O Fortaleza entrou em campo na noite desta terça-feira, 8, pela grande decisão das oitavas de final da Copa Sul-Americana 2023. Diante dos olhares de pouco mais de 50 mil torcedores na Arena Castelão, o Tricolor de Aço empatou em 1 a 1 com a equipe do Libertad-PAR e conquistou a classificação para a próxima fase da competição internacional após ter vencido o jogo de ida por 1 a 0. Para além do resultado, o Leão também igualou uma marca histórica no futebol nordestino.
Após superar a equipe do Libertad e garantir a classificação para as quartas de final da Sul-Americana, o Fortaleza igualou seu arquirrival, Ceará, Bahia e Sport como as melhores campanhas entre clubes nordestinos no torneio continental. Os gigantes do futebol da região têm participado da competição desde 2009 e eram os únicos a passar pelas oitavas até o gol decisivo de Marinho, que colocou o Leão na próxima fase.
Além do Fortaleza, a atual edição da “Sula” ainda conta com a presença de América-MG, Botafogo, Bragantino e São Paulo como os representantes brasileiros no mata-mata. Em sua segunda experiência no torneio internacional, o Leão já superou sua campanha anterior, em 2020, ainda sob o comando do técnico Rogério Ceni.
MELHORES CAMPANHAS DE CLUBES NORDESTINOS NA SUL-AMERICANA DOS ÚLTIMOS ANOS*
Copa Sul-Americana 2017 – Sport: quartas de final (8 jogos 3V, 1E e 4D)
Copa Sul-Americana 2018 – Bahia: quartas de final (8 jogos 4V, 1E e 3D)
Copa Sul-Americana 2020 – Bahia: quartas de final (8 jogos; 4V, 1E e 3D)
Copa Sul-Americana 2022 – Ceará: quartas de final (10 jogos; 9V, 0E e 1D)
Copa Sul-Americana 2023 – Fortaleza: quartas de final (8 jogos; 6V, 1E e 1D)
*Créditos: Cássio Zirpoli.
FORTALEZA ESTÁ CLASSIFICADO PARA QUARTAS DA SUL-AMERICANA
Após superar a equipe do Libertad e avançar para as quartas de final da Copa Sul-Americana, o Leão fez história e tem tudo para seguir avançando na competição e sonhar com uma inédita final. Na próxima fase, a equipe tricolor irá encarar América-MG ou Bragantino, adversários conhecidos do Campeonato Brasileiro.
Caso o Tricolor de Aço supere seu próximo rival brasileiro e avance para as semifinais da “Sula“, irá faturar mais 800 mil dólares, aproximadamente R$ 3,8 milhões na cotação atual. A atual campanha do Leão na “Sula” já rendeu cerca de R$ 12 milhões aos cofres do Pici.
Leia mais:
Veja mais notícias do Fortaleza, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Fortaleza Esporte Clube.