Sou Fortaleza

Após semana de preparação, Fortaleza busca voltar a vencer em 2023

Fortaleza
Foto: Mateus Lotif

Nos dois principais desafios deste início de temporada, contra ABC e Ceará, o Fortaleza apresentou um nível muito abaixo do que o esperado de um dos maiores investimentos da história do clube do Pici e acabou sofrendo duas derrotas consecutivas. Agora, para retomar o caminho das vitórias, o próximo desafio da equipe comandada por Juan Pablo Vojvoda será pela Copa do Nordeste, diante do Bahia, na Arena Fonte Nova.

Pela primeira vez em 2023, o técnico argentino do Fortaleza contou com uma semana livre de jogos para realizar atividades preparatórias e recuperar fisicamente os seus jogadores. Já levando em consideração o treinamento da próxima segunda-feira, 13, o Tricolor do Pici terá cinco dias para realização de ajustes antes de desembarcar em Salvador. Na última quinta-feira, 9, os atletas do Leão receberam uma folga.

Vojvoda já possui dois desfalques confirmados para o confronto contra a equipe do Bahia: Moisés, em processo de recuperação após cirurgia, e Lucas Crispim, com lesão muscular constatada na parte posterior de sua coxa. Entretanto, o treinador argentino poderá contar com seus dois novos reforços para 2023, pois o meia Calebe e o atacante Guilherme já estão regularizados no BID e podem realizar suas estreias na próxima partida do Leão.

Após concussão, Brítez está 100% e deve recuperar a titularidade no Leão. Foto: Mateus Lotif.

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO LEÃO

O Fortaleza vem fazendo da atual janela de transferências uma das mais ativas em seus 104 anos de história. O Leão do Pici já realizou dez contratações para 2023, mas continua a procura de novos jogadores que possam acrescentar qualidade à equipe que disputará Campeonato Cearense, Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Brasileirão e Copa Libertadores da América.

De acordo com informações do jornalista Felipe Silva, do iG Esporte, ainda em dezembro de 2022, o Fortaleza realizou sondagens para analisar a situação do atacante Marinho no Flamengo, porém, as negociações não avançaram. O atacante, que também possui passagem pelo rival, Ceará, surgiria como mais uma oportunidade de mercado para o Leão, já que está sem espaço no Rubro-Negro.

O interesse do Fortaleza na contratação de Marinho confirma, mais uma vez, a estratégia do clube em seus movimentos no mercado de transferências. O atacante já possui familiaridade com a cidade e o futebol cearense, o que diminui consideravelmente os riscos de um “novo Renato Kayzer”, contratação mais cara da história do Tricolor de Aço, mas que não se adaptou no Pici. O atleta do Flamengo chegou a receber o prêmio de melhor jogador da Copa Libertadores 2020, quando foi vice-campeão em sua passagem pelo Santos.

Em baixa no Flamengo, Marinho segue com futuro indefinido. Foto: Gilvan de Souza.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO FORTALEZA

Na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2023, o sub-20 do Fortaleza realizou uma das melhores campanhas da história do clube na maior competição de categorias de base do futebol brasileiro. Um dos principais responsáveis pelo desempenho da garotada do Pici foi o técnico Leandro Zago, que concedeu entrevista recentemente e revelou bastidores de sua chegada ao Tricolor de Aço.

“Me interessou bastante (o projeto do Fortaleza). E tem outras coisas, por exemplo: eu gosto de estudar os treinadores estrangeiros no Brasil e o Vojvoda é um treinador que eu falo sobre ele no curso da CBF, sou professor da licença A. Ele é um dos treinadores que eu estudo. Tudo isso me aproximou para eu estar aqui”, declarou o técnico do Leãozinho ao Jornal O Povo, destacando o trabalho de Juan Pablo Vojvoda como referência no cenário nacional.

Além disso, Zago também comentou sobre a recente promoção do camisa 10 do Fortaleza na Copinha, o meia Amorim, aos treinamentos junto da equipe principal do Tricolor do Pici. O treinador não poupou elogios ao jovem jogador de 17 anos, mas enfatizou que minutos em campo são necessários para o seu desenvolvimento como atleta profissional.

“O Amorim é um atleta que tem muito potencial. Foi bem nos jogos, muito talentoso e com muita projeção. É jovem e precisa de jogo para amadurecer tecnicamente, emocionalmente e fisicamente”, afirmou o Leandro Zago sobre uma das principais promessas das categorias de base do Fortaleza dos últimos anos.

Zago foi responsável por uma das melhores campanhas da história da base do Leão. Foto: Karim Georges.