Sou Fortaleza

RUMO AO BI! Fortaleza conhece locais, horários e adversários das primeiras rodadas da Copa do Nordeste 2023

Fortaleza
Foto: Mateus Lotif

Após a definição dos últimos clubes classificados para a maior competição de clubes do Nordeste, o Fortaleza conheceu, na madrugada deste sábado, novos detalhes da tabela da Copa do Nordeste, divulgada pela Confederação Brasileira de Futebol, CBF. As primeiras quatro rodadas da competição já tem locais e horários definidos. 

A disputa pelo título de melhor clube do Nordeste terá seu início no próximo final de semana, dia 21 de janeiro, e segue até dia 3 de maio, uma quarta-feira, data marcada para a grande decisão do torneio. Em busca de defender seu título, o Fortaleza estreia na Copa do Nordeste contra o Campinense, no Estádio Presidente Vargas. A expectativa é de mais um título do Tricolor de Aço, o atual campeão do torneio após derrotar o Sport na grande final da última edição.

Assim como já é estruturada tradicionalmente, a maior competição de clubes da região do Nordeste terá 16 equipes participantes divididas em três potes diferentes que irão compor os grupos A e B, onde times da chave A enfrentam times da chave B. Para o sorteio, 12 clubes já têm presença garantida na primeira fase da competição, enquanto outros quatro disputarão as eliminatórias.

Responsável pelas exibições da competição até a última edição, o Nordeste FC publicou nota confirmando que não iria transmitir a Copa do Nordeste de 2023. Diante disso, as operadoras SKY, Claro e os serviços de streaming DAZN e DirecTV GO adquiriram os direitos de transmissão e, agora, o torcedor do Fortaleza pode acompanhar o torneio regional em diferentes canais. De acordo com a Mídia Esportiva Cearense e confirmação do Futebol Cearense, a exibição em conjunto faz parte do projeto “Nosso Futebol”, que busca trazer mais dinâmica às partidas.

CBF divulgou novos detalhes da Copa do Nordeste 2023. Imagem: CBF.
Fortaleza campeão
Capitão Tinga com a taça de campeão do Nordeste em 2022. Foto: Lucas Figueiredo/CBF.
Fortaleza campeão
Vojvoda vem fazendo história no comando técnico do Leão. Foto: Lucas Figueiredo/CBF.

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO FORTALEZA

A novela da contratação do atacante Juan Martín Lucero pelo Fortaleza chegou ao fim. Apesar do impasse gerado pelo Colo-Colo, do Chile, que chegou até a ameaçar o Tricolor do Pici, o camisa 9 chegou ao Pici e foi anunciado como o mais novo reforço do Leão para 2023, após bastante especulação e polêmica.

De acordo com dados do SofaScore, um dos maiores portais de dados e estatísticas referentes ao futebol brasileiro, Juan Martín Lucero, de 31 anos, encerrou a temporada como líder em participações em gols do Campeonato Chileno de 2022. “El Gato” vestiu a camisa do Colo-Colo em 26 oportunidades, quando marcou 15 gols e ainda concedeu cinco assistências. O argentino é muito bem avaliado pelo técnico Juan Pablo Vojvoda, que aprovou sua contratação.

Lucero irá defender a camisa vermelha, azul e branca por três temporadas. O Fortaleza fez a aquisição de 100% dos direitos econômicos do atleta e a expectativa é de que o clube cearense venha a arcar com quaisquer custos em caso de oficialização de uma suposta multa alegada pelo Colo-Colo. Ainda não se sabe, contudo, se a situação será oficializada e qual seria o percentual pago pelo Tricolor do Pici.

OUTRAS NOTÍCIAS DO LEÃO

Em busca de um camisa 10 desde o início da janela de transferências, o Fortaleza havia anunciado a contratação do meia Christian Bernardi como a solução para uma posição que tanto necessitava de reformulação no elenco. Entretanto, após muita demora em sua apresentação oficial, questionamentos começaram a surgir por parte da torcida e imprensa sobre o futuro do jogador e o motivo se deu por conta do encaminhamento de uma rescisão contratual causada por questões clínicas do argentino.

Após o Fortaleza anunciar a rescisão, na última quarta-feira, 11, Christian Bernardi se pronunciou em suas redes sociais, revelando um problema de saúde que o impossibilitou que o argentino pudesse defender o Tricolor do Pici. O meio-campista terá que se submeter a tratamento para lidar com uma arritmia cardíaca causa por sequelas da Covid-19.

“Gente, lamentavelmente nos estudos que realizei indicam que eu preciso fazer um tratamento pós-Covid que demanda várias semanas. Em pouco tempo espero estar de volta ao estádio e com mais vontade que nunca. Obrigada a todos pela preocupação e mensagens”, revelou o quase jogador do Fortaleza.

Em seguida, o camisa 10 fez questão de agradecer ao Fortaleza e sua torcida. “Quero deixar uma mensagem de agradecimento ao clube, staff, comissão técnica e a torcida do Fortaleza. Nesses dias pude experimentar a cordialidade do clube e da cidade. Tinha muita vontade de fazer parte dessa família, mas às vezes a vida tem outros planos. Quem sabe um dia nossos caminhos voltem a se encontrar”, concluiu Bernardi.

O presidente do Fortaleza, Marcelo Paz, decidiu prestar uma homenagem ao meia argentino e o clube não irá utilizar a camisa 23 na temporada de 2023. O número seria utilizado por Christian, que acabou deixando o clube antes mesmo de poder estrear. O principal Executivo do Leão definiu que apenas Bernardi utilizaria o número na nova temporada, como forma de lembrança do jogador, que demonstrou carinho para com o clube cearense em pouco tempo.