um grande reforço, com qualidades defensivas que outros volantes da equipe não apresentaram. No ano, disputou 44 partidas, com quatro gols marcados. O volante de 26 anos foi adquirido em definitivo antes mesmo da temporada acabar. Está nos planos de Vojvoda para o próximo ano.

Otero
Rómulo Otero também foi um dos nomes que chegaram no meio da temporada. O venezuelnao não jogou tanto, principalmente porque na reta final do Brasileirão, Vojvoda passou a valorizar mais um esquema que privilegia volantes. Como o atleta é meia-atacante, disputava posição com Lucas Lima, mas nenhum dos dois encerrou a temporada com o futuro definido no clube cearense. Otero marcou apenas um gol com a camisa do Fortaleza, em inesquecível cobrança de falta que rendeu o empate ao Tricolor contra o Atlético-GO, no Castelão.

Moisés
Moisés está entre os principais nomes do Fortaleza na temporada. Contratado para substituir David, que deixou o clube para jogar no Internacional, o jogador, de 26 anos, veio da Ponte Preta e disputou 66 partidas pelo Leão, com 16 gols marcados e sete assistências. Apesar da inconstância ao longo da temporada, encerrou 2022 como vice-artilheiro do clube cearense, atrás apenas de Yago Pikachu.

Ceballos
O jovem zagueiro foi anunciado como reforço do Fortaleza no final de 2021. O jogador não conseguiu se firmar como titular absoluto do sistema defensivo tricolor, mas foi bastante utilizado por Vojvoda quando necessário. Fez uma temporada decente em suas 32 partidas com a camisa do Leão e ainda pode desenvolver muito como jogador.

Pedro Rocha
O atacante chegou ao Fortaleza em agosto para reforçar o elenco na reta final do Brasileirão e não demorou para assumir o protagonismo. Pedro Rocha entregou boas atuações e marcou três importantes gols nas 13 partidas em que disputou, além de quatro assistências. Foi essencial para oferecer competição à posição de ponta-esquerdo quando Moisés não vivia sua melhor fase.

Silvio Romero
O Fortaleza disputava a contratação de Silvio Romero com o rival, Ceará. O anúncio de sua chegada gerou grandes expectativas nos torcedores tricolores, pois o argentino acabou preferindo jogar pelo Leão do que o Alivinegro. Dentro de campo, porém, o atacante fez uma temporada bastante irregular, apesar dos bons números. O atleta de 34 anos estava no Independiente, da Argentina, antes de disputar 57 partidas pelo Tricolor do Pici, onde marcou 14 gols e anotou cinco assistências.

Thiago Galhardo
Outro dos principais destaques do Fortaleza na temporada, Thiago Galhardo não precisou de muito tempo para assumir o papel de protagonista na recuperação história do Leão no Campeonato Brasileiro. Vestindo a camisa tricolor, Galhardo apresentou mais do que seus sete gols e assistência, jogou algumas partidas como segundo atacante e recuava mais para trabalhar na construção das jogadas de ataque. Fundamental para o time de Vojvoda, o jogador deve seguir no Fortaleza em 2023.