Após longas negociações, o Fortaleza oficializou na manhã desta sexta-feira, 28, a transferência de seu mais novo atacante para 2023 após a saída de Moisés rumo ao futebol mexicano. Imanol Machuca, maior contratação da história do clube, chega ao Pici como o mais novo reforço para a disputa da sequência da Série A do Campeonato Brasileiro e mata-mata da Copa Sul-Americana. Entretanto, as polêmicas envolvidas durante as negociações pela sua contratação não parecem ter chegado ao fim.
Nos anúncios oficiais de Fortaleza e Unión Santa Fé-ARG sobre a transferência de Imanol Machuca foram apresentadas divergências em relação aos valores envolvidos no acordo, o que gerou questionamentos por parte da imprensa cearense e torcida tricolor. O clube argentino afirmou ter recebido 3,1 milhões de dólares pela operação, além de mais 500 mil dólares em bônus por metas a serem atingidas pelo atacante, enquanto o Tricolor de Aço afirmou ter realizado o pagamento de 2,5 milhões de dólares, uma diferença significativa.
Após a polêmica inicial, o Unión e o próprio Presidente do Fortaleza, Marcelo Paz, trataram de esclarecer a situação o mais breve possível. A diferença é real e possui um motivo: foram inclusas taxas, impostos e bônus no valor divulgado pelo tradicional clube de Santa Fé. Imanol Machuca se tornou a contratação mais cara da história do Leão do Pici.
“O número real é 2,5 (milhões de dólares) por 50%, mais os impostos, o que é normal em toda operação como essa. Eles divulgaram lá com os impostos, a gente divulgou o valor real que vai sair do caixa do Fortaleza”, esclareceu o mandatário do Fortaleza em entrevista exclusiva concedida ao Diário do Nordeste.

FORTALEZA ACERTA CONTRATAÇÃO DE CINCO NOVOS REFORÇOS NA ATUAL JANELA DE TRANSFERÊNCIAS
Após encaminhar a contratação de Imanol Machuca junto ao Unión Santa Fé, o Fortaleza definiu a sua quinta contratação na atual janela de transferências. O argentino se junto ao atacante Marinho, ex-Flamengo, o lateral-esquerdo Escobar, ex-UD Ibiza, da Espanha, o zagueiro Tobias Figueiredo, ex-Hull City, da Inglaterra, e o volante Pedro Augusto, ex-Tondela, de Portugal.
Os cinco novos jogadores do Leão para a disputa do mata-mata da Copa Sul-Americana e sequência da Série A do Campeonato Brasileiro são considerados “oportunidades de mercado” e “reforços pontuais” para o elenco de atletas à disposição da comissão técnica de “El Jefe” Juan Pablo Vojvoda.

Leia mais:
Veja mais notícias do Fortaleza, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Fortaleza Esporte Clube.