Sou Fortaleza

Ranking internacional coloca Fortaleza entre os 50 melhores clubes do futebol mundial; confira lista

fortaleza-comemora
Foto: ASCOM Fortaleza EC.

Desde o título da Série B do Brasileirão de 2018, o Fortaleza vem consolidando cada vez mais a sua imagem entre os protagonistas do futebol brasileiro. Para além do inédito pentacampeonato estadual, o Tricolor de Aço conquistou duas classificações consecutivas para a Copa Libertadores da América, algo nunca visto antes em toda a história do clube. Em uma de suas eras mais vitoriosas, o sucesso é consequência de uma gestão de alto nível desde que Marcelo Paz assumiu a presidência do Leão.

De acordo com a nova atualização do ranking promovido pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol, IFFHS, o Fortaleza é o 44º melhor clube do mundo. Entre gigantes do futebol internacional, o Tricolor de Aço está presente em uma lista que analisa exclusivamente o mês de junho, superando times como o Boca Juniors (61º), Chelsea (58º) e Corinthians (62º).

O Fortaleza é o sétimo clube brasileiro melhor posicionado na lista, mas está no topo do futebol nordestino. O líder é o Real Madrid, mesmo sem chegar às finais da Champions League 2023. Na análise de um dos principais rankings de clubes do futebol mundial, o IFFHS analisa o histórico recente de cada uma das equipes e a relevância das competições disputadas pelas mesmas.

1º – Real Madrid (Espanha) – 313 pontos

2º- Manchester City (Inglaterra) – 279 pontos

3º – Flamengo (Brasil) – 278 pontos

4º – Benfica (Portugal) – 257 pontos

5º – Inter de Milão (Itália) – 249 pontos

6º – Al-Ahly (Egito) -237 pontos

7º – Manchester United (Inglaterra) – 230 pontos

8º – Porto (Portugal) – 227 pontos

9º – Napoli (Itália) – 225 pontos

10º – Bayern de Munique (Alemanha) – 219 pontos

44º – Fortaleza (Brasil) – 158 pontos

fortaleza-comemora
Leão segue em ascensão contínua no futebol brasileiro. Foto: Mateus Lotif.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO LEÃO

Não é novidade para ninguém que o volante Hércules, do Fortaleza, vem se tornando um dos principais meio-campistas do Brasil no que diz respeito à idade, potencial de evolução e, sobretudo, qualidade técnica. Apesar do rendimento do jogador de 22 anos estar abaixo das expectativas, ainda há interesse por parte de diversos clubes do cenário internacional em contar com o futebol do camisa 35 do Leão.

Na reta final da última janela de transferências, Flamengo e Palmeiras formalizaram seus respectivos interesses pela contratação do volante do Fortaleza, mas nada foi concretizado antes do fechamento do mercado e o jogador acabou permanecendo no Pici. Agora, no entanto, a situação parecer ter mudado. Em contato com o site “Nosso Palmeiras“, um dos diretores do clube paulista revelou desconhecer qualquer interesse do Verdão na contratação de Hércules.

Após entrar em campo pelo Fortaleza na vitória sobre o Vasco da Gama, pelo Brasileirão, Hércules passou a estar impossibilitado de vestir a camisa de qualquer outro time da Série A até o final da temporada. Titular de “El JefeVojvoda contra o Gigante da Colina, o jovem meio-campista completou sete jogos na competição nacional e, de acordo com o regulamento da CBF, jogadores com mais de seis partidas disputados por uma equipe não podem se transferir para outro clube em uma mesma edição.

Hércules foi promovido à equipe principal do Fortaleza no início da temporada passada e, aos poucos, conquistou seu espaço entre os titulares e a confiança do técnico Juan Pablo Vojvoda. Em mais um dos grande negócios realizados pelo clube do Pici, R$ 250 mil foram desembolsados ao Atlético Cearense para adquirir 50% dos direitos econômicos do talentoso volante de 22 anos, que possui contrato válido com o Tricolor de Aço até 2026.

fortaleza-hercules
Hércules deve deixar o Fortaleza rumo ao futebol exterior. Foto: Mateus Lotif.

VOCÊ VIU? Fortaleza de olho! Após novas críticas, Sejuv propõe solução para gramado do Castelão e divide opiniões na web

Mesmo depois de passar por um longo período de reformas, o gramado da Arena Castelão, casa do Fortaleza no futebol nacional, voltou a ser alvo de críticas de técnicos e jogadores. Entregue no início do mês de março, após a conclusão das obras, o principal estádio do esporte cearense sofre com o mesmo problema: a quantidade excessiva de jogos.

Dividido por Fortaleza e Ceará, a Arena Castelão foi o estádio que mais recebeu partidas em 2022 e, na atual temporada, já foi palco de jogos do Campeonato Cearense, Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Série A, Libertadores e Copa Sul-Americana. Para tentar amenizar o desgaste gerado pelo intenso calendário do futebol brasileiro, a Sejuv irá aproveitar a pausa da Data FIFA para promover reparos no gramado, porém, de acordo com Rogério Pinheiro, Secretário de Esporte e Juventude do Estado do Ceará, não há tempo suficiente para realizar melhorias significativas.

“Só teria uma forma de diminuir o número de jogos, se nossos times não se classificassem nas competições (que participam), mas isso não é o que queremos. Uma solução seria o gramado sintético”, afirmou Rogério Pinheiro, que defende a adesão do novo modelo de gramado para evitar os danos recorrentes. A declaração dividiu opiniões de torcedores e dirigentes dos clubes, visto que o sintético não é uma unanimidade no Brasil.

A Arena Castelão passou por um processo de manutenção em diversos setores de sua estrutura. Melhorias foram realizadas nas arquibancadas, telões, subestações de energia, após apagões que quase interromperam partidas do Fortaleza na última temporada, e nas rampas de acesso ao estádio. As obras começaram em novembro de 2022 e o projeto foi orçado no valor de aproximadamente R$ 1,9 milhão.

A reforma da Arena Castelão foi executada sob responsabilidade da Superintendência de Obras Públicas (SOP). Para além da troca completa do gramado do estádio, reformas nos banheiros e vestiários também foram priorizadas, mas os espaços reservados para os torcedores, principalmente os populares, ainda continuam a ser negligenciados pelos órgãos responsáveis.

Elenco das Leoas Sub-20 fez uma campanha histórica no Brasileirão da categoria. Foto: Heberth Stefany.