Sou Fortaleza

“Jogador de seleção”; Fortaleza supera concorrência e acerta contratação de camisa 10 do Vasco da Gama

Foto: Carlos Gregório.

Para além dos grande investimentos realizados no time profissional do Fortaleza, a diretoria do clube também vem priorizando o desenvolvimento de suas categorias de base conforme o desejo do técnico Juan Pablo Vojvoda nas negociações por sua permanência no Pici. Nesse sentido, o Leão acertou nos últimos dias a contratação de mais um reforço para sua equipe sub-20, o “camisa 10” Caio Dantas, de 19 anos.

O jovem meio-campista foi contratado junto ao Vasco da Gama para agregar ainda mais qualidade aos jovens atletas treinados por Leandro Zago no sub-20 do Fortaleza. Caio já se despediu de seus antigos companheiros do clube do Rio de Janeiro e foi integrado ao elenco do Leãozinho visando a preparação para o início das competições de 2023.

O meia foi destaque em todas as categorias de base do Cruz-Maltino antes de chegar ao sub-20, onde não conseguiu se firmar entre os titulares e acabou sendo liberado pelo Vasco para atuar em outra equipe. Carioca, Caio Dantas defendia o Gigante da Colina desde 2017 e já chegou a vestir a camisa da Seleção Brasileira sub-17 em 2019. Na última edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o atleta disputou quatro partidas.

Caio Dantas chega ao Leãozinho de Leandro Zaga sobre grandes expectativas. Foto: Matheus Lima.

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO LEÃO

O Fortaleza segue movimentando o mercado de transferências nacional com o objetivo de suprir todas as necessidades do elenco de jogadores comandado pelo técnico Juan Pablo Vojvoda em 2023. Nas últimas semanas, o Leão havia avançado nas negociações pela transferência do zagueiro Nicolás Hernández, do Athletico, no entanto, o Internacional de Mano Menezes atravessou as tratativas e conseguiu acertar a contratação do jogador colombiano.

Nico Hernández, atleta de 25 anos e alvo do Fortaleza para a atual temporada, foi anunciado oficialmente na tarde desta quinta-feira, 23, como o novo reforço do Internacional. O defensor estava há duas temporadas defendendo a camisa do clube paranaense, mas não integrava mais o planejamento da atual comissão técnica do Furacão.

Canhoto, rápido e versátil, o talentoso defensor do Athletico pode atuar como zagueiro e lateral-esquerdo, exatamente o perfil que Vojvoda deseja no Fortaleza. Nico Hernández possuía contrato válido com o Furacão até 30 de junho de 2024 e chegou a disputar uma Copa Libertadores da América anteriormente. A decisão final estava nas mãos do próprio zagueiro, que optou pela transferência para o Colorado.

Desde o início do atual mercado da bola, especulava-se que o Fortaleza anunciasse a contratação de um novo zagueiro canhoto ou que atue pelo lado esquerdo do campo. No entanto, as semanas foram passando, outros setores do time foram priorizados e a temporada acabou começando sem um novo defensor central. Ainda há expectativas por um novo reforço por parte da torcida tricolor e imprensa cearense.

Nico Hernández é o novo reforço do Colorado para 2023. Foto: ASCOM Inter.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO FORTALEZA

Após ter empatado por 0 a 0 contra o Deportivo Maldonado no jogo de ida da Copa Libertadores da América 2023, o Fortaleza volta a sua atenção para seu próximo desafio da atual temporada. O campeão entra em campo pela Copa do Nordeste na noite deste domingo, 26, diante da equipe do Náutico, em busca de assegurar a liderança do Grupo A e confirmar seu favoritismo ao título da maior competição regional de clubes de futebol do Brasil.

Em toda a história, Fortaleza Náutico se enfrentaram em 25 partidas oficiais. O Leão é o maior vencedor da disputa entre nordestinos, com dez vitórias, mas a vantagem não é tão superior assim. O clube de Recife possui oito triunfos diante do gigante do Pici, enquanto o número de empates entre as equipes já chegam a sete.

Como visitante, o Náutico não vence o Fortaleza desde 1965, pela Taça Brasil daquele ano, competição que nem sequer existe mais. Na ocasião, o Timbu venceu o Tricolor do Pici pelo placar de 3 a 2 e, desde então, o clube pernambucano não voltou a derrotar o seu adversário da noite deste domingo, 26. Nos 11 jogos seguintes, o Leão somou sete vitórias e quatro empates, demonstrando sua superioridade. O triunfo mais recente foi em 2022, na semifinal do Nordestão, quando ganhou por 2 a 0, na Arena Castelão.

ÚLTIMOS CONFRONTOS ENTRE FORTALEZA E NÁUTICO

Fortaleza 2×0 Náutico (Copa do Nordeste 2022)

Náutico 2×2 Fortaleza (Copa do Nordeste 2022)

Náutico 0x3 Fortaleza (Copa do Nordeste 2020)

Náutico 1×3 Fortaleza (Copa do Nordeste 2019)

Náutico 2×1 Fortaleza (Copa do Brasil 2012)

Leão busca manter bom desempenho da atual temporada. Foto: Mateus Lotif.