Sou Fortaleza

Apesar de 3 empates consecutivos, Fortaleza lidera estatística defensiva entre todos os times da Série A

fortaleza-defesa
Foto: Mateus Lotif.

O Fortaleza segue se destacando na Série A 2023 como uma das principais forças da primeira divisão. Além de possuir o melhor ataque do país, a equipe comandada pelo técnico Juan Pablo Vojvoda também ostenta junto com Palmeiras a marca de ser os únicos times invictos nas seis primeiras rodadas da principal competição do futebol nacional. Para além disso, o setor defensivo tricolor também vem surpreendendo torcedores e a imprensa brasileira.

Por tantas vezes criticada, o Fortaleza possui uma das melhores defesas do Brasil. Ao lado do São Paulo de Dorival Júnior, o Leão lidera as estatísticas referentes aos aspectos defensivos entre todos os clubes da primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Os Tricolores concederam apenas quatro gols neste fase inicial da competição, as menores quantidades registradas até o momento, com uma média de 0,67 tentos sofridos por partida. Neste final de semana, entretanto, tudo pode mudar após a sétima rodada do torneio nacional.

Nas seis primeiras rodadas, o Fortaleza conquistou 10 dos 18 pontos disputados. O clube do Pici vem buscando o equilíbrio defensivo e ofensivo após a conquista do pentacampeonato cearense e o início do Brasileirão. Os atletas de “El JefeVojvoda saíram de campo sem sofrer gols em três das seis partidas disputadas pela Série A. A vitória por 3 a 0 sobre o Coritiba, no Couto Pereira, e os empates por 0 a 0 contra São Paulo e Grêmio, nas duas últimas rodadas, são exemplos de grandes atuações dos defensores que vestem a camisa vermelha, azul e branca.

Brítez assumiu a titularidade do lado direito da zaga do Fortaleza em 2023. Foto: Mateus Lotif.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO LEÃO

A última janela de transferências pode até ter chegado ao fim, mas isso não impede que o Fortaleza siga trabalhando nos bastidores em busca de encaminhar a contratação de novos reforços para o elenco de jogadores à disposição de comissão técnico encabeçada por Juan Pablo Vojvoda. Nas últimas semanas, além de Kauan, do Goiás, o clube do Pici parece ter encaminhado dois novos reforços argentinos para seu setor defensivo de 2023.

Gonzalo Escobar, defensor de 26 anos do Ibiza, clube da segunda divisão do Campeonato Espanhol, é o atleta mais próximo de desembarcar em terras alencarinas para assinar seu novo contrato com o Fortaleza. De acordo com informações iniciais de diferentes fontes da mídia argentina e a confirmação posterior de jornalistas cearenses, o jogador chega sem custos após o término de seu vínculo atual, e deve firmar acordo com o Tricolor do Pici até dezembro de 2024.

Aos 21 anos, Lucas Esquivel, do Unión Santa Fe-ARG, atraiu o interesse do Fortaleza após apresentar um futebol de alto nível com a camisa de “Los Tatengues“. O Leão vê no defensor as características ideais para agregar ainda mais qualidade ao setor defensivo da equipe tricolor. Ainda não há detalhes sobre os valores da negociação, mas, a proposta do clube do Pici é considerada “irresistível” pela mídia argentina. Seu futuro deve ser definido em breve.

Os dois possíveis reforços do Fortaleza para a próxima janela de transferências passaram pela aprovação de “El Jefe“, Juan Pablo Vojvoda, que já possui familiaridade com o futebol de ambos jogadores em sua passagem pela Primera División. Os argentinos podem atuar na zaga e na lateral esquerda, algo considerado muito importante para a proposta de jogo do comandante técnico do Leão, e devem chegar ao Pici em julho para oferecer competição ao titular, Bruno Pacheco, já que Lucas Esteves, contratado por meio de empréstimo junto ao Palmeiras, não agradou a comissão técnica e pode deixar o clube.

Gonzalo Escobar, do Ibiza-ESP, deve reforçar o Leão em julho. Foto: Ion Alcoba/Quality Sport Images/Getty Images.
Lucas Esquivel, defensor de 21 anos do Unión Santa Fe, entrou na mira do Tricolor. Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal.

VOCÊ VIU? Erro da arbitragem na Copa do Brasil pode custar ao Fortaleza valores milionários

O Fortaleza entrou em campo na noite desta quarta-feira, 17, contra uma das melhores equipes do futebol sul-americano. Diante do Palmeiras de Abel Ferreira, no Allianz Parque, o Tricolor de Aço não conseguiu se impor sobre seu adversário e acabou derrotado pelo placar de 3 a 0 no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil 2023. O resultado pode ser considerado justo pelo que foi apresentado dentro de campo, mas a arbitragem interferiu negativamente na partida após a marcação de um pênalti controverso logo no início do confronto.

Aos 7 minutos do primeiro tempo, o árbitro Wagner Nascimento Magalhães assinalou um pênalti, no mínimo, questionável a favor do Palmeiras. Em uma disputa por espaço na grande área do Fortaleza, Caio Alexandre recebeu o contato do Rony e acabou caindo junto do atacante do clube paulista, que “ganhou” a penalidade junto da pressão da torcida do Verdão nas arquibancadas do Allianz Parque. O erro protagonizado pela arbitragem pode custar ao Leão cerca de R$ 4,3 milhões, valor recebido pela equipe que alcançar as quartas de final da suposta “competição mais democrática do futebol nacional”.

O jogo de volta entre Fortaleza e Palmeiras pelas oitavas de final da Copa do Brasil 2023 será disputado no dia 31 de maio, na Arena Castelão. Apesar da dificuldade de reverter uma vantagem dessa dimensão contra uma das melhores equipes do futebol sul-americano, o Tricolor contará com o apoio de seu torcedor nas arquibancadas para lutar até o fim pela classificação. Em sua melhor campanha na história do torneio, o clube do Pici surpreendeu à todos em 2021, temporada de estreia de Vojvoda, e chegou às semifinais da competição, sendo derrotado pelo Atlético-MG, o campeão brasileiro daquele ano.

palmeiras-fortaleza
Fortaleza foi derrotado por 3 a 0 pelo Palmeiras de Abel Ferreira nas oitavas de final da Copa do Brasil. Foto: Matheus Amorim.