Sou Fortaleza

Em uma noite de muitas oportunidades desperdiçadas, Fortaleza esbarra em um valente Ferroviário

Foto: Mateus Lotif.

Na noite deste domingo, 12 de março, o Fortaleza enfrentou o Ferroviário pela semifinal do Campeonato Cearense 2023. O jogo aconteceu no estádio Castelão, e o mando de campo foi da equipe coral. Em um jogo de muitas oportunidades desperdiçadas e pressão constante do Tricolor de Aço, a equipe mandante saiu na frente, mas o Fortaleza conseguiu arrancar um empate no fim do jogo com o atacante Lucero.

No primeiro tempo, o Fortaleza teve mais posse de bola e tentou de tudo para marcar, mas não conseguiu concluir o último passe ou finalizar bem. Já o Ferroviário aproveitou as oportunidades e, aos 39 minutos, marcou o primeiro gol do jogo. Mesmo com a desvantagem, o Fortaleza continuou pressionando, mas não conseguia achar uma boa jogada, ou precisão nos últimos passes, para conseguir empatar antes do intervalo.

No segundo tempo, o Fortaleza manteve a pressão, mas novamente encontrou dificuldades para finalizar. Até que, aos 44 minutos, Lucero aproveitou um rebote e marcou o gol de empate. O Fortaleza ainda tentou virar o jogo, mas o placar final foi 1 a 1. Agora o Leão do Pici faz a sua segunda partida contra o Cerro Porteño, no Paraguai, para tentar a classificação para a fase de grupos da Libertadores, e, logo depois, faz a partida de volta contra o Ferroviário para definir um finalista.

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO LEÃO

Apesar de ter anunciado dez reforços na atual janela de transferências, o Fortaleza não deve encerrar seus movimentos no mercado da bola. O “camisa 10” argentino Bruno Zapelli, atualmente no Belgrano, a voltou a ter seu nome vinculado ao Tricolor do Pici após ter sido convocado para a Seleção Italiana sub-21. O atleta é muito bem avaliado pelo técnico Juan Pablo Vojvoda. Entretanto, o Leão enfrenta forte concorrência.

De acordo com informações do jornalista Fernando Genesoni e outros veículos de comunicação da Argentina, o Fortaleza segue interessado na contratação do meia Bruno Zapelli. A oferta anterior realizada pelo Leão foi mantida apesar da recente renovação contratual do meio-campista de 20 anos. A Roma, gigante do futebol italiano e o Vasco da Gama de Barbieri também estão monitorando a situação do talentoso jogador, mas é provável que ele deixe seu clube atual somente na próxima janela de transferências.

Na última temporada pelo Belgrano, Bruno Zapelli disputou 37 partidas, marcou dois gols e concedeu três assistências. Os valores de sua transferência são considerados altos e o modelo de investimento seria semelhante ao realizado na contratação de Valentín Depietri, que também veio da segunda divisão do Campeonato Argentino com potencial para evolução.

Fortaleza Bruno Zapelli
Bruno Zapelli é uma das principais promessas do futebol argentino. Foto: ASCOM Belgrano.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO FORTALEZA

O Fortaleza até tentou, mas não conseguiu superar o Cerro Porteño pelo jogo de ida da terceira e última fase preliminar da Copa Libertadores da América 2023. A derrota para o clube paraguaio foi a quarta do Tricolor do Pici em 15 jogos disputados na atual temporada. O que chama atenção, no entanto, é que a equipe comandada por Juan Pablo Vojvoda não conseguiu buscar o empate após, mais uma vez, sair atrás no placar.

Todas as derrotas do Fortaleza neste início de temporada ocorreram da mesma forma: o Tricolor de Aço saiu atrás do placar e não conseguiu empatar antes do apito final. Diante do “El Ciclón“, pela Libertadores, o Leão não conseguiu reverter o cenário mesmo contando com um homem a mais na maior parte do segundo tempo. O clube do Pici também passou pela mesma situação contra o ABC e nas duas derrotas para seu maior rival, Ceará.


Entretanto, a derrota para o Cerro Porteño na Arena Castelão não impediu que Vojvoda e seus jogadores depositassem expectativas em uma virada na partida de volta. Os 90 minutos decisivos da maior competição de clubes de futebol da América do Sul serão disputados na próxima quinta-feira, 16, no Estádio General Pablo Rojas, em Assunção, no Paraguai.

Para os 90 minutos decisivos contra o Cerro Porteño, a expectativa é de que o Leão volte ao caminho das vitórias. Foto: Mateus Lotif.