O presidente do Fortaleza, Marcelo Paz, comentou sobre o possível acordo para implementação da liga única no Brasil a partir de 2025. O principal Executivo do Tricolor de Aço esteve presente no evento Sports Summit, em São Paulo, na última quinta-feira, 27, e revelou bastidores do longo processo pelo desfecho que promete tornar o Campeonato Brasileiro mais justo e competitivo para todas as equipes participantes.
“Queremos estar todos do mesmo lado. Queremos um caminho de união e juntar os 40 clubes para a melhoria do futebol brasileiro. É um processo. Estamos tratando de pelo menos 50 anos do futuro do futebol brasileiro. O Futebol Forte nasceu para defender um caminho que consideramos ser o mais justo para esse caminho do futebol brasileiro. Não queremos perpetuar um modelo que hoje existe no Brasil de uma distância muito grande entre o maior e o menor. Queremos um futebol competitivo, onde todos os clubes tenham força e capacidade de investimento para que o futebol brasileiro possa ser consumido pelo mundo inteiro”, afirmou o principal Executivo do Fortaleza.
O debate sobre uma liga cooperativa no futebol brasileiro entrou em pauta aos poucos e ganhou força em 2020, quando 40 clubes das Séries A e B do Brasileirão passaram a ter encontros frequentes para discutir o assunto. Com o passar do tempo, o tema passou a ser levantado com cada vez mais regularidade até que discordâncias começaram a existir. Diante disso, dois grandes blocos foram criados: a Libra, com 18 times, e a LFF, com 26, e ambos têm trabalhado para chegar a um acordo desde então.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO LEÃO
O Fortaleza está classificado para as oitavas de final da Copa do Brasil 2023. O Tricolor de Aço atropelou a equipe do Águia de Marabá por um placar agregado de 8 a 1, pela terceira fase da competição. A Confederação Brasileira de Futebol, CBF, já definiu quando será realizado o sorteio da próxima etapa do torneio mais rentável do futebol nacional: o evento ocorrerá na próxima terça-feira, 2, às 13h (horário de Brasília), no Rio de Janeiro.
Após três fases disputadas até o momento, 16 equipes irão brigar por oito vagas para a próxima etapa. Os confrontos serão realizados entre 17 e 31 de maio e, além do Fortaleza, América-MG, Atlético-MG, Athletico, Botafogo, Bahia, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo e Sport estão classificados. O Tricolor de Aço pode enfrentar qualquer um destes clubes.
Na Copa do Brasil 2023, o Fortaleza entrará em campo com o objetivo de chegar o mais longe possível na competição de clubes de futebol mais rentável da CBF. Em sua melhor campanha na história do torneio, o Leão de Vojvoda surpreendeu à todos em 2021, temporada de estreia do argentino, e chegou às semifinais da competição, mas acabou derrotado pelo Atlético-MG, o campeão brasileiro daquele ano.
VOCÊ VIU? Paz não se intimida no Fortaleza e alfineta interesse de rival da Série A por Vojvoda
O trabalho de Juan Pablo Vojvoda no Fortaleza é um dos melhores e mais respeitados de todo o Brasil e isso é inquestionável. Diante disso, é natural que outros clubes da primeira divisão do futebol nacional tenham o treinador como alvo após a demissão de seus comandantes técnicos. Após o anúncio da saída de Cuca e a resposta negativa de Tite, o Corinthians parece ter definido o argentino como o principal nome na mira para assumir o cargo no Timão. O presidente do Leão, Marcelo Paz, pronunciou-se em suas redes sociais.
O principal mandatária do Fortaleza publicou um meme em sua conta oficial com a seguinte legenda: “Muita gente me fazendo a mesma pergunta hoje (sexta-feira, 28), do país inteiro. Falei com uma amiga minha muito conhecida, ela tem a resposta”. A “amiga” citada é uma mulher presente no vídeo compartilhado. Neste, ela afirma: “Não vai não. Ele não vai não”, como uma resposta para a possível saída de Vojvoda do Tricolor de Aço.
Esta não é a primeira vez que o treinador argentino do Fortaleza atrai o interesse dos gigantes do futebol brasileiro. Além do Corinthians, Vasco e Atlético-MG já sondaram a situação de Vojvoda mas não obtiveram sucesso em suas investidas, preteridos pelo projeto consistente, sustentável e, sobretudo, de alto nível desenvolvido pela diretoria do Leão. “El Jefe” segue escrevendo novas histórias com o Tricolor e se isolou, recentemente, como o terceiro técnico com maior número de jogos à frente do clube do Pici.
Veja mais notícias do Fortaleza, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Fortaleza Esporte Clube.