Sou Fortaleza

“EL JEFE!” Fortaleza celebra marca história de Vojvoda no comando técnico do clube; confira

fortaleza-vojvoda
Foto: Thiago Gadelha.

Desde que assumiu o comando técnico do Fortaleza, em uma das principais apostas da gestão do atual presidente do clube, Marcelo Paz, o argentino Juan Pablo Vojvoda vem consolidando seu nome como um dos maiores treinadores dos 104 anos de história do Leão. Prestes a entrar em campo por mais uma decisão da Copa Sul-Americana 2023, o Tricolor do Pici celebra mais uma marca história alcançada pelo comandante técnico à frente do gigante nordestino.

Há dois anos atrás, “El Jefe” chegava ao Fortaleza sob olhares de desconfiança da grande maioria de sua torcida, que não conhecia o trabalho do argentino no futebol sul-americano. Desde então, iniciou-se a chamada “Era Vojvoda”: um dos períodos mais vitoriosos de toda a existência do Leão do Pici. O técnico de 48 anos classificou o clube, pela primeira vez na história, para duas Copas Libertadores da América consecutivas, além dos importantes títulos estaduais e do Nordeste, e se tornou um dos principais treinadores do Brasil.

Após a vitória sobre o Águia de Marabá, pela Copa do Brasil, Vojvoda se tornou, oficialmente, o terceiro técnico com maior número de jogos no comando do Fortaleza. O treinador alcançou a marca de 150 partidas à frente do Leão e superou Francisco Barbosa Gomes, o “Caiçara“. Agora, o argentino fica atrás somente de Rogério Ceni, com 153, e Moésio Gomes, com 229. Restam apenas quatro jogos para que o atual comandante chegue à segunda colocação da lista histórica e se torne um dos maiores ídolos de todos os tempos.

fortaleza-vojvoda
Juan Pablo Vojvoda segue fazendo história no comando do Tricolor de Aço. Foto: Thiago Gadelha/SVM.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO LEÃO

Nesta quinta-feira, 4, às 21h, o Fortaleza enfrenta o Estudiantes de Mérida, da Venezuela, na Arena Castelão, em partida válida pela 3ª rodada da Copa Sul-Americana 2023. Após uma classificação tranquila na Copa do Brasil em cima do Águia de Marabá e uma vitória sobre o Fluminense de Fernando Diniz por 4 a 2 na Série A, o Leão volta a jogar diante do apoio de sua torcida para defender a liderança do Grupo H da competição internacional.

Depois de conquistar uma vitória das mais importantes na “Sula” sobre o principal adversário do Leão no Grupo H, o San Lorenzo, a equipe comandada pelo técnico Juan Pablo Vojvoda irá conhecer e encarar, pela primeira vez, o seu último rival da primeira fase da competição. Com exceção do goleiro João Ricardo e dos atacantes Pedro Rocha e Juan Martín Lucero, o treinador argentino deve contar com força máxima para somar mais três pontos no torneio da CONMEBOL.

O Estudiantes de Mérida, por sua vez, entra em campo sem chances de classificação na Copa Sul-Americana e busca uma vitória para adquirir confiança para o restante de 2023. O clube venezuelano não vive um bom momento e muito menos uma boa temporada, vindo de duas derrotas na competição continental: 1 a 0 para o San Lorenzo, em casa, e para o Palestino, longe de seus domínios. Além disso, no Campeonato Venezuelano, o Estudiantes ocupa, atualmente, o 11º lugar, com 11 pontos somados em três vitórias, dois empates e seis derrotas.

TRANSMISSÃO

O confronto entre Fortaleza e Estudiantes de Mérida pela Copa Sul-Americana 2023 não contará com nenhuma transmissão em TV aberta ou TV fechada. O Paramount+ adquiriu os direitos de imagem exclusivos da partida, ou seja, o serviço de streaming será o único meio de assistir à estreia do Tricolor do Pici na competição.

PROVÁVEIS ESCALAÇÕES

Fortaleza: Fernando Miguel; Tinga, Brítez, Titi e Bruno Pacheco; Lucas Sasha, Caio Alexandre e Pochettino; Pikachu, Romarinho e Thiago Galhardo.

Técnico: Juan Pablo Vojvoda. 

Desfalques: Lucero, Pedro Rocha e João Ricardo.

Estudiantes de Mérida: Velásquez; Edison José, Anthony Matos e Doldán; Guaramato, Rodríguez, Flores, Peña e Jesús Gómez; Arenas e Zorilla.

Técnico: Alí Cañas

Desfalques: A confirmar.

ARBITRAGEM

Árbitro: Jhon Hinestroza (COL)

Assistente 1: Jhon Leon (COL)

Assistente 2: Dionisio Ruiz (COL)

VAR: Nicolas Gallo (COL)

fortaleza-sul-americana
Leão entra em campo em busca de encaminhar sua classificação para as oitavas de final da Copa Sul-Americana 2023. Foto: Mateus Lotif.

VOCÊ VIU? Alvo do Flamengo, estrela do Fortaleza deve ter seu futuro definido na próxima janela de transferências

Na reta final da última janela de transferências, o Fortaleza recebeu propostas por titulares da equipe comandada pelo técnico Juan Pablo Vojvoda e teve que agir rápido para encaminhar renovações contratuais de jogadores como Titi e Tinga. No entanto, Hércules, uma das maiores joias do Tricolor do Pici atraiu forte interesse de clubes como Palmeiras e, principalmente, Flamengo, que avaliaram a contratação do meio-campista de 22 anos.

Defendendo a camisa do Fortaleza, Hércules se tornou o volante da Série A do Campeonato Brasileiro com maior número de gols marcados nas duas últimas temporadas. Nas oportunidades em que entrou em campo como titular, o jogador balançou as redes adversárias 12 vezes e ainda contribuiu com duas assistências. Para além do interesse de Palmeiras e Flamengo, o camisa 35 tem sido cobiçado por times do futebol europeu e, apesar de não ter recebido nenhuma proposta oficial, o clube do Pici, acredita que, até julho, tudo será definido.

“Eu acho que, no máximo no meio do ano, será negociado porque a procura é muito grande. É um jogador que se desenvolveu muito, até fisicamente, e é um jogador que tem grandes equipes que precisam nessa posição. O Palmeiras vendeu o Danilo para a Premier League e precisa de volante, no exterior também está muito valorizado, já recebemos proposta até da Itália por ele, mas eu acho que, no máximo até o meio do ano, ele deve ser negociado”, declarou o dirigente do Fortaleza em entrevista concedida ao Diário do Nordeste.

fortaleza-hercules
Hércules deve se transferir para algum clube da Europa na próxima janela de transferências. Foto: Mateus Lotif.