Sou Fortaleza

BORA LEÃOZINHO! Sub-20 do Fortaleza inicia semana de preparações para estreia no Brasileirão com novidades

Fortaleza na Copinha
Foto: Gero Rodrigues

O Fortaleza realizou campanha histórica na Copa São Paulo de Futebol Júnior ao alcançar as quartas de final da competição. O Leãozinho de Leandro Zago encerrou sua campanha na maior competição de categorias de base do futebol brasileiro após ter sido derrotado pelo Santos, mas não deixou nada a desejar. Ao contrário, existe muito potencial nesta geração de garotos que já tiveram o “gostinho” do que significa defender a camisa vermelha, azul e branca do Tricolor de Aço.

Para além da grande decisão protagonizada pelo time profissional do Fortaleza, esta semana também é fundamental na preparação dos jovens atletas do Leãozinho para o início do Campeonato Brasileiro sub-20, a principal competição em formato de pontos corridos da categoria. A equipe comandada por Zago estreia no Brasileirão fora de casa na próxima quinta-feira, 2, contra o Goiás.

Como novidades para a campanha desta temporada, o Fortaleza movimentou o mercado da bola em busca de reforços que agregassem qualidade ao Leãozinho. Caio Dantas, Iarley e João Neto são exemplos de atletas que foram contratados com o aval da comissão técnica e que chegam ao Pici sobre grandes expectativas para que possam evoluir como jogadores para futuramente serem integrados ao elenco profissional do Tricolor.

Além disso, conforme informado anteriormente, o goleiro Bruno Guimarães, o volante Ryan Guilherme e o atacante Carlos Daniel, destaques do sub-20 do Fortaleza na maior competição de categorias de base do futebol brasileiro, foram emprestados pelo Tricolor do Pici ao Boa Vista para a disputa do Campeonato Carioca de 2023.

Fortaleza
Leandro Zago iniciará um novo ciclo de trabalho no Leãozinho. Foto; Mateus Lotif.

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO LEÃO

Para além dos grande investimentos realizados no time profissional do Fortaleza, a diretoria do clube também vem priorizando o desenvolvimento de suas categorias de base conforme o desejo do técnico Juan Pablo Vojvoda nas negociações por sua permanência no Pici. Nesse sentido, o Leão acertou nos últimos dias a contratação de mais um reforço para sua equipe sub-20, o “camisa 10” Caio Dantas, de 19 anos.

O jovem meio-campista foi contratado junto ao Vasco da Gama para agregar ainda mais qualidade aos jovens atletas treinados por Leandro Zago no sub-20 do Fortaleza. Caio já se despediu de seus antigos companheiros do clube do Rio de Janeiro e foi integrado ao elenco do Leãozinho visando a preparação para o início das competições de 2023.

O meia foi destaque em todas as categorias de base do Cruz-Maltino antes de chegar ao sub-20, onde não conseguiu se firmar entre os titulares e acabou sendo liberado pelo Vasco para atuar em outra equipe. Carioca, Caio Dantas defendia o Gigante da Colina desde 2017 e já chegou a vestir a camisa da Seleção Brasileira sub-17 em 2019. Na última edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o atleta disputou quatro partidas.

Caio Dantas chega ao Leãozinho de Leandro Zaga sobre grandes expectativas. Foto: Matheus Lima.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO FORTALEZA

O Fortaleza entrou em campo no Estádio Presidente Vargas pela última vez na atual temporada na noite deste domingo, 26, diante da equipe do Náutico. Com gols de Silvio Romero e Lucero, o Leão de Vojvoda venceu seu adversário pelo placar de 2 a 1 mesmo jogando com um jogador a menos por grande parte do jogo e segue avançando em busca de mais um título da Copa do Nordeste. O treinador argentino não poupou elogios aos dois “camisas 9” de seu setor ofensivo e analisou suas contribuições para a equipe.

“Eles podem jogar juntos. São dois camisas 9, cada um com características diferentes. Romero é muito forte dentro da área, tem uma qualidade quanto a gols muito importante. O Lucero também. Mas eles podem combinar seus jogos com outros jogadores do elenco, com Pochettino, com Galhardo, com Júnior Santos. Temos aí boas características diferentes que podemos utilizar nas partidas”, afirmou Juan Pablo Vojvoda em coletiva de imprensa pós-jogo contra o Náutico.

Agora, mais do que nunca, o foco total do Fortaleza está na Copa Libertadores da América. Na próxima quinta-feira, às 21h, na Arena Castelão, o Tricolor de Aço recebe o Deportivo Maldonado, em confronto válido pela segunda fase preliminar da maior competição de futebol da América do Sul. Diante do empate no jogo de ida, uma vitória garante a classificação para os dois times. Uma eliminação nesta etapa do torneio significa não participar nem mesmo da Copa Sul-Americana, o que seria um duro golpe no planejamento do clube do Pici para 2023.

Leão venceu mais uma e se isolou na liderança de seu grupo na Copa do Nordeste. Foto: Mateus Lotif.