Em 2023, Fortaleza alcança marca inesperada como visitante e Vojvoda “liga alerta” no Pici

Foto: Lucas Emanuel/AGIF.

O Fortaleza entrou em campo na noite do último sábado, 10, pelo seu décimo compromisso da Série A do Brasileirão. Diante da equipe do Botafogo, o Leão foi dominado no Rio de Janeiro e acabou retornando à capital cearense com uma derrota por 2 a 0 na bagagem, obra de uma partida inspirada do artilheiro Tiquinho Soares. O revés expôs uma das maiores dificuldades da equipe de Juan Pablo Vojvoda em 2023: o desempenho como visitante.

Com a derrota para o Glorioso, o Fortaleza chegou à sua sexta partida consecutiva sem vencer fora de casa, o que faz da atual sequência a pior de 2023: já faz um mês que o Leão não conquista uma vitória longe da Arena Castelão. A última ocorreu no dia 26 de abril, quando o Tricolor de Aço superou a equipe do Águia de Marabá por 2 a 0, no Estádio Mangueirão, pela Copa do Brasil. A partir disso, o clube do Pici foi superado como visitante por Palmeiras, América-MG, Estudiantes de Mérida e Botafogo, além dos empates com Corinthians e Grêmio.

Após o fim da décima rodada do Campeonato Brasileiro, o Fortaleza passará por um longo período sem entrar em campo devido à realização da Data FIFA. A comissão técnica tricolor deve aproveitar o momento para recuperar o condicionamento físico dos atletas e avaliar alternativas no elenco para deixar para trás o rendimento questionável dos últimos jogos.

“Acho que somos o time que mais tem jogado no Brasil. Vamos aproveitar esse tempo para recuperação, limpar nossa cabeça e encontrar soluções. Da comissão técnica, onde eu estou à frente, até cada um dos jogadores e todos que compõem o clube. Quando ganhamos, ganhamos todos. Quando perdemos, somos também responsáveis. Mas necessito desses dias para recompor e encontrar soluções. E acredito que o time vai encontrar soluções, pois é um time com uma resiliência importante”, desabafou o técnico Juan Pablo Vojvoda, após a derrota para o Botafogo.

fortaleza-palmeiras
Fortaleza não vence fora de casa há um mês. Foto: Matheus Tahan.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO LEÃO

O Fortaleza entrou em campo na noite do último sábado, 10, em mais um compromisso do Brasileirão e acabou derrotado pelo Botafogo, o grande líder da Série A, pelo placar de 2 a 0. Após um duro revés, o Leão está de olho na chegada da primeira Data FIFA de 2023 para contar com um período de dez dias de descanso e voltar ao seu melhor futebol.

O grupo de jogadores do Fortaleza foi liberado pela comissão técnica tricolor e irá voltar a se reapresentar no Pici somente na próxima quarta-feira, 14, para dar início aos trabalhos de preparação para a 11ª rodada da principal competição do futebol brasileiro, disputada no dia 21 de junho. A folga foi concedida aos atletas após 16 partidas disputadas em um período de 49 dias.

Após o encerramento da Data FIFA, o Fortaleza volta a encarar um desafio dos mais importantes em sua campanha na primeira divisão do Campeonato Brasileiro. O Tricolor do Pici irá protagonizar um duelo de alta intensidade diante da equipe do Cruzeiro no dia 21 de junho, às 19h (horário de Brasília), no Mineirão, em busca de retomar o caminho das vitórias e adquirir confiança para a sequência da temporada.

Elenco do Fortaleza receberá três dias de folga durante a Data FIFA. Foto: Leonardo Moreira.

VOCÊ VIU? Paz é acionado de última hora e Fortaleza tem veredito sobre proposta por craque do futebol mexicano

O Fortaleza segue trabalhando nos bastidores com o objetivo de encaminhar a contratação de novos reforços para o elenco de jogadores comandado pelo técnico Juan Pablo Vojvoda visando a disputa da Copa Sul-Americana e Série A do Campeonato Brasileiro. Após a saída oficial de Moisés, um dos principais destaques do Leão, o clube passou a avaliar possíveis substitutos para a próxima janela de transferências e, dessa forma, encaminhou uma proposta de empréstimo ao atacante Carlos Rotondi, do Cruz Azul-MEX.

Entretanto, de acordo com a apuração do renomado jornalista argentino César Luis Merlo, o Fortaleza já recebeu o veredito final sobre sua primeira oferta formalizada. O clube mexicano rejeitou o modelo de negócio e possui interesse apenas em uma eventual venda definitiva do atacante de 26 anos, que deve permanecer no Cruz Azul até o final da temporada.

Carlos Rotondi surgiu como uma alternativa ao principal alvo do Fortaleza no mercado: Jefferson Savarino. Apesar de ter avançado nas negociações com o camisa 10 venezuelano do Real Salt Lake-EUA, o Tricolor do Pici ainda esbarra nos altos valores envolvidos nas tratativas e em questões contratuais burocráticas, mas segue otimista por um desfecho positivo que agrade todas as partes.

Rotondi não deve vestir a camisa vermelha, azul e branca em 2023. Foto: Claudio Cruz.