Sou Fortaleza

Fortaleza ultrapassa marca histórica e alcança top 5 do futebol brasileiro

Torcida do Fortaleza
Foto: Helene Santos.

O Fortaleza segue em crescente ascensão e busca cada vez mais consolidar a imagem do clube entre os protagonistas do cenário do futebol brasileiro. Ainda em 2022, o Tricolor de Aço alcançou a histórica marca de mais de 1 milhão de torcedores pagantes na Arena Castelão. O anúncio foi realizado durante o intervalo da partida contra o Atlético-MG, pela 33ª rodada da Série A do Brasileirão.

De acordo com levantamento promovido pela Pluri Consultoria, após o torcedor tricolor ter marcado presença nos jogos do Fortaleza, o clube do Pici entrou na seleta lista de equipes da elite do futebol nacional que conseguiram o feito de ultrapassar um número tão expressivo de torcedores em seus estádios.

O Leão de Juan Pablo Vojvoda fica atrás apenas de gigantes do Brasil como Flamengo, Corinthians, São Paulo e Palmeiras. No total, o Fortaleza encerrou o Campeonato Brasileiro de 2022 com 1,1 milhão de torcedores pagantes, com uma média de público de 30.799 por partida. A pesquisa analisou todos as competições que os clubes disputaram.

Torcida do Leão no Estádio Presidente Vargas. Foto: Thiago Gadelha / SVM.

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO LEÃO

O Fortaleza segue trabalhando para qualificar ao máximo o elenco que estará à disposição do técnico Juan Pablo Vojvoda para a disputa de todas as importantes competições de 2023. Após a contusão de Moisés, especula-se que o clube do Pici esteja buscando um novo atacante e este pode vir diretamente de um dos rivais do Brasileirão desta temporada: Breno Lopes, autor do gol do título da Libertadores de 2020 pelo Palmeiras.

Novas atualizações do jornalista Junior Venezi a respeito da situação do alvo do Fortaleza com o clube paulista revelam que o Palmeiras tem dificultado o avanço das negociações e decidiu exigir uma compensação financeira para a liberação de Lopes por empréstimo. Até o momento, as tratativas não avançaram, mas o Leão segue interessado no jogador de 26 anos.

Alvo do Fortaleza, o ponta é avaliado em 2 milhões de euros, ou cerca de R$ 11 milhões na cotação atual, de acordo com o site especializado em dados e valores do futebol mundial, Transfermarkt. Breno Lopes é um dos jogadores que integram a lista de possíveis negociáveis do Palmeiras para o próximo ano, já que enfrenta forte competição no elenco de Abel Ferreira, um dos melhores da América do Sul. Vestindo a camisa do Palmeiras, o atleta soma um total de 99 jogos, com 16 gols marcados e duas assistências concedidas.

Breno Lopes está na mira do Leão para 2023. Foto: César Greco.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO FORTALEZA

O Fortaleza estreou na temporada da melhor forma possível. Em seus três primeiros compromissos de 2023, venceu Iguatu, Caucaia e Campinense e segue avançando pelo pentacampeonato estadual e bicampeonato do Nordeste. O atacante do Leão, Silvio Romero, comentou sobre a importância de defender o título de campeão.

“O elenco está focado nas tarefas que temos que fazer. Vamos partida a partida. Se temos o objetivo de ingressar na fase de grupos da Libertadores, não podemos olhar somente para esse jogo. Temos competições muito importantes para o Fortaleza. No Nordestão somos os últimos campeões e temos que defender nosso título. Então vamos partida a partida, mas com muito foco”, afirmou o camisa 18 do Fortaleza.

A vitória sobre a equipe do Campinense na estreia do Fortaleza na Copa do Nordeste 2023 foi importante não apenas para decretar a terceira vitória consecutiva do Leão na temporada, mas também por uma marca histórica do camisa 18 do clube do Pici, Silvio Romero, que marcou o segundo gol da partida e se isolou, com 15 gols, como o maior artilheiro estrangeiro da história do Tricolor de Aço.

Mesmo sendo tantas vezes questionado pelo torcedor do Fortaleza pela falta de consistência em seu futebol, Silvio Romero nunca deixou de ter a confiança do técnico Juan Pablo Vojvoda, que continuava a apostar no atacante mesmo quando o atleta não vivia sua melhor fase na temporada de 2022. Na primeira participação do clube na Copa Libertadores, foi o artilheiro da equipe com 4 gols, mas não conseguiu repetir o bom desempenho no Brasileirão, sendo preterido por Thiago Galhardo.

Romero é o estrangeiro com mais gols na história do Leão. Foto: Thiago Gadelha.