Há sete jogos sem saber o que é ser derrotado, o Fortaleza segue avançando na atual temporada em busca de novas histórias a serem eternizadas. Na noite do último domingo, 23, o clube do Pici conquistou a sua primeira vitória no Brasileirão 2023 ao superar a equipe do Coritiba, no Estádio Couto Pereira, pelo placar de 3 a 0. Com o resultado, o Leão terminou a rodada da vice-liderança da competição. Por meio de entrevista coletiva pós-jogo, Juan Pablo Vojvoda revelou bastidores da recente sequência de jogos fora de casa.
“Sobre a intensidade, necessitamos de jogadores compromissados com essa ideia. Estamos há uma semana fora de casa e conseguimos duas vitórias importantes por diferentes competições. Ganhamos na Argentina e agora ganhamos em um campo difícil, em que o time pôde desenvolver um bom jogo, principalmente no segundo tempo”, afirmou o treinador argentino do Fortaleza.
Ainda sobre o triunfo diante da equipe do Coritiba, o comandante técnico do Fortaleza revelou suas impressões contextuais e táticas da partida. O Coxa, que entrou em campo com um treinador interino após a demissão do português António Oliveira, disputou um jogo equilibrado, mas não conseguiu sustentar a pressão do Tricolor de Aço.
“Acho que foi um jogo equilibrado no primeiro tempo, em que tivemos por momentos, acho que 15 ou 20 minutos, um bom controle a partir da posse de bola, mas sem muitas finalizações. Eles tiveram mais finalizações com arremates. No segundo tempo, o gol de bola parada abriu a partida. Havia outros espaços em que tivemos boa qualidade para aproveitar esses espaços e pudemos conseguir dois gols desse jeito”, afirmou “El Jefe” Juan Pablo Vojvoda.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO LEÃO
O Fortaleza estreou na Copa do Brasil 2023 e venceu o primeiro jogo do duelo de 180 minutos contra o Águia de Marabá com autoridade. O Leão de Vojvoda não poupou esforços e aplicou uma goleada de 6 a 1 sobre o clube paraense. Agora, cada vez mais perto de receber o Tricolor de Aço em casa, diante de sua torcida, a equipe comandada pelo técnico Mathaus Sodré solicitou uma alteração de última hora.
A diretoria do Águia de Marabá enviou uma solicitação à Confederação Brasileira de Futebol, CBF, com o objetivo de mudar o local do jogo contra o Fortaleza, válido pela terceira fase da Copa do Brasil. Inicialmente, a partida ocorre no Mangueirão, mas o tradicional time do Pará deseja a troca para o Baenão. O motivo supostamente seria por conta da diferença entre capacidades máximas. A Federação Paraense de Futebol, FPF, reconheceu o pedido do Águia, mas ainda aguarda o veredito oficial da Confederação.
Para avançar, o Águia precisa derrotar o Fortaleza por seis gols de vantagem. Em caso de triunfo por qualquer placar com cinco gols de diferença, a decisão será resolvida nos pênaltis. Como o Leão pode se classificar para as oitavas de final da competição com uma derrota por até quatro gols, é provável que “El Jefe” utilize uma escalação alternativa para o confronto, com jogadores que não vêm recebendo muitas oportunidades em campo.

VOCÊ VIU? Após marcar dois gols pelo Fortaleza contra o Coritiba, Pikachu desabafa: “O Brasil todo viu…”
Alvo de críticas por parte da torcida do Fortaleza e imprensa cearense, Yago Pikachu segue acumulando participações em gols com a camisa vermelha, azul e branca. O jogador deixou o banco de reservas da partida contra o Coritiba, no último domingo, 23, para marcar dois gols e garantir a primeira vitória do Tricolor de Aço no Brasileirão 2023. Após o final do jogo, o ponta-direita aprovou o desempenho e exaltou o bom momento do clube.
“O Brasil todo viu como foi o ano passado. Apesar de ter jogado bem vários jogos, não conseguíamos os resultados. Nesse começo de campeonato, estreamos com um adversário que vai brigar na parte de cima da tabela. O Coritiba é um dos nossos adversários diretos. A gente sabia da importância dessa vitória, mesmo jogando fora de casa. Estamos em um bom momento, a motivação era muito grande. Conseguimos fazer um bom jogo. Nos contra-ataques, conseguimos os gols necessários e a vitória”, declarou o camisa 22 do Fortaleza.
O ex-atleta do Vasco vem recuperando a melhor forma depois de ter encaminhado sua transferência para o futebol japonês. Yago Pikachu era o principal jogador do Leão na primeira parte da temporada de 2022, porém, este ano, perdeu espaço na equipe titular de Juan Pablo Vojvoda após apresentar um desempenho abaixo do que é esperado de um ala, lateral ou ponta com a sua qualidade técnica.

Veja mais notícias do Fortaleza, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Fortaleza Esporte Clube.