Sou Fortaleza

Fortaleza x Campinense: onde assistir, horário, arbitragem e prováveis escalações

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

O Fortaleza, atual campeão, busca defender seu título e adicionar à sua história o que seria um enorme bicampeonato do Nordeste, em uma das eras mais vitoriosas do clube do Pici. O Leão entra em campo neste sábado, 21, em duelo contra a equipe do Campinense, em partida válida pela primeira rodada da Copa do Nordeste 2023, às 17h30 no Estádio Presidente Vargas.

Nas duas primeiras partidas que disputou em 2023, pelo Campeonato Cearense, o Fortaleza saiu vitorioso. Apesar de ter derrotado Iguatu e Caucaia, a falta de ritmo de jogo está evidente e a equipe comandada por Juan Pablo Vojvoda ainda está trabalhando para deslanchar de vez na temporada. O treinador argentino vem alternando o time titular e realizando uma série de testes e análises.

Do outro lado, o Campinense, comandado pelo técnico Leston Júnior, estreia no Nordestão 2023 em busca de melhorar seu desempenho na temporada a afastar de vez a desconfiança de sua torcida. “Sem dúvida nenhuma o Fortaleza tende a ser o time mais forte que o Campinense vai enfrentar até agora. O Fortaleza é o time mais organizado do Brasil, sendo um dos cinco um dos melhores times brasileiros. Sabemos que será um jogo muito difícil, complicado, pois vamos jogar contra uma equipe que passa por transformação”, afirmou o treinador do clube paraibano.

O Campeonato Cearense de 2023, vulgo “Manjadinho”, promete ser uma das edições mais disputadas da história. O Fortaleza entrará em campo não apenas para defender o título de campeão, mas para adicionar à sua história um inédito pentacampeonato, feito que o rival, Ceará, pretende impedir de todas as formas possíveis.

TRANSMISSÃO

A primeira partida da Copa do Nordestes 2023 será transmitida em TV aberta, no canal do SBT. Além disso, o serviço de serviço de pay-per-view Nosso Futebol também exibirá o confronto com sua própria equipe de transmissão.

PROVÁVEIS ESCALAÇÕES

Fortaleza: Fernando Miguel; Tinga, Benevenuto, Titi, Bruno Pacheco; Caio Alexandre, Hércules, Samuel; Pikachu, Galhardo e Pedro Rocha.

Técnico: Juan Pablo Vojvoda. 

Desfalques: Moisés, Lucas Crispim e Brítez.

Campinense: Samuel, Railan, Wendel, Anderson Alagoano e Wesley; Rogério, Diego Viana e Dieguinho; Marcelinho, Felipe Araújo e Willian Anicete.

Técnico: Leston Júnior.

Desfalques: Não há baixas confirmadas.

ÁRBITRAGEM

Árbitro: José Ricardo Vasconcellos (Alagoas)

Assistente 1: Jorge Santos (Alagoas)

Assistente 2: Fernanda Felix (Alagoas)

Leão é o atual campeão da maior competição de clubes de futebol regional. Foto: Mateus Lotif.

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO LEÃO

Após a estreia do Fortaleza na temporada de 2023, o Departamento de Futebol do clube do Pici tem intensificado os trabalhos junto ao técnico Juan Pablo Vojvoda para definir o elenco de jogadores que irão compor o planejamento do Leão para a disputa das importantes competições deste ano. Nesse sentido, quatro anos depois, o Tricolor de Aço anuncia o retorno do atacante Júnior Santos.

Por meio de suas redes sociais, o Fortaleza anunciou o retorno do jogador de 28 anos que esteve na equipe do Botafogo na última temporada mas não conseguiu se firmar no time titular. O atacante vestiu a camisa vermelha, azul e branca em 2019 e brilhou na campanha do título da Copa do Nordeste daquele mesmo ano, quando terminou a competição como o grande artilheiro. Pouco tempo depois, foi negociado com o futebol japonês.

Tudo indica que o novo atacante do Fortaleza e seus representante receberam a proposta e adiantaram os detalhes do acerto o mais rápido possível para fosse integrado aos treinamentos comandados por Vojvoda visando a disputa da nova temporada. O ex-jogador do Leão pode ser uma resposta imediata à contusão de Moisés que o afastará dos gramados por até 90 dias, perdendo, inclusive um dos maiores Clássico-Rei, contra o rival, Ceará, dos últimos tempos.

Júnior Santos é o novo atacante do Leão para 2023. Imagem: ASCOM FEC.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO FORTALEZA

Defendendo o título de campeão no Campeonato Cearense e na Copa do Nordeste, o Fortaleza entrará em campo com grande responsabilidade. Apesar de ter conquistado duas vitórias consecutivas em suas primeiras partidas da temporada, o Fortaleza também teve que lidar com aspectos negativos nesse início de 2023. No momento, Moisés, Lucas Crispim e Emanuel Brítez estão indisponíveis para a seleção do técnico Juan Pablo Vojvoda.

O ponta-esquerdo Moisés é a maior das preocupações. Após ter sido substituído antes do final da partida de estreia no Campeonato Cearense, contra o Iguatu, foi confirmada uma lesão muito mais grave do que o antecipado e o jogador ficará fora dos gramados por até 90 dias. A lesão, inclusive, foi o principal motivo pelo qual o clube do Pici decidiu contratar Júnior Santos, o oitavo e mais recente reforço do Leão para a tual temporada.

Já o camisa 10 do Fortaleza, Lucas Crispim, não esteve nem no banco de reservas de Vojvoda na última partida do clube por conta de uma fascite plantar em seu pé direito. O “xerife” da defesa tricolor, Brítez, teve que ser substituído ainda no primeiro tempo do confronto contra o Caucaia, após forte impacto sofrido em seu quadríceps direito. A última atualização do boletim médico do Tricolor de Aço relata que o argentino está sob observação do Departamento Médico do Leão e novos detalhes devem ser divulgados em breve.

“Sempre preocupa. Mas são situações que acontecem no futebol. Por isso, quando se planeja a temporada, tem que ter em conta essas situações, porque podem acontecer. Crispim em dez dias vamos contar novamente com ele. Brítez acho que foi um golpe, mas não foi algo que o impeça de jogar por muito tempo”, declarou o treinador do Fortaleza, Vojvoda, quando questionado sobre as baixas da equipe no início de 2023.

Argentinos e Fortaleza
Brítez é a mais nova baixa do Leão para o início da temporada. Foto: Mateus Lotif