O site IBOPE – Repucom, fez o seu 6° levantamento de todos os patrocinadores presentes nas camisas dos times do Brasileirão 2022, incluindo o Fortaleza, e criou um mapa com todas as marcas presentes nos uniformes, time por time. No total, foram 159 patrocínios estampados em duas camisas oficiais de todos os 20 clubes do campeonato, do começo, no dia 9 de Abril, ao fim no dia 13 de Novembro. Foram contabilizadas as marcas presentes nos oito espaços possíveis do uniforme, contabilizando também a fornecedora do material esportivo.
Em relação ao ano de 2021, foram 13 marcas a menos, o que pode ser explicado pelos efeitos negativos, remanescentes da Covid-19, mas ainda assim, a média geral de 8 patrocínios por clube foi mantida. O Fortaleza aparece como o clube que mais estampou patrocínios, ao todo 20 marcas apareceram nos uniformes oficiais do Leão do Pici. Ainda que o Leão tenha sido o líder nesse quesito pelo 4° ano consecutivo, o número do ano de 2022 ainda foi menor em relação aos anos anteriores. Em 2021, o Fortaleza estampou 26 marcas, 22 em 2020 e 21 em 2019.
Ainda em 2022, a receita do Leão não foi tão positiva, já que não contou com muito dinheiro público. Ao todo foram apenas 4 investidores, e o Leão teve o apoio de 2, Governo do Ceará e Prefeitura de Fortaleza. A receita prevista para o ano de 2023, com patrocínios, é de R$ 15,5 milhões de reais e marcas como Leão 1918(atual fornecedora, antes da mudança para a Volt) Zenir, Casas Freitas, Cimento Apodi, Betcris, MRV e mais, são algumas presentes na relação do tricolor.

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO LEÃO
O Fortaleza segue movimentando o mercado de transferências nacional em busca da qualificação máxima do grupo de jogadores que estará a disposição do técnico Juan Pablo Vojvoda no que promete ser uma das temporadas mais difíceis da história do Leão desde que voltou à elite do futebol nacional. Após a rescisão contratual de Bernardi, o Tricolor de Aço agiu rápido e está a detalhes de anunciar oficialmente o meia Calebe, do Atlético-MG, como seu novo “camisa 10”.
As negociações estão avançadas e as diretorias de Fortaleza e Atlético-MG devem definir a transferência por, aproximadamente R$ 6 milhões. De acordo com informações de alguns veículos da imprensa de Minas Gerais, o Leão irá exercer a compra de 50% dos direitos econômicos do jogador, enquanto o Galo irá manter 20% e o São Paulo o restante da porcentagem referente ao jogador de 22 anos.
Embora tenha disputado uma Copinha pelo Atlético-MG e disputado o primeiro jogo como profissional pelo clube mineiro, Calebe é uma revelação do São Paulo. O meia chegou em Minas Gerais em 2019, comprado pelo Alvinegro por cerca de 500 mil reais. Desde então, consagrou-se campeão da Série A e da Copa do Brasil de 2021. O jovem meio-campista surge como uma reposição após as saídas de Lucas Lima, Matheus Vargas e Otero.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO FORTALEZA
Atual campeão, o Fortaleza segue avançando em busca do bicampeoanato da maior competição regional de clubes do futebol brasileiro. Em seu primeiro compromisso fora de casa na atual temporada, o grupo de jogadores do Leão já embarcou e terá Natal, no Rio Grande do Norte. como seu destino. O Tricolor de Aço entra em campo diante do ABC pela terceira rodada da Copa do Nordeste neste sábado, 4, às 18h30, conforme o horário de Brasília.
As principais novidades do elenco convocado pelo técnico Juan Pablo Vojvoda são duas voltas importantes para o time. O goleiro João Ricardo e o zagueiro Emanuel Brítez, que estavam afastados devido a lesões, podem, inclusive, iniciar a partida como uma forma de garantir ritmo de jogo.
O “xerife” argentino do Fortaleza esteve ausente nos últimos compromissos do clube do Pici após sofrer uma concussão cerebral em choque de cabeça com o goleiro do Sergipe, na vitória do Leão pelo placar de 1 a 0, no dia 26 de janeiro, pelo Nordestão. Emanuel Brítez já cumpriu o protocolo médico de recuperação e está à disposição da comissão técnica do Tricolor de Aço.
João Ricardo, por sua vez, teve que se recuperar de uma lesão no músculo adutor da coxa e desfalcou o Leão do Pici em duas partidas. Agora, o camisa 1 do Fortaleza busca recuperar espaço no que promete ser uma das disputadas mais acirradas pela posição de titular, já que Fernando Miguel vem adquirindo cada vez mais confiança defendendo as redes do clube.
o Fortaleza entrará em campo no Estádio Frasqueirão, em Natal, sem o apoio de sua torcida. Somente será permitida a entrada de torcedores da equipe do ABC após o tumulto gerado por conflitos entre torcedores do clube de Rio Grande do Norte e Sport, no último jogo entre os times nordestinos.
Desde 2022, os clássicos entre ABC e América-RN estão sendo realizados com torcida única devido à frequência de conflitos entre torcedores. As cenas de violência nos estádios do Rio Grande do Norte estão inviabilizando cada vez mais o espetáculo da Copa do Nordeste e a decisão foi tomada considerando a proteção integral do torcedor. Há de se questionar, entretanto, o nível de interesse dos órgãos de segurança do estado para executar protocolos que assegurem partidas com torcidas de ambas as partes.

Veja mais notícias do Fortaleza, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Fortaleza Esporte Clube.