Sou Fortaleza

Aprovado por Vojvoda, camisa 10 do Fortaleza na Copinha pode estrear no profissional contra Sergipe

Após 'sim' de Vojvoda, Fortaleza avança em negociações por camisa 10 do futebol sul-americano
Foto: Thiago Gadelha.

Após ter sido eliminado pelo Santos nas quartas de final da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o Fortaleza igualou sua melhor campanha da história e deu adeus à competição com vários aspectos positivos. O Leãozinho apresentou uma nova geração de jogadores com potencial para se tornarem atletas profissionais de alto nível. Diante disso, o técnico Juan Pablo Vojvoda relacionou meia Amorim para a partida contra o Sergipe e o jovem pode fazer sua estreia no futebol profissional na noite desta quinta-feira, 26.

O Fortaleza irá entrar em campo em duelo contra o Sergipe pela segunda rodada da Copa do Nordeste 2023. Nos treinamentos visando o confronto, o meia Alexsandro Amorim, camisa 10 do Leãozinho, participou das atividades junto aos jogadores profissionais do Leão após ter sido um dos principais destaques da equipe do técnico Leandro Zago na Copinha. O atleta possui contrato válido com o Tricolor do Pici até o final de 2025 e é visto como uma das grandes promessas da base. 

O talentoso cearense de 17 anos vem sendo trabalhado para se desenvolver dentro do clube à longo prazo. Amorim chegou a concorrer ao prêmio de Craque da Copinha 2023 depois de apresentar ótimo desempenho pelo Leãozinho em uma das maiores campanhas do sub-20 do Fortaleza na maior competição de categorias de base do futebol nacional. A expectativa é por uma oportunidade para o meio-campista caso o Tricolor esteja dominando a partida contra a equipe de Aracaju.

Amorim pode fazer sua estreia no futebol profissional com a camisa do Leão. Foto: Leonardo Moreira.

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO LEÃO

Após a estreia do Fortaleza na temporada de 2023, a diretoria do clube busca intensificar os trabalhos para suprir as necessidades do elenco comandado por Juan Pablo Vojvoda antes do final da janela de transferências. Após a rescisão contratual de Christian Bernardi, o Leão deve contratar um novo meia e, diante disso, o nome de Luan, do Corinthians, foi bastante vinculado ao clube do Pici.

Nas últimas semanas, alguns veículos de comunicação de São Paulo relataram o interesse do Fortaleza na contratação de Luan, meia que brilhou com a camisa do Grêmio e está, atualmente, no Corinthians. Entretanto, o jornalista Jorge Nicola entrou em contato com o presidente do Fortaleza, Marcelo Paz, que afirmou que o Tricolor do Pici não tem interesse em sua contratação.

De acordo com Nicola, em participação no podcast Flow Sport Club nos últimos dias, os rumores de interesses de clubes como o Fortaleza, Goiás e Grêmio no meio-campista de 29 anos se intensificaram ao ponto do jornalista entrar diretamente em contato com os dirigentes dos clubes para confirmar as negociações. Porém, o retorno obtido foi motivo de risadas entre os apresentadores e o convidado após um dirigente do Esmeraldino ter respondido “Deus me livre” sobre o possível interesse do clube goiano no “camisa 10” do Corinthians. Ainda segundo Jorge, a diretoria do Tricolor do Pici teve a mesma reação.

Contratado pelo Santos no janela de transferências de meio de temporada, o empréstimo de Luan era válido somente até o final do Campeonato Brasileiro de 2022 e o Peixe não demonstrou interesse em prolongar seu vínculo com o jogador. A antiga estrela do Grêmio encerrou a temporada com oito partidas disputadas com a camisa do clube paulista, nas quais marcou um gol contra o próprio Fortaleza, e concedeu uma assistência.

Fortaleza negocia com jogador do Corinthians
Luan é alvo de bastante críticas da torcida do Corinthians. Foto: Rodrigo Coca.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO FORTALEZA

Em busca de um camisa 10 desde o início da janela de transferências, o Fortaleza havia anunciado a contratação do meia Christian Bernardi como a solução para uma posição que tanto necessitava de reformulação no elenco. Entretanto, após muita demora em sua apresentação oficial, questionamentos começaram a surgir por parte da torcida e imprensa sobre o futuro do jogador de 32 anos.

O “camisa 10” argentino acertou em janeiro a sua chegada ao Fortaleza pelo valor de R$ 1 milhão por 100% dos direitos econômicos de Bernardi, que assinou contrato válido até o final de 2024. No entanto, sua transferência não chegou a se concretizar devido a problemas de saúde ocasionados por uma sequela de Covid-19 e o meio-campista decidiu voltar para a Argentina para se tratar.

Nas últimas semanas, Christian Bernardi solicitou ao seu antigo clube que pudesse voltar a treinar nas instalações do time argentino como uma forma de realizar uma “pré-temporada” pessoal com o objetivo de adquirir ritmo de jogo, mas ainda aguarda uma resposta definitiva do Colón e de seus médicos, que ainda não definiram um período exato de recuperação para o meia.

Após a rescisão contratual com o Fortaleza, o jogador está livre do mercado para assinar com qualquer outro clube assim que se recuperar totalmente de sua arritmia cardíaca. Novas atualizações da imprensa argentina indicam que, apesar da doença gerar sérios riscos de vida ao atleta, o “camisa 10” pode antecipar seu retorno aos gramados antes do previsto e voltar a atuar pelo Colón, desde que entre em acordo com a diretoria da equipe da Argentina. Não deve ser tão complicado, visto que Bernardi era o antigo capitão do gigante de Santa Fé.

O presidente do Fortaleza, Marcelo Paz, decidiu prestar uma homenagem ao meia argentino e o clube não irá utilizar a camisa 23 na temporada de 2023. O número seria utilizado por Christian, que acabou deixando o clube antes mesmo de poder estrear. O principal Executivo do Leão definiu que apenas Bernardi utilizaria o número na nova temporada, como forma de lembrança do jogador, que demonstrou carinho para com o clube cearense em pouco tempo.

Christian Bernardi terá que resolver suas questões de saúde para poder voltar a jogar futebol. Foto: AFP