Nas últimas semanas, o Departamento Médico do Fortaleza tem sido muito mais frequentado do que é considerado aceitável pela comissão técnica encabeçada por “El Jefe” Juan Pablo Vojvoda. A situação preocupa diante da sequência de jogos fora de casa que serão disputados pelo Tricolor do Pici: Grêmio, Palmeiras e América-MG, pela Série A e Copa do Brasil, prometem testar o condicionamento físico e mental do elenco tricolor no mais alto nível de intensidade.
O Fortaleza já disputou 33 partidas na temporada. Entre todos os clubes da Série A do Campeonato Brasileiro, o Leão é a equipe que mais entrou em campo em 2023. O cansaço dos jogadores vem sendo cada vez mais exposto, a exemplo da reta final da jogo contra o São Paulo, na Arena Castelão, quando o Tricolor do Pici não conseguia mais exercer nenhum tipo de pressão contra a posse de bola adversária.
O Fortaleza não irá contar com o futebol do zagueiro Emanuel Brítez diante do Grêmio de Renato Gaúcho, já que o argentino cumpre suspensão automática por conta do cartão vermelho recebido contra o Soberano. O camisa 21, Moisés, ainda é dúvida no setor ofensivo do Leão, enquanto Marcelo Benevenuto e Fernando Miguel seguem em processo de tratamento de suas respectivas contusões e não possuem condições físicas para entrar em campo. Vojvoda terá que promover mudanças significativas em sua equipe titular.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO LEÃO
Após ter empatado por 0 a 0 com a equipe do São Paulo de Dorival Júnior diante de seu torcedor, na Arena Castelão, o Fortaleza tem a sexta rodada da Série A, na tarde do próximo domingo, 14, como seu próximo foco da temporada. Sob o comando do técnico Juan Pablo Vojvoda, o Leão irá visitar a equipe do Grêmio, no Rio Grande do Sul, em busca voltar ao G4 do Campeonato Brasileiro.
Em toda a história, Fortaleza e Grêmio se enfrentaram em 18 partidas oficiais. Com ampla vantagem, o Imortal é o maior vencedor do confronto: são 11 vitórias sobre o gigante do Nordeste. O Leão venceu seu adversário da sexta rodada do Campeonato Brasileiro em três oportunidades e, diante de uma nova era de sua história, entrará em campo com o objetivo de diminuir cada vez mais essa diferença.
Os dois Tricolores também acumulam quatro empates na história do confronto. Apesar da desvantagem no retrospecto geral, o Fortaleza defende seis partidas de invencibilidade sobre seu adversário, com duas vitórias conquistadas e quatro empates. O último triunfo do clube gaúcho ocorreu no Brasileirão de 2019.
CONFIRA O RETROSPECTO RECENTE DOS CONFRONTOS ENTRE FORTALEZA E GRÊMIO
Fortaleza 1 x 0 Grêmio (Campeonato Brasileiro 2021)
Grêmio 0 x 0 Fortaleza (Campeonato Brasileiro 2021)
Fortaleza 0 x 0 Grêmio (Campeonato Brasileiro 2020)
Grêmio 1 x 1 Fortaleza (Campeonato Brasileiro 2020)
Fortaleza 2 x 1 Grêmio (Campeonato Brasileiro 2019)
VOCÊ VIU? Campeão da Série B 2018 com o Fortaleza acerta com Paysandu e surpreende torcedores na web
O Fortaleza conquistou o maior título de sua história sob o comando do técnico Rogério Ceni, após uma campanha histórica na Série B do Campeonato Brasileiro de 2018. Para além da grande temporada realizada pela comissão técnica tricolor, muitos daqueles jogadores que estavam no elenco campeão se eternizaram na história do Tricolor de Aço.
Peça importante do Leão de Ceni, o ex-meio-campista do Fortaleza, Nenê Bonilha, chegou a receber sondagens de equipes da Série B, como ABC e Londrina, mas não escondeu seu desejo de se transferir para o Paysandu, acertando sua transferência até dezembro de 2023. O jogador de 31 anos chega ao clube paraense para reforçar o elenco que irá disputar a terceira divisão do Campeonato Brasileiro. A negociação repercutiu consideravelmente entre a torcida tricolor na web, que relembraram o bom desempenho do atleta em sua passagem pelo Pici.
Luís Otávio Bonilha de Oliveira pode jogar em praticamente todas funções do meio-campo, mas é volante de origem. O jogador vinha atuando na na Europa, mais precisamente pelo Nacional-POR e Vitória de Guimarães-POR, antes de retornar ao futebol brasileiro em 2018, quando passou a defender a camisa do Fortaleza e se consagrou campeão da Série B sob o comando de Rogério Ceni, o terceiro treinador com maior número de jogos à frente do clube.
Veja mais notícias do Fortaleza, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Fortaleza Esporte Clube.