Sou Fortaleza
vojvoda-fortaleza
Foto: Felipe Cruz.

“Quem decide mesmo…”; Vojvoda abre o jogo no Fortaleza e revela bastidores para decisão do Cearense

Prestes a disputar uma das maiores finais da história do Campeonato Cearense, o Fortaleza tem o seu arquirrival como o último obstáculo antes de poder confirmar mais uma defesa de título de campeão na maior competição de clubes do futebol do estado. O técnico do Tricolor de Aço, Juan Pablo Vojvoda, comentou sobre o próximo compromisso de sua equipe na temporada e revelou bastidores do último Clássico-Rei de 2023.

“Tanto nós como o adversário (Ceará) já nos conhecemos. Temos uma leve vantagem, mas cada um fará o seu planejado. Acho que será equilibrado, como é uma final. Cada treinador vai fazer sua estratégia, mas quem decide mesmo em campo são os jogadores”, afirmou o treinador do Fortaleza, que busca conquistar mais um título à frente do clube.

O próximo confronto entre os dois maiores times do futebol cearense será disputado no próximo sábado, 8, às 16h (horário de Brasília) e pode consagrar o Fortaleza como pentacampeão cearense em caso de vitória ou qualquer empate diante do Ceará. Antes disso, o Leão garantiu um enorme ganho de confiança para a grande decisão após golear a equipe do Palestino, do Chile, por 4 a 0 em sua estreia na Copa Sul-Americana 2023, na Arena Castelão.

fortaleza-ceara
Leão do Pici irá enfrentar o arquirrival em busca do pentacampeonato estadual. Foto: Fabiane de Paula/SVM.

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO LEÃO

Desde a abertura da atual janela de transferências, o Fortaleza foi um dos clubes da Série A do Campeonato Brasileiro que mais movimentou o mercado da bola. O Tricolor de Aço concretizou a contratação de 13 novos reforços para o grupo de jogadores à disposição do técnico Juan Pablo Vojvoda e, até o momento, teve que lidar com somente uma saída entre os titulares de 2023: o lateral-esquerdo Juninho Capixaba. No entanto, a situação pode mudar nos próximos dias.

De acordo com informações do jornalista Afonso Ribeiro, do Jornal O POVO, o Cruzeiro deu início às negociações pela transferência do capitão e ídolo do Fortaleza, Tinga. Com o aval de Ronaldo Fenômeno, a Raposa deve desembolsar uma compensação financeira considerável para contar com o futebol do camisa 2 do Leão antes do final de seu contrato com Tricolor do Pici, válido até o final de 2023.

Ao que tudo indica, as conversas estão avançadas e o defensor do Fortaleza pode encaminhar sua saída definitiva do clube após a grande final do Campeonato Cearense 2023, contra o arquirrival, Ceará. Ídolo, Tinga pode deixar o Leão após levantar a taça do tão sonhado pentacampeonato estadual, algo inédito no futebol cearense. Em sua passagem pelo Pici, o histórico jogador de 29 anos se consagrou tetracampeão estadual, conquistou duas Copas do Nordeste e a Série B do Campeonato Brasileiro 2018.

tinga-fortaleza-libertadores
Tinga pode estar de saída do Leão após oito títulos conquistados. Foto: Kely Pereira/AGIF

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO FORTALEZA

O Fortaleza irá estrear nesta edição da Copa do Brasil contra um velho conhecido de temporadas passadas. A equipe de Juan Pablo Vojvoda irá entrar em campo contra o Águia de Marabá, clube paraense que acabou ficando marcado na história recente do Leão por conta da eliminação na fase de grupos da Série C do Brasileirão de 2010. Agora, em 2023, o Tricolor de Aço busca deixar para trás o retrospecto negativo para garantir as famosas premiações da CBF a cada etapa avançada na competição.

Os confrontos de ida e volta entre Fortaleza e Águia de Marabá estão marcados para os dias 11 e 26 de abril, válidos pela terceira fase da Copa do Brasil 2023. O time que avançar não apenas ganha o direito de estar nas oitavas de final do torneio, mas também garante a “bolada” de R$ 3,3 milhões da Confederação aos seus cofres.

Diferente do modelo adotado anteriormente, o critério para a distribuição de cotas nas duas primeiras fases não será mais realizado por meio do ranking nacional de clubes, mas pelas divisões de cada uma das equipes no Campeonato Brasileiro. A partir da terceira fase, o valor das cotas será igual para todos: R$ 2,1 milhões. Nessa etapa, entram os 20 clubes classificados das etapas anteriores, além daqueles que vierem da Libertadores, como Atlético-MG, Fortaleza, Flamengo, Palmeiras, Athletico-PR, Internacional, Corinthians e Fluminense.

Na Copa do Brasil 2023, o Fortaleza entrará em campo com o objetivo de chegar o mais longe possível na competição de clubes de futebol mais rentável da CBF. Em sua melhor campanha na história do torneio, o Leão de Vojvoda surpreendeu à todos em 2021, temporada de estreia do argentino, e chegou às semifinais da competição, mas acabou derrotado pelo Atlético-MG, o campeão brasileiro daquele ano.

Leão encara Águia de Marabá antes das oitavas de final da Copa do Brasil. Foto: Thaís Magalhães/CBF.