Sou Fortaleza

Paz é acionado de última hora e Fortaleza confirma alteração em sua comissão técnica para 2023

marcelo-paz-fortaleza
Foto: ASCOM Fortaleza EC.

O sub-20 do Fortaleza encerrou sua participação na primeira fase do Campeonato Brasileiro da categoria após ter sido derrotado pela equipe do Santos na última rodada. Para além da eliminação, o Leãozinho teve que lidar com a baixa determinante na reta final da competição: o técnico Leandro Zago deixou oficialmente o comando técnico tricolor para assumir o time profissional da Portuguesa, de São Paulo.

Diante disso, o Fortaleza decidiu agir rápido e anunciar o substituto o quanto antes. O clube do Pici confirmou que Leonardo Porto será o mais novo responsável pelos treinamentos do Leãozinho. O profissional era auxiliar técnico da equipe profissional e está no Tricolor desde dezembro de 2020. Além disso, já possui experiência no comando do antigo Aspirantes nas duas últimas temporadas.

“Optamos pelo Léo Porto pelo profissional excepcional que ele é, além de ser um fator fundamental para a integração entre categorias de base e profissional. Ele conhece o clube, conhece o modelo de jogo que implementamos e tem uma ótima relação com os atletas que estão na categoria”, declarou o Presidente do Fortaleza, Marcelo Paz.

Após a eliminação no Brasileirão sub-20 diante do Santos, os jovens talentos do Leãozinho voltam a entrar em campo no próximo domingo, 7, mas com foco em outra importante competição em sua temporada: o Campeonato Cearense sub-20. Pela primeira rodada da principal competição de categorias de base do estado, o Fortaleza irá enfrentar o Tiradentes.

Leonardo Porto é o mais novo treinador do Leãozinho. Foto: Karim Georges.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO LEÃO

Os números não mentem: o Fortaleza está no topo do futebol nacional em 2023. Após ter atropelado a equipe do Estudiantes de Mérida pelo placar de 6 a 1, na Copa Sul-Americana 2023, o Tricolor de Aço aumentou ainda mais a sua vantagem no topo da lista dos clubes brasileiros com maior número de gols marcados na atual temporada. O Leão de Vojvoda chegou a surpreendentes 75 bolas na rede até o momento.

Entre os destaques do ataque do Fortaleza, o camisa 91, Thiago Galhardo, voltou a se isolar na artilharia da equipe. O gol anotado contra o clube venezuelano, na última quinta-feira, 4, fez com que o atacante de 33 anos alcançasse a marca de 13 tentos, superando seu companheiro, “El GatoLucero, que possui 12. Além disso, o “DNA ofensivo” de Juan Pablo Vojvoda está cada vez mais consolidado no Pici, basta levar em consideração a quantidade de jogadores que já marcaram com a camisa vermelha, azul e branca em 2023.

Desde sua chegada ao Pici, o comandante técnico do Fortaleza consolidou um estilo de jogo que privilegia a posse de bola, a intensidade e a movimentação constante de seus atletas, com o objetivo de criar um alto número de oportunidades ao gol adversário. Apesar de ter oscilado em alguns momentos, o Leão tem sido letal cada vez mais letal em suas chegadas ao ataque, aproveitando as chances com uma variedade de jogadas.

CONFIRA A LISTA DE ARTILHEIROS DO FORTALEZA NA ATUAL TEMPORADA:

1º – Thiago Galhardo: 13 gols.

2º – Lucero: 12 gols.

3º – Romero: 6 gols.

3º – Yago Pikachu: 6 gols.

4º – Moisés: 5 gols.

fortaleza-ataque
Galhardo e Lucero são as principais referências no ataque do Tricolor de Aço. Foto: Mateus Lotif.

VOCÊ VIU? Prestes a fazer história no comando do Fortaleza, Vojvoda expõe relação com Ceni: “Meu reconhecimento…”

Há pouco mais de dois anos atrás, “El Jefe” chegava ao Fortaleza sob olhares de desconfiança da grande maioria de sua torcida, que não conhecia o trabalho do treinador no futebol sul-americano. Desde então, iniciou-se a chamada “Era Vojvoda”: um dos períodos mais vitoriosos de toda a existência do clube. Na próxima partida à frente do Leão, o argentino irá alcançar a marca de 153 partidas, o mesmo número de Rogério Ceni. Juan Pablo revelou bastidores da relação entre dois dos maiores ídolos da história Tricolor de Aço.

“Tenho o maior respeito por ele. Tenho falado com ele e foi um aprendizado do que foi o Fortaleza. Ele conseguiu algo importante como elevar o patamar e construir as bases no Pici quanto à organização. Ele trazia uma ideia. Ele foi um jogador importante no São Paulo, trouxe conhecimentos importantes para o clube. Meu reconhecimento a ele por ter conseguido um acesso para a Série A, marcou um caminho. Isso para mim é importante”, revelou o treinador argentino do Fortaleza.

Após a vitória sobre o Águia de Marabá, pela Copa do Brasil, Vojvoda se tornou, oficialmente, o terceiro técnico com maior número de jogos no comando do Fortaleza. O treinador alcançou a marca de 150 partidas à frente do Leão e superou Francisco Barbosa Gomes, o “Caiçara“. Agora, o argentino irá fazer história ao igualar Rogério Ceni, com 153, no próximo compromisso da temporada. Agora, as expectativas estão todas voltadas para que “El Jefe” supere Moésio Gomes, com 229, e se torne um dos maiores ídolos de todos os tempos.

fortaleza-vojvoda
Até o final da temporada de 2023, Vojvoda irá se isolar como o segundo treinador com mais jogos no comando do Leão. Foto: Lucas Emanuel.