CONMEBOL promove nova vistoria no gramado do Castelão e Fortaleza aguarda laudo oficial sobre utilização na Sul-Americana

Foto: Kely Pereira.

Nesta sexta-feira, 18, a CONMEBOL promoveu uma nova vistoria no gramado da Arena Castelão, a “casa” do Fortaleza na temporada, com o objetivo de avaliar suas condições e definir se o estádio será utilizado como palco para a grande decisão das quartas de final da Copa Sul-Americana 2023. Por meio de seus representantes, a entidade

Alvo de impressões ruins após a disputa das oitavas de final da Sula e duras críticas de técnicos e jogadores no decorrer da temporada, o Castelão segue indefinido como o local do jogo de volta entre Fortaleza e América-MG, pelas quartas de final da competição internacional. Apesar da nova avaliação ter sido positiva em um primeiro momento, a decisão oficial da CONMEBOL deve ser anunciada apenas na próxima semana.

Durante a vistoria, os representantes enviados pela entidade realizaram testes de tração, umidade, temperatura, compactação e tamanho da raiz, além de avaliações das práticas e equipamentos utilizados na manutenção do gramado da Arena Castelão. Todo o processo foi acompanhado por membros da Superintendência de Obras Públicas (SOP), Secretaria do Esporte (Sesporte), Federação Cearense de Futebol (FCF) e do próprio Fortaleza.

“O representante da CONMEBOL elogiou bastante a evolução que teve da última vistoria, e está preparando o relatório. Ainda está fazendo medições, verificando também a drenagem, fazendo a vistoria completa. A gente está confiante que vai dar tudo certo para manter o jogo Fortaleza e América-MG no Castelão”, afirmou Mauro Neto, vice-presidente da FCF.

Representantes da CONMEBOL estiveram presentes na Arena Castelão para avaliar as condições do gramado. Foto: Mariane Dantas.

FORTALEZA NA COPA SUL-AMERICANA

Além do Fortaleza, a atual edição da segunda maior competição da CONMEBOL ainda conta com a presença de América-MG, Botafogo e São Paulo como os representantes brasileiros no mata-mata. Em sua segunda experiência no torneio internacional, o Leão já superou sua campanha anterior, em 2020, ainda sob o comando do técnico Rogério Ceni, e busca seguir avançando em busca da tão sonhada final da Copa Sul-Americana.

No retrospecto geral, Fortaleza e seu próximo adversário na “Sula“, o América-MG, entraram em campo em 14 oportunidades e a vantagem é do Tricolor de Aço. Ao todo, o Leão venceu nove jogos, enquanto o Coelho conquistou quatro triunfos e os dois times empataram apenas uma vez.

fortaleza-sul-americana
A atual edição da Copa Sul-Americana contempla a segunda participação da história do Leão no torneio. Foto: Mateus Lotif.