Sou Fortaleza

Em jogo marcado por polêmica da arbitragem, Fortaleza é derrotado pelo Palmeiras na Copa do Brasil

palmeiras-fortaleza
Foto: Matheus Amorim.

O Fortaleza entrou em campo na noite desta quarta-feira, 17, contra uma das melhores equipes do futebol sul-americano. Diante do Palmeiras de Abel Ferreira, no Allianz Parque, o Tricolor de Aço não conseguiu superar seu adversário e acabou derrotado pelo placar de 3 a 0 no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil 2023. A partida foi marcada por polêmica da arbitragem e pouca criatividade no setor ofensivo do Leão.

Logo no início do confronto entre Fortaleza e Palmeiras, um pênalti questionável foi marcado pelo árbitro Wagner Nascimento a favor do clube paulista, em lance em que Caio Alexandre sequer cometeu falta contra o atacante Rony. Raphael Veiga não desperdiçou a cobrança e abriu o placar para o Verdão, que, em seguida, passou a ter todo o controle do jogo. Bruno Tabata e Richard Rios ampliaram para o time da casa e garantiram a grande vantagem do Porco para o duelo de volta, na Arena Castelão.

O próximo compromisso do Fortaleza na temporada será mais um desafio fora de casa, longe de seu torcedor. A equipe comandada por “El JefeVojvoda terá que deixar para trás o revés contra o Palmeiras e voltar a focar em sua campanha na Série A do Campeonato Brasileiro, quando irá visitar o América-MG, no estádio Independência, no próximo sábado, 20, às 18h30 (horário de Brasília).

Leão não conseguiu superar o Palmeiras com o apoio de seu torcedor no Allianz Parque. Foto: Matheus Amorim.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO LEÃO

Antes do apito inicial da partida entre Fortaleza e Palmeiras, pelas oitavas de final da Copa do Brasil 2023, a assessoria de comunicação do clube do Pici divulgou o mais novo boletim médico referente às condições de jogo dos atletas que estão no Departamento Médico tricolor. A sequência da temporada preocupa o torcedor tricolor e promete gerar dificuldades para o técnico Juan Pablo Vojvoda escalar sua equipe titular, principalmente no setor defensivo.

O intenso calendário do futebol nacional já começou a trazer consequências para os clubes brasileiros. No Fortaleza, não foi diferente: o Departamento Médico tricolor passou a receber cada vez mais visitas nas últimas semanas. Além de Pedro Rocha, em recuperação pós-operatória, os defensores Marcelo Benevenuto, com edema no músculo adutor da coxa direita, e Bruno Pacheco, tratando de trauma no pé esquerdo, não possuem condições de jogo. O goleiro Fernando Miguel e o camisa 91, Thiago Galhardo, com estiramento ligamentar no joelho esquerdo e uma pubalgia, respectivamente, também não estão disponíveis para entrar em campo contra o Palmeiras.

Por outro lado, um dos principais destaque do Fortaleza na temporada, Moisés, que não esteve disponível contra o Grêmio por conta de um trauma em seu pé direito, pela sexta rodada do Brasileirão, voltou a estar presente no banco de reservas da partida diante do clube paulista. Além disso, o goleiro João Ricardo segue como o goleiro titular do Leão após se recuperar completamente da contusão que o afastou dos gramados por mais de um mês.

Bruno Pacheco é um dos desfalques contra o Palmeiras. Foto: Mateus Lotif.

VOCÊ VIU? Paz bate o martelo no Fortaleza e futuro de meio-campista avaliado em R$ 13 milhões é definido pelo clube

O Fortaleza iniciou o planejamento de 2023 com o maior orçamento de sua história em mãos. Ainda assim, manteve a estratégia de gestão sustentável e realizou apenas contratações pontuais, sempre com o objetivo de não gerar dívidas ao clube. Entre os reforços que chegaram ao Pici na última temporada por meio de empréstimo, Caio Alexandre se tornou titular absoluto e um dos homens de confiança do técnico Vojvoda, que não escondeu seu desejo em contar com o futebol do volante por ainda mais tempo. Diante disso, o Presidente do Tricolor de Aço, Marcelo Paz, tratou de encaminhar o futuro do camisa 8 antes mesmo do fim de seu contrato atual.

O mandatário do Fortaleza concedeu entrevista exclusiva ao “Craque” Neto, apresentador do programa Os Donos da Bola, da Band, e quando questionado sobre o futuro de Caio Alexandre no Leão, não hesitou: “Está tudo certo, é muito bom jogador”. O volante está apenas emprestado pelo Vancouver Whitecaps, do Canadá, até o fim da temporada, mas a cláusula com opção de compra fixada será exercida com prioridade, independente da concorrência de outros clubes.

Avaliado pelo Transfermarkt, especialista em números e dados referentes ao futebol mundial, por cerca de R$13 milhões, Caio Alexandre chegou ao Pici no mercado de meio de temporada, ainda em 2022, e foi fundamental para a recuperação histórica do Fortaleza no returno da Série A, que garantiu a classificação para a Libertadores. No final do ano passado, o meio-campista renovou seu contrato de empréstimo com o Tricolor até dezembro de 2023, mas, desta vez, a cláusula de compra definitiva foi inserida ao final de seu vínculo com a equipe canadense. Entre todos os volantes da elite do Brasileirão, o camisa 8 do Fortaleza é o atleta com maior número de participações em gols.

caio-alexandre-fortaleza
Caio Alexandre deve assinar seu novo contrato com o Leão ao final da temporada. Foto: Mateus Lotif.