Sou Fortaleza
Fortaleza no Manjadinho
Foto: João Vitor Paiva

Fortaleza x Caucaia: onde assistir, horário, arbitragem e prováveis escalações

O Fortaleza entra em campo diante da equipe do Caucaia nesta quarta-feira, 18, pela segunda rodada do Campeonato Cearense de 2023. O confronto será disputado no Estádio Presidente Vargas, às 20h, no horário de Brasília. Atual tetracampeão, o Tricolor de Aço avança em busca do tão sonhado pentacampeonato estadual.

Após conquistar a primeira vitória da temporada sobre o Iguatu, o Fortaleza entrará em campo para confirmar seu favoritismo na maior competição de clubes de futebol do estado. O Leão terá Moisés como o principal desfalque da equipe comandada pelo técnico Juan Pablo Vojvoda, após ser constatada lesão que o afastará dos gramados por até 90 dias. Do outro lado, o Caucaia não estreou bem e foi derrotado pelo Maracanã pelo placar de 1 a 0, em partida realizada em Pacajus.

O Campeonato Cearense de 2023, vulgo “Manjadinho”, promete ser uma das edições mais disputadas da história. O Fortaleza entrará em campo não apenas para defender o título de campeão, mas para adicionar à sua história um inédito pentacampeonato, feito que o rival, Ceará, pretende impedir de todas as formas possíveis.

Transmissão

A partida não terá transmissão na TV aberta, os direitos de transmissão desta partida da maior competição de clubes do futebol cearense são exclusivamente do DAZN e o Nosso Futebol, canal disponível entre as operadoras de TV por assinatura Sky, Claro e DirecTV GO. O jogo entrará ao vivo minutos antes das 20h, horário previsto para a bola começar a rolar.

Prováveis escalações

Fortaleza: Fernando Miguel; Tinga (Brítez), Benevenuto e Titi (Ceballos); Yago Pikachu, Hércules (Lucas Sasha), Caio Alexandre (Zé Welison) e Lucas Crispim (Bruno Pacheco); Romarinho, Pedro Rocha e Thiago Galhardo.

Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Desfalque: Moisés.

Caucaia: Célio; Ceará, Túlio, Airton Júnior e Matheus Maranguape; Leylon, Wilker e Brayann; Isaías, Juliano e LesleyTécnico: Roberto Carlos.
Desfalques: Nenhum.

Arbitragem

Árbitro: Marcelo de Lima Henrique

Assistente 1: Jailson Albano da Silva

Assistente 2: Deborah Beatriz Ferreira da Silva

Quarto Árbitro: Francisco Naydson Albuquerque de Souza

Fortaleza
Fortaleza e Ceará prometem fazer do Cearense 2023 uma das melhores edições da história. Foto: Kely Pereira/Gazeta Press

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO FORTALEZA

O Fortaleza deve intensificar seus movimentos no mercado de transferências em busca de novos reforços pontuais, que atendam às exigências de Vojvoda para a montagem de elenco do time do Pici. Após a rescisão contratual de Christian Bernardi devido à problemas de saúde, é natural que o Leão procure uma reposição para a posição de “camisa 10”. Em seguida, o clube deve priorizar a contratação de um zagueiro.

De acordo com o jornalista Anderson Azevedo, um novo meia de articulação deve ser o próximo reforço do Fortaleza diante da necessidade atual do elenco. Não há ninguém além de Lucas Crispim para a posição e o jogador já voltou a ser utilizado como ala-esquerdo pelo técnico Juan Pablo Vojvoda na partida de estreia da temporada contra o Iguatu, pelo Campeonato Cearense.

Em seguida, o Fortaleza deve priorizar a contratação de um “zagueiro “xerife” com perfil solicitado especificamente para o esquema tático do treinador argentino do Leão. O novo defensor do Tricolor do Pici será um zagueiro canhoto ou que tenha experiência atuando pelo lado esquerdo do campo. Nos últimos dias, o nome de Dória, ex-Botafogo, foi vinculado ao clube cearense, mas as tratativas não avançaram e o negócio promete ser dos mais difíceis.

No futebol moderno, é importante que um beque consiga trabalhar a progressão de jogadas com sua perna dominante, pois o tempo que um jogador utiliza para fazer o movimento corporal que leva bola para o seu “pé bom” é prejudicial à intensidade exigida em performances de alto nível técnico e Vojvoda sabe disso muito bem. Atualmente, apenas Titi cumpre essa demanda no grupo do Tricolor de Aço.

Para além das prioridades, especula-se, ainda, que o Fortaleza vá ao mercado à procura de um novo ponta para a equipe, caso a contusão sofrida por Moisés seja mais grave do que o antecipado e realmente tire o atacante dos gramados por meses. Breno Lopes, atacante do Palmeiras, é o principal nome na mira do Leão para 2023, ainda segundo a apuração do jornalista do Futebolês.

Dória pode ser o novo “xerife” do Leão. Foto: Vitor Silva.

OUTRAS NOTÍCIAS DO LEÃO

Durante as negociações pela nova contratação do Fortaleza para 2023, Juan Martín Lucero, o clube acabou se envolvendo em enorme polêmica envolvendo um dos gigantes do futebol sul-americano, o Colo-Colo, do Chile. A equipe chilena alegou irregularidades na abordagem do Leão e ameaçou ir à justiça contra o Tricolor de Aço. Marcelo Paz, presidente do time do Pici, enfim, declarou o posicionamento do clube diante da situação.

“Não tememos porque a gente fez um negócio juridicamente seguro. Não iríamos embarcar o Fortaleza em uma aventura jurídica. O Colo-Colo está no papel dele, perdeu o principal jogador”, afirmou o presidente do Fortaleza. O presidente do clube do Chile, Alfredo Stöhwing, deixou claro em entrevista que o Colo-Colo irá até as “últimas consequências” para defender os próprios direitos contra o Fortaleza.

Marcelo Paz, por sua vez, manteve tranquilidade e revelou que o próprio Lucero pagou a multa para quebrar o contrato com o Colo-Colo e acertar sua transferência para o Fortaleza. Somente depois disso o jogador ficou livre para acertar com o Tricolor de Aço, toda a operação foi analisada com cautela e dentro da legalidade.

“Entendemos que houve uma fragilidade contratual, o jogador exerceu essa fragilidade, pagou a multa e ficou livre. A gente vai acompanhar toda essa situação, estudamos essa situação para fechar com o jogador”, finalizou o principal dirigente do Fortaleza, que se posicionou pela primeira vez após o clube ter sido ameaçado publicamente.

Lucero é o novo camisa 9 do Leão do Pici. Foto: Mateus Lotif.