Sou Fortaleza

Fortaleza de olho! CONMEBOL anuncia oficialmente alterações na 1ª fase da Copa Sul-Americana 2023

fortaleza-sul-americana
Foto: Reprodução/CONMEBOL.

O Fortaleza se despediu da Libertadores após ter sido superado pelo Cerro Porteño, do Paraguai, na disputa de 180 minutos válida pelas fases preliminares da Copa Libertadores da América. Após a eliminação, a equipe comandada por Juan Pablo Vojvoda passou a integrar os representantes brasileiros na Copa Sul-Americana 2023. Nesta segunda-feira, 20, a CONMEBOL oficializou as novas alterações realizadas no regulamento da competição deste ano.

A competição possui o seguinte formato: 32 equipes são divididas em oito grupos de quatro times. O melhor de cada grupo avança para as oitavas de final e seus respectivos vices encaram os terceiros colocados dos grupos da Libertadores. Essa será a segunda experiência do Tricolor no torneio. Em sua última participação, o Leão de Ceni foi eliminado na primeira fase da competição pelo Independiente-ARG. O sorteio da competição será realizado no dia 27 de março, em Luque, no Paraguai.

Para a edição de 2023, a CONMEBOL confirmou que clubes de um mesmo país não podem ser sorteados para o mesmo grupo. Porém, conforme informado pelo jornalista Caio Costa, do Futebolês, como o Fortaleza veio da chamada “Pré-Libertadores”, o Leão se encaixa nesse requisito, podendo encarar um de seus rivais da Série A na primeira etapa da Sul-Americana.

As primeiras rodadas da Copa Sul-Americana 2023 serão realizadas nos dias 4, 5 e 6 de abril. Além do Fortaleza, a competição também contará com a presença de América-MG, Botafogo, Goiás, Bragantino, Santos e São Paulo como os outros representantes do futebol brasileiro. No sorteio, o Tricolor do Pici estará no Pote 4.

Pela primeira vez na história, a CONMEBOL confirmou que irá desembolsar bônus pela primeira vez às equipes vencedoras dos jogos da das fases de grupos da Libertadores e da Sul-Americana. Para o Fortaleza, isso significa que, a cada vitória, 100 mil dólares (aproximadamente R$ 527 mil) serão depositados aos cofres do clube. Com seis partidas a serem disputadas nas primeiras rodadas, o Tricolor de Aço pode receber até 600 mil dólares, cerca de R$ 3 milhões por triunfo. De acordo com a Confederação, a decisão foi tomada com o intuito de “reconhecer os méritos esportivos”.

fortaleza-sul-americana
Romarinho e Silvio Romero, ainda no Independiente, em 2020. Foto: Gustavo Ortiz.

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO LEÃO

Cada vez mais próximo do fechamento da atual janela de transferências, o Fortaleza voltou a analisar o mercado da bola com o objetivo de qualificar ainda mais o elenco de jogadores comandado pelo técnico Juan Pablo Vojvoda para uma das temporadas mais difíceis desde o retorno do Leão à elite do futebol nacional. Após a lesão de João Ricardo ter sido confirmada pelo Departamento Médico do clube, o Tricolor não perdeu tempo e acertou com um novo goleiro para a atual temporada: Maurício Kozlinski. O presidente Marcelo Paz revelou bastidores da 11ª contratação para 2023.

“A chegada do Kozlinski vem preencher uma lacuna emergencial com a lesão do João Ricardo. O João pode ficar de fora de 45 a 60 dias e a gente vai ter muitos jogos decisivos e é importante ter mais um goleiro experiente, que vem bom número de atuações nos últimos anos e que pudesse estar disponível para ser inscrito ainda na Copa do Nordeste, pudesse jogar Copa do Brasil e as demais competições, como a Sudamericana e Brasileiro.”, afirmou o maior Executivo do Fortaleza.

O camisa 1 foi titular absoluto do Guarani em 2022, tornando-se uma peça fundamental para a recuperação do time na segunda divisão do Campeonato Brasileiro 2022, quando o clube paulista lutava para deixar a zona de rebaixamento da competição. A chegada do jogador de 31 anos ao Bugre ocorreu na última temporada e Maurício entrou em campo em 48 oportunidades. Em sua carreira profissional, o goleiro acumula passagem por diversas clubes como Avaí e Atlético-GO.

fortaleza-kozlinski
Kozlinski está fechado com o Leão até o final de 2023. Imagem: ASCOM Fortaleza EC.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO FORTALEZA

Atual campeão, o Fortaleza segue avançando em busca do bicampeonato da maior competição regional de clubes do futebol brasileiro. Para seu último compromisso antes do mata-mata, o grupo de jogadores do Leão já embarcou e terá Recife, em Pernambuco, como seu destino. O Tricolor de Aço entra em campo diante do Santa Cruz, pela oitava rodada da Copa do Nordeste 2023 nesta quarta-feira, 22, às 21h30, conforme o horário de Brasília.

Já classificado para as quartas de final do Nordestão, o Fortaleza deve utilizar uma equipe bastante modificada para o confronto diante da equipe pernambucana, não apenas para fornecer descanso aos titulares, mas principalmente, pelo grande número de desfalques por lesão. Atualmente, o Departamento Médico do clube conta com a presença de Pedro Rocha, Tinga, Lucas Esteves, Dudu, João Ricardo, Guilherme e Sammuel.

Entre os aspectos positivos, o atacante Moisés pode ganhar alguns minutos em campo após ter se recuperado completamente da grave lesão que o afastou dos gramados por dois meses. O ala-direito Yago Pikachu, dúvida do Fortaleza para a partida contra o Santa Cruz, deve iniciar entre os titulares da equipe comandada pelo técnico Juan Pablo Vojvoda.

O Tricolor de Aço disputa a Copa do Nordeste como o principal time a ser batido. O Leão do Pici e o Bahia são os únicos representantes da elite do futebol brasileiro na competição, mas o clube baiano enfrenta um momento turbulento e nem sequer conseguiu se classificar para a segunda fase do Nordestão. O Fortaleza, por sua vez, terá que enfrentar os gigantes da região que não pretendem facilitar a conquista do terceiro título de sua história.

fortaleza-campeao-nordeste
Leão segue avançando na Copa do Nordeste em busca de mais um título para sua história. Foto: Mateus Lotif.