DESDE 2009! Dirigente do Fortaleza revela que Vojvoda estava no seu radar há mais de uma década

Foto: Leonardo Moreira/Fortaleza EC

Em uma participação especial no podcast Papo com Futebolês, do canal Futebolês, o vice-presidente do Fortaleza, Alex Santiago, compartilhou informações exclusivas sobre os bastidores da contratação do atual técnico do clube, Juan Pablo Vojvoda. Santiago revelou que, após uma extensa busca por um treinador, onde até mesmo o nome de Fernando Diniz foi cogitado, o presidente do Fortaleza, Marcelo Paz, entregou as características desejadas para a equipe e pediu a Santiago para encontrar alguém com o perfil adequado.

O vice-presidente revelou ser um grande consumidor do futebol sul-americano e contou que seu primeiro contato com a filosofia de Juan Pablo Vojvoda ocorreu quando o treinador argentino comandava o Talleres, em uma partida contra o São Paulo, em 2009. Desde então, Vojvoda esteve no radar de Santiago. Quando Diniz recusou a proposta do Fortaleza, Alex sugeriu o nome de Vojvoda, e, após algumas conversas e análise do elenco, o treinador aceitou o desafio de vir para o clube cearense.

“Em 2009 eu assisti um jogo de pré-libertadores entre São Paulo e Talleres de Córdoba, aí onde a coisa começa. Eu vi um domínio tático de uma equipe com um orçamento muito menor, contra uma equipe gigantesca no continente, que era o São Paulo. Inclusive eu vejo o jogo em Córdoba e quem faz o segundo gol lá do Talleres foi Tomás Pochettino, uma paulada de fora da área, 2 a 0. Aí tem o jogo de volta no Morumbi, e eu digo, pronto , eu quero assistir aqui pra ver o final da história. 0 a 0, o São Paulo não andou, o Talleres teve uma tranquilidade para jogar fora de casa contra um gigante, uma maturidade, um acerto tático que raramente eu vi. Só passei a olhar, que treinador bacana, que trabalho legal!” – afirmou Santiago.

A contratação de Juan Pablo Vojvoda pelo Fortaleza tem sido vista como um marco importante para o time. Com uma proposta de jogo ofensiva e intensa, o técnico argentino tem conquistado a torcida e os jogadores. Alex Santiago ressaltou que a escolha por Vojvoda se deu não apenas por sua experiência e conhecimento tático, mas também por sua capacidade de identificar e potencializar o talento dos atletas do elenco.

Alex Santiago
Foto: Leonardo Moreira/FEC

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO LEÃO

Após o anúncio oficial da saída de Moisés, a maior venda da história do futebol nordestino, o Fortaleza voltou a analisar o mercado com o objetivo de definir um substituto à altura do camisa 21 o quanto antes. Porém, repor um dos principais jogadores do Leão desde que Juan Pablo Vojvoda assumiu o comando técnico do clube não será nada fácil. Nas últimas semanas, Jefferson Savarino, atacante de 26 anos, surgiu como o principal alvo para a próxima janela de transferências, mas as negociações esfriaram e, agora, o Tricolor deve enfrentar a concorrência do São Paulo se quiser contar com o futebol do venezuelano.

Enquanto Marinho ainda resolvia a questão de seu afastamento junto ao Flamengo, o São Paulo de Dorival Júnior formalizou seu interesse pelo jogador de 33 anos, mas as negociações não avançaram e o Soberano acabou desistindo da contratação do atacante. Diante disso, o clube paulista passou a focar em outra alternativa para seu setor ofensivo: Savarino, camisa 10 e craque do time do Real Salt Lake, dos Estados Unidos.

De acordo com informações da ESPN, o São Paulo deve tentar chegar a um acordo com o clube norte-americano para que as negociações se adequem à sua atual realidade financeira, mas a transferência do ex-atacante do Atlético-MG parece pouco provável. As tratativas entre o Fortaleza e o Real Salt Lake esfriaram após Savarino não demonstrar qualquer intenção de retornar ao futebol brasileiro. O venezuelano vive um dos melhores momentos de sua carreira na MLS.

Jefferson Savarino fez parte do histórico time do Atlético-MG que conquistou o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil de 2021. Defendendo a camisa do Galo, o atacante disputou 99 jogos e marcou 21 gols, mas acabou perdendo espaço na equipe titular do técnico Cuca e pediu para ser negociado. Alvo do Fortaleza para a próxima janela de transferências, as tratativas seguem em pauta, mas um desfecho positivo ainda está distante.

fortaleza-savarino
Savarino entrou na mira do São Paulo de Dorival Júnior. Foto: Pedro Souza.

VOCÊ VIU? Joia do Fortaleza, Hércules recebe veredito do Palmeiras após especulações sobre seu futuro

Não é novidade para ninguém que o volante Hércules, do Fortaleza, vem se tornando um dos principais meio-campistas do Brasil no que diz respeito à idade, potencial de evolução e, sobretudo, qualidade técnica. Apesar do rendimento do jogador de 22 anos estar abaixo das expectativas, ainda há interesse por parte de diversos clubes do cenário internacional em contar com o futebol do camisa 35 do Leão.

Na reta final da última janela de transferências, Flamengo e Palmeiras formalizaram seus respectivos interesses pela contratação do volante do Fortaleza, mas nada foi concretizado antes do fechamento do mercado e o jogador acabou permanecendo no Pici. Agora, no entanto, a situação parecer ter mudado. Em contato com o site “Nosso Palmeiras“, um dos diretores do clube paulista revelou desconhecer qualquer interesse do Verdão na contratação de Hércules.

Após entrar em campo pelo Fortaleza na vitória sobre o Vasco da Gama, pelo Brasileirão, Hércules passou a estar impossibilitado de vestir a camisa de qualquer outro time da Série A até o final da temporada. Titular de “El JefeVojvoda contra o Gigante da Colina, o jovem meio-campista completou sete jogos na competição nacional e, de acordo com o regulamento da CBF, jogadores com mais de seis partidas disputados por uma equipe não podem se transferir para outro clube em uma mesma edição.

Hércules foi promovido à equipe principal do Fortaleza no início da temporada passada e, aos poucos, conquistou seu espaço entre os titulares e a confiança do técnico Juan Pablo Vojvoda. Em mais um dos grande negócios realizados pelo clube do Pici, R$ 250 mil foram desembolsados ao Atlético Cearense para adquirir 50% dos direitos econômicos do talentoso volante de 22 anos, que possui contrato válido com o Tricolor de Aço até 2026.

fortaleza-hercules
Hércules deve deixar o Fortaleza rumo ao futebol exterior. Foto: Mateus Lotif.