Antes de a bola rolar pelas partidas da oitava rodada da Série A do Campeonato Brasileiro 2023, os jogadores de Fortaleza e Vasco participaram de uma inédita campanha de combate ao racismo. A ação foi executada pela Confederação Brasileira de Futebol, CBF, em parceria com os clubes, jogadores e comissões técnicas.
Nas listas oficias com as escalações de Fortaleza e Vasco, as equipes realizaram ação conjunta retirando os nomes de atletas negros. Além disso, os jogadores dos dois times entraram em campo com camisas com a frase “com o racismo não tem jogo” estampadas e, após o apito inicial, permaneceram sentados no gramado por 30 segundos como uma forma de apoio e incentivo à campanha.
Os capitães Tinga, do Fortaleza, e Léo, do Vasco, também realizaram uma troca de flâmulas com a mensagem da ação antirracista. Os atletas de ambas as equipes irão doar as camisas utilizadas na partida para que a empresa “Play For a Cause” possa promover leilões que gerem lucros para instituições que combatem o racismo.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO LEÃO
Desde que estreou com a camisa do Fortaleza, Hércules tem sido um dos principais destaques do clube. Apesar da pouca idade, o jogador já mostrou em campo a sua maturidade e, sobretudo, a qualidade necessária para se firmar entre os titulares da equipe comandada pelo técnico Juan Pablo Vojvoda. Com interesse do futebol brasileiro e internacional, o volante de 22 anos entrou na mira de diversos clubes que valorizam seu potencial e desejam contar com seu talento para a sequência da temporada de 2023.
Após entrar em campo pelo Fortaleza na vitória sobre o Vasco da Gama na tarde deste sábado, 27, Hércules passou a estar impossibilitado de vestir a camisa de qualquer outro clube da Série A até o final da temporada. Titular de “El Jefe” Vojvoda contra o Gigante da Colina, o jovem meio-campista completou sete jogos no Campeonato Brasileiro, frustrando os planos de Palmeiras e Flamengo, que haviam demonstrado interesse na transferência do jogador do Leão.
O regulamento da Confederação Brasileira de Futebol, CBF, não permite que jogadores com mais de seis jogos disputados por uma equipe possam se transferir para um outro clube na mesma edição do Campeonato Brasileiro. Como Hércules ultrapassou este limite, os dois gigantes do futebol nacional estão descartados como o próximo destino na carreira do meio-campista. A iminente maior venda da história do futebol nordestino deve ser concretizada para a Europa.
Enquanto o último mercado da bola estava aberto, o Fortaleza pretendia vender 65% dos direitos econômicos de Hércules por aproximadamente R$ 20 milhões, ou 4 milhões de euros. O camisa 35 possui contrato válido com o Tricolor de Aço até dezembro de 2026, com uma multa rescisória fixada em 10 milhões de euros, cerca de R$ 54,2 milhões na cotação atual. Tudo deve ser resolvido com a abertura da próxima janela de transferências, em julho.
VOCÊ VIU? Autor do primeiro gol do Fortaleza, Galhardo revela bastidores da vitória sobre o Vasco: “Para quem confia…”
O Fortaleza entrou em campo na noite deste sábado, 27, pela oitava rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O Tricolor de Aço mostrou toda a sua força jogando em casa, com o apoio de seu torcedor, e venceu a equipe do Vasco da Gama pelo placar de 2 a 0. Após o apito final, o autor do gol que abriu o placar da partida, Thiago Galhardo, comentou sobre o desempenho da equipe tricolor e destacou o foco no próximo compromisso da temporada.
“Nossa equipe está em uma intensidade muito boa. Passamos 13 jogos sem perder, uma derrota e depois cinco jogos sem ganhar. Temos feito muitos gols no fim dos jogos porque todo mundo que entra tem contribuído e elevado o nível. Feliz por ter esse número e isso significa muito para nós, ainda mais em uma competição longa. Temos outro jogo em casa, muito difícil contra o Palmeiras, um placar elástico para reverter, mas para quem confia, a gente pode ter esperança”, declarou o camisa 91 do Fortaleza.
Após a vitória sobre o Vasco da Gama, o Fortaleza terá que voltar a focar em um de seus confrontos mais difíceis de toda a temporada. Após ter sido superado pelo Palmeiras de Abel Ferreira por 3 a 0 no duelo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, o Leão de Vojvoda precisa se reinventar se quiser reverter a larga vantagem do clube paulista.
Veja mais notícias do Fortaleza, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Fortaleza Esporte Clube.